Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2013

Elaboração das Sequências Didáticas dos dias 27/03

Na tarde do dia 27/03 ocorreu o encontro do grupo de bolsistas juntamente com a professora Juliana Ferreira, da escola estadual "Castro Alves" para dar continuidade nas elaborações das "Sequências Básicas". As obras contempladas a serem trabalhadas com os alunos da sala de apoio no período matutino e da sala regular do período vespertino, são respectivamente; "Deu no Jornal" de Moacyr Scliar e "O Barbeiro e o Judeu da prestação de contra o Sargento da motocicleta" de Joel Rufino Santos. Da esquerda para a direita: Rosineide, Márcia, Reginaldo, Rayara, Juliana Helena, Juliana Abrantes, Ana Carolina, Rejane e professora Juliana Ferreira.  Neste dia foi definido quais os contos a serem trabalhados da obra de Scliar, "A ópera dos camundongos"e "Os invisíveis". Foi elaborada também a motivação da obra, com a utilização do jornal impresso da "Folha de Londrina". Otamos por este jornal por ser o de maior tiragem na r

Reunião do dia 03/04 - Turma da professora Juliana Ferreira, Obra DEU NO JORNAL

O último encontro do dia 03/04/2013 na UENP- CP, antes das intervenções, contou com a presença da professora coordenadora Eliana Merlin, que pontuou a importância de se trabalhar com a obra "Deu no Jornal", de Moacyr Scliar. Obra que, a princípio, parecia muito simples, sem  muitos recursos estéticos, mas que, a partir de um olhar mais atento nos revelou muito complexa e rica em recursos estéticos. Isso porque, cada  conto dessa coletânea é criado a partir de uma notícia verídica publicada em jornal. A notícia não é apenas um mote para o conto, mas ela é incorporada ao enredo dele, o que faz com que verdade e ficção sejam articuladas de uma forma a produzir efeitos de sentido "inusitados", como pontuado na contracapa da coletânea.    As bolsistas, juntamente com a professora supervisora Juliana Ferreira, sob a orientação de Eliana Merlin, definiram os passos e a ordem da SB, com a motivação já proposta anteriormente de apresentar aos alunos o jornal e as partes

Turma da professora Juliana Ferreira se apresentou no dia 08/04/2013 aos alunos do "Castro Alves"

No dia 08/04/2013 comparecemos à escola "Castro Alves" para nos apresentarmos aos alunos da sala de apoio do turno matutino, da qual a professora Juliana Ferreira é responsável. Observamos as atividades dos alunos e interagimos com eles tentando auxiliá-los em seus exercícios. O objetivo foi conhecer a turma, criar uma proximidade para o futuro trabalho de intervenção e fazer um breve diagnóstico do nível de letramento de cada aluno.

Turma da Profª Helena - Relatório da reunião de 01/04

O encontro do dia 01/04/2013 (segunda -feira) foi o último realizado na UENP, antes de irmos para a sala de apoio na escola estadual André Seugling. Neste dia fizemos uma revisão das atividades a serem desenvolvidas na primeira aula prática. Foi uma boa oportunidade para tirarmos dúvidas quando ao emprego das propostas pedagógicas e seus diálogos no uso das práticas literárias. A professora Helena nos orientou sobre o desenvolvimento da sequência básica, para que os trabalhos em sala de aula tenham êxito e os resultados propostos sejam alcançados. A professora nos orientou a executar as atividades práticas no dia, retomando o que foi dado anteriormente, para que os alunos se sintonizem e sigam no mesmo espírito, para que possamos despertar o interesse para a prática da leitura crítica e da produção textual. Na primeira parte discutimos a respeito das dúvidas que ainda  tínhamos para finalizarmos a sequência e esclarecemos algumas questões do multiletramento.  Ficou claro para nó

Relatório 25/03/2013 - Elaboração do material para intervenção

Neste encontro a Profª Helena sanou algumas dúvidas das pibidianas em relação a SD e SB, e a partir da explicação da professora pudemos visualizar de uma forma mais ampla o processo das aulas. Neste encontro também discutimos sobre a proposta do PIBID de Português: dialogar Letramento literário, noções de produção escrita do Grupo de Genebra e Multiletramento. A Profª Helena também justificou o porquê da escolha de 5 contos, pois ela visualiza de certa forma como se cada conto fosse um capítulo, e por isso a escolha de 5 contos e não apenas de 2 ou 3 para aplicar a proposta do projeto. Discutimos também sobre cada atividade da SB e concluímos que as atividades devem ser lúdicas, articulando também  o multiletramento. Quanto ao multiletramento, decidimos que iremos fazer um blog com a turma epara postagem das atividades de sala de aula. Finalizamos o encontro com um delicioso café da tarde ( humm delícia rsrs), proporcionado pela nossa querida orientadora Helena! Participantes do G

Relatório 18/03/13 – Elaboração do material para intervenção

A reunião do dia 18/03/13 foi bem interessante.  A professora Helena nos conduziu para a continuidade da elaboração das SD, todavia, focando os contos escolhidos para a intervenção na sala de apoio, em que desenvolveremos nossas atividades do PIBID. Nesse encontro também ficou definido que cada dupla terá uma cor para apresentar suas tarefas em aula, mas todo o grupo participará das atividades em sala. Além disso, a professora nos ensinou a abrir uma "wiki works", muito bom!   Nosso encontro foi iniciado as 16h30min e na primeira parte foram esclarecidas algumas dúvidas a cerca da página wiki que a professora Helena abriu para nós. Em seguida demos continuidade aos trabalhos iniciados no encontro passado. As duplas responsáveis por cada etapa ou conto sentaram juntas e começaram a esboçar algumas ideias na própria página. Foi reforçado que cada uma poderia dar sugestões e ideias no decorrer da semana, assim para sabermos se alguém sugeriu ou acrescentou algo nas págin

Relatório 11/03/13 – Elaboração do material para intervenção

Nosso encontro teve início as 16h40. No primeiro momento falamos sobre  alguns problemas que surgiram com a sala de apoio da professora Helena que foi fechada devido ao número mínimo de aluno. Então ficou decidido que iremos fazer a intervenção no 6º ano regular com 27 alunos, nas aulas da professora Helena, de segunda e quarta das 07h40min. às 09h40min. durante 2 meses.   As datas para intervenção ficaram decididas assim: Mês de abril: 3-8-10-15-17-22-24-29 Mês de maio: 6-8-13-15-20-22-27-29   Serão dezesseis dias para aplicarmos as sequências básica e didática e ainda falta pensarmos qual é a forma do multiletramento que vamos usar para expor o trabalho durante o projeto. Surgiu a ideia de fazermos um blog, mas nada ficou decidido. Em outro momento, nossa colega Lidiane iniciou as ideias para as primeiras aulas para a motivação. Sugeriu que trabalhássemos o tema folclore, surgiu as ideia de instigarmos os alunos, para sabermos o conhecimento de mundo que eles tem a res

Relatório 04/03/13 – Elaboração do material para intervenção - Grupo prof. Helena

Reunião de 04/03/2013. A partir da discussão das leituras do livro de contos do escritor e desenhista Ricardo Azevedo, 2008,   No meio da noite escura tem um pé de maravilha!   – contos folclóricos de amor e aventura, efetuadas durante o período de férias (Janeiro/Fevereiro 2013), ficou estabelecido o seguinte: 1) A princípio, cinco contos foram selecionados pelos bolsistas e supervisora para fomentar ideias que resultarão na elaboração das atividades de SB-Sequência Básica (COSSON, 2011), a serem aplicadas como intervenção aos alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, (turma da Sala de Apoio à Aprendizagem) do Colégio Estadual André Seugling – Cornélio Procópio/PR. 2) Dentre outras questões, a escolha dos contos foi feita com base em leituras anteriores efetuadas pelos envolvidos no projeto. Uma das possibilidades foi especular as relações intertextuais e dialógicas que os contos de Azevedo (2008) podem fazer com outras obras literárias. 3) Os contos separados foram: “Coco

Encontro em Bandeirantes

Elaboração das Sequências Básicas do Colégio " Castro Alves"

Nos dias 13 e 20 de março os bolsistas que atuarão no Colégio Castro Alves sob a supervisão da professora Juliana Ferreira iniciaram as elaborações da sequências básicas. Reginaldo e Juliana Abrantes. Rosineide Roberta e Rejane Juliana De Grande e Professora Juliana Ferreira