N o dia 03 de Setembro do corrente ano, nós, pibidianas, tivemos nosso segundo encontro com os alunos do 2° ano A do Ensino Médio, do Colégio Estadual Monteiro Lobato, turma que estamos aplicando a Sequência Didática Expandida de Terra Papagalli . N este dia da intervenção, a aula foi ministrada por Roberta e Rayara, que questionaram os alunos sobre as primeiras impressões do livro. Foi uma discussão bastante calorosa, pois todos os alunos queriam expressar o seu entendimento sobre a obra, cuja leitura foi realizada até a página 63. Chamou bastante atenção o interesse deles pela discussão proposta. D ando continuidade à aula, foram apresentados aos alunos os gêneros textuais diário e carta, os quais compõem tanto na Carta de Pero Vaz de Caminha quanto Terra Papagalli . Além disso, as bolsistas questionaram se a turma havia percebido na obra a presença da intertextualidade. Como resposta disseram ter notado o diálogo apenas com Memórias Póstumas de Brás Cubas , de Machado de As
FORMAÇÃO DE LEITORES: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E PRODUÇÃO TEXTUAL