Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2016
INTERVENÇÃO - INÍCIO DO ESTUDO COM AS CONTEXTUALIZAÇÕES    No dia 27 de outubro deu-se início a mais uma intervenção do projeto Pibid de literatura, coordenado pela professora Vanderleia Oliveira, e regido pelas alunas do curso de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), no Colégio Estadual Major João Carlos de Faria, com a turma do 9 ano A .    A intervenção teve início com as alunas do projeto recolhendo as perguntas que serão feitas ao autor do livro no próximo encontro. Em seguida, foi realizada a retomada das etapas anteriores relembrando com os alunos as atividades até então executadas. As alunas  foram abordando oralmente todos os temas citados e se aprofundando nos que achavam mais necessários. A aula foi bem  diversificada, os alunos interagiram bastante, foram tiradas as dúvidas que eles tinham sobre o livro e o projeto. Logo após, a professora Vanderleia falou com os alunos sobre a entrevista com o autor, que será feita via Skype na Uenp, e perguntou
RELATÓRIO – ENCONTRO DIA 26 DE OUTUBRO  – INTERVENÇÃO    No dia 26 de outubro de 2016, estivemos no Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva, para realizar mais uma intervenção do PIBID, Eixo 1 Letramento Literário. No início da aula os pibidianos retomaram o conteúdo trabalhado na aula anterior que foi o gênero diário, a fim de checar se os alunos tinham compreendido e internalizado o conteúdo. Em seguida, os pibidianos apresentaram um outro conteúdo, o conceito de resenha. Aos alunos foi entregue uma folha com o conceito deste gênero, explicaram o que é juízo de valor e juízo de fato e também apresentaram, a partir de slides , um exemplo de resenha do livro Harry Potter . A escolha desta resenha se deu pelo fato de ser uma obra que chama a atenção dos alunos, além de a maioria deles conhecer e/ou ter lido, o que facilita o entendimento do conteúdo. Depois os graduandos exploraram com os alunos a resenha do livro, solicitando que eles reconhecessem o que era juízo de valo
RELATÓRIO – ENCONTRO DIA 25 DE OUTUBRO  – INTERVENÇÃO    Na manhã do dia 25 de outubro de 2016, no Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva, ocorreu mais uma intervenção do PIBID, Eixo 1 Letramento Literário.   De acordo com o nosso último encontro, houve um consenso de que os estudantes deveriam retomar suas produções e refazê-la para o próximo encontro. S endo assim, os alunos foram conduzidos, pela professora Ieda e nós pibidianos, para o salão da escola, para as respectivas reapresentações das paródias.  Primeiramente, foi realizada por uma breve apresentação das atividades que vêm sendo desenvolvidas pela professora Ieda com a turma do 1º A, com a qual trabalha a obra: A filha do escritor, de Gustavo Bernardo . O grupo de alunos, divididos em subgrupos, realizou a apresentação de uma paródia embasado no poema “Ismália”, de Alphonsus de Guimaraens , o que contribuiu para o conhecimento dos alunos. Em seguida , os alunos do 1º B, foram conduzidos pelos pibidianos regen
INTERVENÇÃO COLÉGIO MAJOR JOÃO CARLOS     No dia 20 de outubro no Colégio Estadual Major João Carlos de Faria,  deu-se início a mais uma etapa da intervenção do projeto Pibid de Literatura,   coordenado pela Professora Vanderleia de Oliveira e regido pelas alunas do curso de Letras da Uenp, com a supervisão da professora Paula.     Neste  dia teve início  a primeira interpretação com os alunos do 9 ano A sobre o livro, conforme sequência expandida proposta. As pibidianas propuseram para os alunos a redação de um resumo crítico sobre o livro. Citaram como exemplo um resumo crítico da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis,  logo após elas trouxeram uma folha com o passo a passo de como se faz um resumo crítico.       Foram auxiliando a cada aluno sobre como redigir, tirando dúvidas e questionamentos sobre o resumo. Foi uma aula bastante interessante e produtiva e os alunos interagiram bem.    Logo após foi pedido para eles formularem  perguntas que serão feitas ao autor Ma
ENCONTRO DE INTERVENÇÃO COLÉGIO MAJOR JOÃO CARLOS          Na manhã de quinta-feira, dia 13 de outubro de 2016, as bolsistas do PIBID -  Eixo 1 Letramento Literário -  deram início a mais  uma etapa da  intervenção na Escola Major João  Carlos de Faria, dando sequência ao terceiro intervalo de leitura.         Em um primeiro momento as pibidianas entregaram o prêmio ao grupo 1 - ganhador  da checagem de leitura realizada nos intervalos anteriores. Em seguida, as bolsistas distribuíram para a turma, que foi  subdivida em 3  grupos, as folhas nas quais os alunos deveriam elaborar 3 tirinhas retratando cenas que ocorreram no livro, com aspectos que chamaram a atenção de cada um. E ssas tirinhas também serão expostas no encerramento do projeto, que será realizado no auditório do Campus da Uenp em Cornélio Procópio.         Os alunos se mostraram bem empenhados ao retratarem a história através de desenhos, com o auxílio das bolsistas que retomaram alguns aspectos principais do livr
PARTICIPAÇÃO DO PIBID/EIXO 1 NO X SELISIGNO E  XI SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL Entre os dias 05 a 07 de outubro de 2016, foi realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) o X SELISIGNO e XI Simpósio de Leitura da UEL. O grupo PIBID, Eixo 1, voltado para o Letramento Literário, fez-se presente com a apresentação de duas comunicações orais. Na comunicação intitulada LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA EXPANDIDA DE LEITURA DA OBRA O DOM DO CRIME , a professora supervisora do projeto Paula Roberta Ribeiro Dantas e a bolsista Letícia Celeti da Silva apresentaram uma proposta de sequência didática expandida a partir da proposta de letramento literário (2006), de Rildo Cosson, articulando produção escrita, com a obra O Dom do Crime , de Marco Lucchesi (2010), que será aplicada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Também a professora supervisora Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias e as bolsistas Ana Claudia Freitas e Solange Lúcia da Silva Massari expuseram mater
RELATÓRIO – ENCONTRO DIA 04 DE OUTUBRO – INTERVENÇÃO No dia 04 de outubro de 2016, foi realizada a primeira intervenção do mês de outubro do projeto PIBID Eixo 1, Letramento Literário, no Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva. A aula iniciou-se com o conceito de metaficção, expediente literário fundante da obra de Ana Miranda, pois se trata de um texto que revisita um acontecimento histórico - a vinda de órfãs portuguesas para o Brasil -, mesclando, desse modo, fatos reais com ficcionais. O conceito foi entregue aos alunos, a fim de que possam consultá-lo posteriormente. Com o objetivo de aproximar os alunos do conceito e da relação dele com a obra Desmundo, os pibidianos estabeleceram relação com o filme Titanic. Também os bolsistas realizaram um contraponto de tais obras com os livros do Harry Potter, visando distingui-los. A aula focalizou, sobretudo, este aspecto da obra, devido ao seu grau de importância e dificuldade. Considerando que a metaficção possui como ponto