SÉTIMA
INTERVENÇÃO: COLÉGIO MONTEIRO LOBATO
No dia 27 de outubro de 2015
os alunos do Pibid, Eixo 1, juntamente com a professora supervisora Inês e a
orientadora Ana Paula, desenvolveram mais uma etapa da intervenção que vem
sendo realizada no 2° ano "B", do Colégio Estadual Monteiro Lobato.
Ao longo da primeira aula, os
alunos foram divididos em 4 grupos para que os pibidianos os orientassem a
respeito de uma atividade que cada grupo será responsável em desenvolver. Estes
grupos foram formados para a realização das atividades do 2° intervalo da
intervenção, sendo que cada um deles recebeu uma atividade específica. O grupo
1, por exemplo, deverá criar um monólogo, grupo 2 apresentar a simbologia sobre
o espelho, grupo 3 realização de um vídeo e, finalmente, grupo 4 apresentação
de um diálogo.
Na segunda aula, foi
realizada uma palestra com o professor de história do Colégio, o professor
Cipriano Luiz Sanches, uma vez que Dois
Irmãos possui como como pano de fundo o período que se estende desde o
ciclo da borracha, passando pela segunda Guerra Mundial, pela modernização
tardia do país em comparação ao demais, terminando com os reflexos da ditadura
militar em Manaus, com o Golpe de 64, que desencadeou iniciativas estratégicas
do governo, que levariam à criação da Zona Franca de Manaus.
A partir do contexto
histórico que permeia a obra, o professor Cipriano iniciou sua palestra
relatando como se deu a ocupação da terra brasileira desde a colonização, dando
ênfase no processo de desenvolvimento e decadência da Amazônia. Para tanto, o professor
revelou que o processo de imigração ocorrido na Amazônia se deu em dois
momentos: na segunda metade do século XIX, por volta de 1857, período em que o
território recebeu muitos imigrantes sírios, libaneses, ingleses, franceses e
nordestinos - o que, historicamente, explica o fato da família dos gêmeos de Dois irmãos, que eram libaneses, terem
fixado residência em Manaus - e no período da Segunda Guerra Mundial, quando a
Amazônia recebeu um grande contingente de nordestinos e ingleses, sobretudo.
Segundo o professor, nestes dois processos imigratórios foi que a Amazônia
alcançou o ápice do seu desenvolvimento devido à extração da borracha. O professor finalizou a sua fala tratando
sobre alguns aspectos do período da ditadura militar, como a criação da Sudam
(Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia), e da Transamazônica.
Ao término da fala do
professor, solicitamos aos alunos a realização de um relatório sobre as
informações apresentadas pelo professor; o que será realizado extraclasse.
Depois, nos reunimos numa sala à parte para discutirmos o que será realizado na
próxima aula, dia 03 de novembro.










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