Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2012

XI SEL (Seminário de Estudos Literários) Assis - Sp

      Nos dias 24, 25 e 26 de outubro no XI SEL (Seminário de Estudos Literários) de Assis - Sp, as coordenadoras do PIBID Português do Campus de Cornélio Procópio, Ana Paula Franco Nobile Brandileone e Vanderléia da Silva Oliveira lançaram o Livro: "Instâncias de Legitimação: Processo de Recepção e Críticas Literárias", os alunos, juntamente, com os professores Thiago Alves Valente, Eliana Merlin D. de Barros e outros que não estão na foto, também prestigiaram o evento e o lançamento da obra. Uma curiosidade no Simpósio foi a venda de camisetas personalizada pela Art & Vest Camisetas. Quem se interessar em adquirir uma, acesse o blog: artvestcamisetas.blogspot.com.br

Encontro dia 11 de outubro

No encontro do PIBID do dia 11 de outubro, nos reunimos com as professoras Helena e Vanderléia. Discutimos sobre a estética do blog e como vamos organizar as informações que forem recolhidas nos nossos encontros semanais. Posteriormente, estivemos reunidos com o professor Thiago para a discussão do livro “Literatura Infantil: políticas e concepções” da autora Aparecida Paiva.

Levantamento do acervo de livros do "André Seugling"

No dia 22 de outubro de 2012, nós (Eloin, Raquel, Letícia, Tatiani, José Carlos, Rosana e Rosineide), bolsistas do PIBID, estivemos no Colégio Estadual “André Seugling” para fazermos o levantamento do acervo do PNBE que a instituição possuí. Segundo nossas avaliações a respeito dos títulos das obras constatamos que a biblioteca possuí um vasto acervo bibliográfico com autores renomados e bem conceituados, obras essas, importantes para o crescimento intelectual dos alunos. Embora o espaço no qual a biblioteca se localiza seja pequeno em relação à quantidade de alunos que ali estudam, ficamos surpresos com  a riqueza de obras e clássicos da literatura . Algo que também nos chamou a atenção foram  o interesse e a motivação demonstrados pelos alunos, quando diziam estarem ansiosos para poder ter aula com a equipe do projeto, sendo que essas ocorrerão a partir  do acervo de livros que a biblioteca possui . Apesar de todos os adjetivos que citamos acima  para demonstrarm

Fórum sobre leitura do livro Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem

Nos estudos atuais sobre o ensino da escrita há um "preconceito" em relação ao uso do termo "redação". A partir da leitura do livro   Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010) e de nosso conhecimento sobre o assunto, vamos discutir a diferença entre a "redação escolar" e a "produção de textos"? Será que é apenas uma questão de terminologia que distingue essas duas expressões ou há diferenças teórico-metodológicas entre ambas? Profª. Eliana Merlin D. de Barros Texto motivador: DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. Campinas: Mercado das Letras, 2010.