Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2015
TERCEIRA INTERVENÇÃO:  COLÉGIO ZULMIRA MARCHESI DA SILVA No dia 29 de setembro de 2015 foi realizada a terceira intervenção no Colégio Zulmira Marchesi da Siva, equivalente ao segundo intervalo   da sequência expandida elaborada a partir do romance  A filha do Escritor , de Gustavo Bernardo, para os alunos da 1ª Série do Ensino Médio, sob a orientação da Professora Vanderléia e supervisão da Profa. Ieda.          No início da aula foi explicado o que é um relatório (texto de natureza analítico-expositiva): quais são suas características estruturais, qual é sua finalidade, em que contexto circula, qual é o perfil de seus leitores e como é a linguagem utilizada na sua elaboração. Em seguida, entregamos um modelo e foi solicitado aos alunos um relatório (realizado em sala) no qual eles apresentassem suas impressões e considerações sobre a palestra do professor e psicólogo Bruno Hering.             Num segundo momento foram realizados testes de checagem de leitura, mantendo-se o g
SEGUNDA INTERVENÇÃO NA ESCOLA MONTEIRO LOBATO No dia 22 de setembro de 2015, nós, alunos do Pibid, Eixo 1, juntamente com a professora supervisora Inês, e a coordenadora Ana Paula, realizamos mais uma intervenção, que vem sendo concretizado  no 2° ano "B", do Colégio Estadual Monteiro Lobato. Neste dia, o objetivo de trabalho com os alunos foi discutir os primeiros 4 capítulos do livro Dois Irmãos , de Miltom Hatoum. A pibidiana Ana Carolina fez alguns comentários sobre o livro questionando os alunos e induzindo-os a relatarem suas primeiras impressões. Ainda a respeito do livro, os alunos nomearam cada um dos capítulos; atividade que ficara como dever de casa da semana anterior. Apenas alguns alunos participaram desta atividade, ainda assim trouxeram ótimas nomeações, de modo que foi possível notar o interesse e participação deles na atividade de leitura. Vale destacar que a falta de leitura da maioria dos alunos se deu pelo fato de o livro ter chegado bem próximo ao
SEGUNDA INTERVENÇÃO: COLÉGIO ZULMIRA MARCHESI DA SILVA No dia 22 de setembro de 2015 foi realizada a segunda intervenção no Colégio Zulmira Marchesi da Siva, equivalente ao primeiro intervalo da sequência expandida elaborada a partir do romance   A filha do Escritor , de Gustavo Bernardo, para os alunos da 1ª Série do Ensino Médio, sob a orientação da Professora Vanderléia e supervisão da Profa. Ieda. No início da aula foi realizada uma dinâmica simples a partir da qual a turma foi dividida em dois grupos e foram lançadas quinze perguntas referentes aos capítulos combinados para a leitura, agregando-lhes pontos que serão acrescentados aos próximos testes de checagem, de modo que, ao final dos três testes, o grupo vencedor ganhará um brinde. Em seguida, os alunos foram levados ao anfiteatro do colégio para uma palestra apresentada pelo professor e psicólogo Bruno Hering, que abordou alguns transtornos mentais mais recorrentes, enfatizando a esquizofrenia, com a presença da pr
ENCONTRO: 9 DE SETEMBRO/15 No dia 09 de setembro de 2015 ocorreu, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), mais um encontro do PIBID, eixo 1, Letramento Literário, no período vespertino, no qual foram reapresentadas as sequências expandidas, já ajustadas segundo as solicitações das coordenadoras Vanderléia e Ana Paula. As alunas Caroline e Ana Flávia representaram as demais integrantes do grupo orientado pela professora Ieda, apresentando a sequência que objetiva a aplicação no Colégio Zulmira Marchesi da Silva, utilizando-se a obra “A filha do Escritor”, de Gustavo Bernardo. Assim, foram apresentadas as alterações sugeridas pelas coordenadoras no último encontro e, ainda, pontuadas sugestões para possíveis adequações no que diz respeito ao trabalho com as contextualizações. Por fim, nos reunimos com a supervisora Profª Ieda para discutirmos e finalizar a atividade da primeira intervenção, no dia 15 de setembro de 2015.
Início  da intervenção – Colégio Zulmira Marchesi da Silva No dia 15/09/2015 foi realizado o início da intervenção no Colégio Zulmira Marchesi da Silva da sequência expandida elaborada a partir do romance A filha do Escritor , de Gustavo Bernardo, para os alunos da 1ª. Série, sob a orientação da Professora Vanderléia e supervisão da Profa. Ieda. No início da aula foi apresentado aos alunos um vídeo que retratava alguns momentos de dois personagens famosos de telenovelas, Tarso, de Caminho das Índias, e Salvador, de Império, que sofriam de esquizofrenia, para dar início aos debates com os alunos sobre o tema do romance que norteará nossa sequência.  Após o primeiro debate, os alunos assistiram ao vídeo “Sem Censura – Esquizofrenia”, no qual a psicóloga Maria Beatriz Silva esclarece de forma objetiva o que são doenças mentais e como lidar com as pessoas que sofrem de tais transtornos. Após a exibição do vídeo, os alunos debateram sobre o que eles conheciam sobre este tema e tam
ENCONTRO DIA 15 DE SETEMBRO – INÍCIO DA INTERVENÇÃO No dia 15/09 realizamos a primeira intervenção, no Colégio Estadual Monteiro Lobato, dando início às atividades propostas pela sequência expandida, elaborada cuidadosamente, inclusive fazendo inúmeros ajustes para que o resultado seja satisfatório. A aula foi ministrada por três dos nossos integrantes, sendo eles Fábio, Danívia e Letícia e os demais ficaram com a função de auxiliá-los e tirar as fotos para a postagem no Blog. No início da aula a professora Inês Bressan explicou para os alunos do 2 º ano do Ensino Médio o projeto proposto e, em seguida, nos apresentamos. Demos, então, início à sequência com a leitura da epígrafe do romance Dois irmãos , a partir da qual os discentes tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e as expectativas em relação à sua leitura. Em seguida, apresentamos a casa confeccionada de papel e E.V.A. que, em tamanho adequado, permitiu que todos a visualizassem. Considerando que o espaço da cas
Encontro do dia 09 de setembro No dia 09 de setembro de 2015, aconteceu na Universidade Estadual do Norte do Paraná, mais um encontro do PIBID, eixo 1, Letramento Literário. Neste dia foram apresentadas as sequências expandidas, já ajustadas, segundo as solicitações das coordenadoras Ana Paula e Vanderléia. Os alunos Fábio e Rafael apresentaram a sequência representando os pibidianos do grupo orientados pela professora Inês, que aplicarão a sequência no Colégio Estadual Monteiro Lobato da obra Dois Irmãos, de Milton Hatoum. Um dos ajustes solicitados pela coordenadora Ana Paula foi acrescentar uma atividade lúdica no segundo intervalo da sequência que, segundo ela, enriqueceria ainda mais nosso trabalho. Importante destacar que as atividades desenvolvidas na sequência expandida acompanham a proposta de sistematização da leitura literária, conforme sugere Rildo Cosson, no livro Letramento literário – teoria e prática. Outro aspecto alterado na sequência diz respeito à quantidade