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Mostrando postagens de julho, 2015

Encontro do dia 22/07/15

               Neste dia o encontro foi conduzido pelas professoras supervisoras Inês e Ieda. Foi realizada a discussão do capítulo 2 da obra "Letramento literário", de Rildo Cosson. Este capítulo, intitulado "As práticas", contempla os subtítulos: Estratégias para o ensino da literatura: a sistematização necessária; A sequência básica; A sequência expandida; e Avaliação.            A discussão se deteve aos dois primeiros subtítulos, especificamente nas estratégias para o ensino de literatura e na sequência básica. Neles, o autor compara as experiências do ensino de literatura  na cidade de Pelotas (RS) e da Finlândia. Guardadas as diferenças de contexto, ele observou que elas acontecem de forma muito parecidas, pois os professores buscam comprovar a leitura e em seguida ampliá-la.         O autor se vale de Halliday para abordar sobre o saber literário. Ele afirma que a literatura é uma linguagem que compreende três tipos de aprendizagem  —  - a aprendi

Encontro de Estudo 15/07

Supervisoras e pibidianos No dia 15 de julho de 2015, às 14h, no Centro de Letras Comunicação e Artes, da UENP, Campus de Cornélio Procópio, foi realizado mais um encontro do PIBID Português/Literatura, Eixo Letramento Literário.  Este encontro foi dirigido pelas professoras supervisoras do Eixo 1: Inês Cardin Bressan e Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias, no qual foi amplamente discutida a primeira parte do livro “Letramento Literário - teoria e prática”, de Rildo Cosson. Cosson inicia este livro contando a fábula de um imperador chinês que, em idade avançada, deveria escolher um sucessor para o seu trono. Assim, escolheu dois de seus filhos e um servo para que aprendessem todas as artes de governar com o chinês mais sábio de seu reino. Porém, o primeiro sábio e os seguintes, escolhidos para realizar a tarefa, se recusaram a executar o pedido alegando que teriam que ensinar para a arrogância, a indiferença e a ignorância juntas, e que estas eram as inimigas mais poderosas de qual
ENCONTRO PIBID/LITERATURA - 8 DE JULHO DE 2015           No oitavo dia do mês de julho de dois mil e quinzes, às 14:00 horas, no Centro de Letras-Comunicação e Artes, da UENP, de Cornélio Procópio, foi realizado mais um encontro do PIBID Português/Literatura, eixo Letramento Literário. O encontro foi conduzido pela coordenadora do Eixo 1, Profa. Dra. Ana Paula F. Nobile Brandileone junto com a Profa. Dra. Vanderléia da Silva Oliveira. Neste encontro foram discutidas duas questões: primeiramente ocorreu discussão sobre as visitas às escolas da rede básica onde ocorrerão as intervenções, foram feitos apontamentos e observações em relação ao ambiente físico, direção, equipe pedagógica, secretaria e corpo discente. Concluiu-se que o momento de visita foi muito proveitoso e deixou boas expectativas sobre o desenvolvimento do projeto.             Num segundo momento, foi realizada discussão sobre os dos dois primeiros capítulos da obra de Rildo Cosson, Letramento literário: teoria

Visita ao Colégio Estadual “Zulmira Marchesi Da Silva” – Conhecendo o contexto educacional.

Diretora Rudinalva, professora Ieda e pibidianas       No dia 30 de junho de 2015 as alunas pibidianas realizaram a primeira visita ao colégio onde serão desenvolvidas as atividades do projeto. Sob a orientação da professora Ieda, foi possível conhecer as dependências da escola e as características da clientela atendida. Fomos recebidas pela diretora Rudinalva de Souza que, durante uma conversa, nos deixou uma boa impressão em relação a escola.              Num total de 749 alunos, divididos em 24 turmas, entre ensino fundamental e médio, o período matutino é o mais procurado e é composto por crianças que têm uma boa estrutura familiar e nível sócio econômico mais elevado. Os alunos do período vespertino apresentam uma estrutura de família centrada na figura materna, com nível sócio econômico mais baixo. O período noturno é composto por alunos que já ingressaram no mercado de trabalho. Esse fato faz com que os mesmos apresentem uma frequência irregular, porém mesmo perante as

VISITA AO COLÉGIO ESTADUAL “MONTEIRO LOBATO” – CONHECENDO O CONTEXTO EDUCACIONAL

Colégio Estadual Monteiro Lobato No dia 30 de Junho de 2015, estivemos no Colégio Estadual Monteiro Lobato na cidade de Cornélio Procópio – PR, visitando suas dependências e conhecendo seu corpo diretório. O Colégio é espaçoso e agradável. É possível notar que possui um clima que favorece o aprendizado e o convívio social, objetivo principal da escola. A equipe de trabalho da Diretora Amair de Oliveira é de 78 professores, 7 pedagogas, uma Vice-Diretora, secretárias e auxiliares de serviços gerais. O Colégio atende alunos vindos de diversos bairros da cidade, cujos pais contratam os serviços de transporte escolar para levá-los, levam-nos a pé e outros ainda, de veículo próprio. A clientela do Monteiro, assim chamada por todos, é de classe média e média-baixa, mas que convivem harmoniosamente nas suas diferenças e semelhanças, mesclando potencialidades e fragilidades, num objetivo único, que é o aprendizado. No período matutino são atendidos 624 alunos, sendo 13 turmas de Ensino