Pular para o conteúdo principal

Resenha do livro VENDEM-SE UNICÓRNIOS


INDIGO. Vendem-se unicórnios. Ilustrado por Leo Gibran. São Paulo: Ática, 2009.


Por: Letícia Thayná Barboza


A obra Vendem-se Unicórnios foi escrita em 2008 e tem como autora Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira, que usa o pseudônimo Índigo. Ela nasceu em 1971, em Campinas e, em 1998, começou a publicar seus contos na internet. Além dessa obra, a autora também escreveu várias outras, tais como: Saga animal, Férias Merecidas e Casal Verde.

O livro aborda um tema polêmico, o consumismo. É uma obra muito interessante e de fácil entendimento, pois ao longo da história vai apresentando flashbacks que vão esclarecendo as situações ao leitor.

A obra relata a história da jovem Jaqueline que, para deixar de ser invisível aos olhos dos seus colegas de escola, se deixa levar por uma nova amiga, Priscila França, que lhe apresenta uma maneira irresponsável de usar o cartão de crédito.

Jaqueline se deixa levar pelo deslumbramento das compras e pela atenção que está recebendo das pessoas ao seu redor, e quando percebe já está com altas dívidas, situação que atualmente é muito comum. Então, já fica um alerta aos adolescentes que têm acesso a esse livro: além do prazer da leitura, eles poderão aprender como não agir no futuro.

A proximidade de Jaqueline com Priscila é tanta que ela acaba se afastando da sua família e do seu “namoradinho”, esquecendo até mesmo quem ela é. Dessa forma, esta obra também serviria, aos pais, como um alerta, no sentido de prestar mais atenção nos sinais que seus filhos demonstram.

Porém, ao final da obra tudo se resolve, Jaqueline percebe que Priscila não é sua amiga de verdade e afasta-se dela. Faz uma visita a Holambra, que era sua cidade natal. Nessa viagem, ela se lembra de quem realmente é, e percebe que queria sua vida de volta, então, retorna a São Paulo, sua cidade atual, e volta a agir normalmente, tentando reparar os danos causados pelas suas atitudes infantis.

Apesar de a obra ser voltada para o público juvenil, eu a indicaria para todos que tivessem a oportunidade de ler, porque o problema abordado, o consumismo, está muito presente na sociedade moderna. Muitas pessoas já devem ter passado pela situação de ter comprado algo para se sentir melhor, esquecer-se de algum problema ou até mesmo se sentir mais bonito, o que faz com que todos que leem a obra, se identifiquem. No decorrer da obra, fica a lição: personalidade própria não tem preço.

Comentários

  1. Também realizei a leitura da obra, e sem dúvida é uma história muito envolvente, já que no decorrer da trama vamos nos encontrando, devido ao assunto abordado, que é tão natural nos nossos dias atuais. Por isso, concordo plenamente com a Léticia, quando ela recomenda que todos que tiverem interesse e oportunidade leiam a obra,e também afirmo que irão se apaixonar por cada parte da história. Digo isso por mim mesma, pois li, gostei e já recomendei pra muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Cecília, esta obra é realmente encantadora e envolvente. Acredito que todos já tenham passado situações parecidas com a da personagem Jaqueline. Com isso, acredito que o trabalho dessa obra com os alunos será muito gratificante, pois eles irão se identificar muito com a obra.

    ResponderExcluir
  3. Adorei ler o livro , pois trata de assuntos que são abordados nos dias atuais , com por exemplo o consumismo, as loucuras que muitas pessoas fazem quando estão com um cartão na mão. É interessante trabalhar com esta obra, pois sem dúvidas muitos vão se encontrar no texto.

    ResponderExcluir
  4. Das quatro obras indicada para leitura, essa com certeza foi a que mais gostei. Confesso que, inicialmente quando recebi o livro e vi a capa, achei que não seria uma leitura legal. Sendo assim, deixei-a para ler por último. Mas já no início da leitura me surpreendi. Não consegui parar de ler enquanto não cheguei ao fim da narrativa. E assim como a Cecília, recomendei a leitura da obra para várias pessoas, inclusive para minha filha, que leu, gostou e recomendou para as amigas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a obra, tanto que foi minha primeira leitura. Foi muito produtiva, visto que trata, acima de tudo, de um assunto bem pertinente na atualidade, que é a questão do consumismo desenfreado, um tema bem corriqueiro, principalmente, entre os jovens e adolescentes, pois é exatamente isso que acontece, muitas vezes o jovem muda a sua personalidade e estilo de vida para deixar de ser "invísível", como é o caso de Jaqueline, que adota um perfil totalmente diferente do seu para se tornar "descolada" e popular.
    Assim como a Rejane, ao iniciar a leitura não consegui parar de ler até que a concluísse.
    Enfim, só fiquei um pouco decepcionada quando soube que não iríamos mais trabalhá-la, mas valeu muito a experiência com a obra.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro tem alguma coisa a ver com unicórnios mesmo, ou não?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta

Resenha     SANTOS, Joel Rufino dos.   O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta . São Paulo: Editora Moderna, 2007 .   Por: Márcia Picoli     O livro O Barbeiro e o Judeu da prestação contra o Sargento da motocicleta, do historiador e escritor Joel Rufino dos Santos, é uma novela dividida em 15 capítulos curtos, ambientada num morro da cidade do Rio de Janeiro. Uma trama que envolve um babeiro, um sargento de polícia, um judeu negociante, uma mulher disputada por dois homens e um embrulho de jornal. Novela que envolve a pós Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) e a Era Vargas (1937 – 1945). Foi uma época na qual pessoas, esperançosas na paz mundial, acreditavam que poderiam, a partir daquele momento crucial, viver sem sofrimento. Contudo, o nazismo fora derrotado, a ditadura no Brasil chegara ao fim, e mesmo com todas as mudanças sociais e políticas ocorridas no mundo pós-guerra, as pessoas continuaram a sofrer pelas mesmas razõe

Resenha da obra No meio da noite escura tem um pé de maravilha: contos folclóricos de amor e aventura

Resenha   AZEVEDO, Ricardo. No meio da noite escura tem um pé de maravilha: contos folclóricos de amor e aventura. 10. Reimpressão. São Paulo: Ática, 2008.     Por: Delba Tenorio Lima Patriota Villela   O escritor e desenhista paulistano Ricardo Azevedo refere-se à sua obra No meio da noite escura tem um pé de maravilhas , como “uma coletânea de contos muito antigos, criados e guardados na memória do povo, que vêm sendo contados de boca em boca desde que os portugueses chegaram ao Brasil e até antes, pois os índios também contavam e ainda contam belas histórias”. (2008, p. 118). Neste trabalho, Azevedo entrega aos leitores uma seleção de “causos” ameaçados pelo esquecimento, os quais o autor intenta preservá-los através da escrita, pois teme pelo seu desaparecimento. São dez contos que, a partir de uma linguagem simples e coloquial, estreitam relações com o leitor, ao mesmo tempo em que tentam buscar, na memória coletiva, fatos que os aproximam. Como escrev