Subprojeto de
Licenciatura em: LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA - FORMAÇÃO DE LEITORES: PRÁTICAS DE LETRAMENTO
E PRODUÇÃO TEXTUAL
CENTRO DE LETRAS,
COMUNICAÇÃO E ARTES – CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS-INGLÊS – UENP-CORNÉLIO
PROCÓPIO
Coordenação: Profa.
Dra. Vanderléia da Silva Oliveira
O projeto foi
proposto pelo grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT),
cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq desde 2007. A linha um do
grupo em questão, Literatura, cânone
literário e tessituras do contemporâneo, tem a sua atenção voltada para os
processos de formação do cânone literário e os desdobramentos de sua recepção,
articulando-os às correntes contemporâneas de recepção e crítica literárias,
vinculadas à teoria da literatura e à literatura comparada. A Linha 2 – Literatura Infantil e Juvenil Brasileira: crítica literária tem
estabelecido um espaço para o estudo da crítica
literária voltada para a área de Literatura Infantil e Juvenil, bem como
realizar análises críticas de obras literárias do gênero.
Conta com
dois colaboradores vinculados ao CRELIT, além da coordenadora de área: prof.
Dr. Thiago Alves Valente e Profa. Dra. Ana Paula Franco Nobile
Brandileone. Ambos atuarão como
professores orientadores das atividades a serem realizadas durante o projeto.
Também colabora com o projeto a Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros,
líder da linha Gêneros textuais e ensino
de Língua Portuguesa do GP GETELIN. O grupo de pesquisa GETELIN tem o
intuito de desenvolver pesquisas com alunos/professores do curso de Letras da
UENP/CP, a partir da concepção do gênero
textual como objeto do ensino da língua. As pesquisas do grupo buscam transpor
didaticamente as teorias que visam ao ensino de línguas - portuguesa e inglesa
- por meio do referencial teórico-metodológico do interacionismo
sociodiscursivo (ISD) e da sua engenharia didática: modelos e sequências
didáticas de gêneros. Dessa forma, as pesquisas encaminham-se em duas direções:
o ensino/aprendizagem da língua e a formação de professores.
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Apresentação
O projeto integrar-se ao projeto institucional da UENP, cujo objetivo é valorizar
a integração entre escolas públicas da educação básica e cursos de licenciatura. Tal proposição parte do entendimento de que, ao se
estreitarem os vínculos da universidade com a escola, os alunos dos cursos de
licenciatura terão a possibilidade de melhor fundamentação para a prática
docente e, em decorrência, alcançarão uma formação mais sólida. Ademais, a
escola, com o professor supervisor como elo entre a instituição de ensino
superior e a rede de educação básica, bem como os alunos envolvidos no projeto,
também são beneficiados com a parceria, o que pode trazer resultados positivos nas
práticas cotidianas desenvolvidas nas diferentes áreas do saber.
Tendo em vista que alguns índices
oficiais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e outras
aferições como Programme for International Student Assessmen/Programa Internacional de
Avaliação de Alunos (PISA) indicam a necessidade de se investir em
estratégias de ensino e aprendizagem na área de Língua Portuguesa, propõe-se a
aplicação de um projeto sobre leitura e escrita com utilização de recursos
tecnológicos a partir do trabalho com gêneros literários. Compreende-se como
relevante a integração de atividades com foco em letramento e produção textual,
práticas que se complementam na relação do sujeito com o uso da linguagem.
A prerrogativa de uso dos diversos
gêneros textuais como objeto de ensino da Língua Portuguesa está expressa nas Diretrizes Curriculares Estaduais da
Educação Básica do Paraná - Língua Portuguesa (DCE-PR LP), que afirma ser
papel do professor de português ofertar aos alunos a experiência de leitura de
diferentes gêneros de textos, de forma especial os gêneros da esfera literária,
com a finalidade de desenvolver capacidades leitoras e de escrita relevantes
para a vida em sociedade. De acordo com o documento (PARANÁ, 2008) “o
ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa visa aprimorar os conhecimentos
linguísticos e discursivos dos alunos, para que eles possam compreender os
discursos que os cercam e terem condições de interagir com esses discursos”. Para promover o letramento do
aluno, o espaço escolar é o locus
privilegiado para essa ação. Entendendo-se por letramento, nesse contexto, a
capacidade do indivíduo de ler e escrever em diferentes situações de
comunicação, efetivando socialmente, de forma adequada, suas habilidades
comunicativas. Segundo Soares, “letramento é o resultado de ensinar e aprender
as práticas sociais de leitura e escrita. É o estado ou condição que adquire um
grupo social ou um indivíduo no processo de
ensino de leitura e escrita em seus diferentes gêneros no espaço escolar duo como consequência de ter-se apropriado
da escrita e de suas práticas sociais (2002, p.39)”.
O
percurso histórico da Língua Portuguesa na educação básica e o confronto com a
situação de “analfabetismo funcional”, verificado por meio de resultados de
avaliações e pesquisas acadêmicas trazem uma inquietante indagação ao professor
que enfrenta uma realidade social contraposta a práticas de letramento em ampla
escala, ainda que espaços como o do
trabalho e dos negócios exijam vez mais um domínio linguístico maior que a
simples alfabetização.
Em relação à formação de leitores, observa-se que o contexto da
educação básica aponta para a relevância em se discutir estratégias que
possibilitem aos docentes identificarem os maiores entraves no processo de
ensino de leitura e escrita em seus diferentes gêneros no espaço escolar. Esta
discussão, inclusive, se encaminha para o fomento de políticas públicas de
incentivo à promoção da leitura, numa perspectiva de letramento, tal qual o
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), no âmbito das ações
estabelecidas pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (2010). Por meio do PNBE,
as escolas públicas têm recebido acervos de qualidade literária de alto valor,
entretanto, percebe-se que frequentemente esses livros não são utilizados como
leitura em sala de aula, seja pelo desconhecimento do teor dessas obras, seja
por obstáculos metodológicos. Diante disso, este projeto tem como aporte de
material didático também os livros remetidos pelo PNBE, integrando recursos
recebidos pela escola com práticas mais producentes em sala de aula.
A esse
quadro, acrescenta-se a sobreposição de práticas de leitura em suportes midiáticos
contemporâneos, majoritariamente representados pela internet, importante
instrumento de comunicação por vezes ainda não incorporado como ferramenta didática nas práticas de
leitura e escrita. Na contramão do senso comum, segundo o qual adolescentes e
jovens dominam as ferramentas virtuais e, por isso, o docente estaria em certa
desvantagem quanto ao trabalho em sala de aula, a vivência escolar demonstra,
principalmente no contexto de turmas com grandes dificuldades sócio-econômicas,
que a internet é subutilizada por esse público. A integração efetiva desses
usuários aos instrumentos midiáticos para uso da escrita e da leitura promove
uma inclusão de largo alcance, permitindo a constituição de debates e
informações de leitura pela voz dos jovens.
Nesse sentido, o trabalho a ser realizado chama ao centro não
somente alunos distanciados da leitura ou pelo meio social ou pela ausência de
um trabalho mais pertinente na escola com a literatura, mas também aqueles
alunos já inseridos no universo letrado, potencialmente protagonistas de ações de divulgação de práticas leitoras no
ambiente escolar e fora dele, conforme ressalta
O
letramento, na perspectiva do ensino por meio de gêneros de texto, tem um
caráter situado. Dessa forma, não existe o letramento, mas letramentos,
os quais podem ser tomados sob vários pontos de vista: letramentos
múltiplos e multissemióticos (ROJO,
2009), letramento crítico (OLIVEIRA, 2009), letramento digital (MARCUSCHI;
XAVIER, 2005), letramento literário
(COSSON, 2006), etc. Porém, para que o subprojeto se torne exequível mediante a
instrumentalização pedagógica, os trabalhos serão norteados pelo letramento literário: “A prática da literatura, seja pela leitura,
seja pela escrita, consiste exatamente em uma exploração das potencialidades da
linguagem, da palavra e da escrita, que não tem paralelo com outra atividade
humana” (COSSON, 2006, p.16). Assim, o
trabalho com os professores de português aqui proposto visa fomentar discussões
que possibilitem aos docentes identificarem entraves no processo de formação de
leitores e produtores de textos em conjunto com os alunos bolsistas, propondo
atividades que promovam transformações nas aulas de português, visando, sempre,
a competência comunicativa dos
alunos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Considera-se para o desenvolvimento do projeto o contexto do
Programa Salas de Apoio da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, que tem
o objetivo de atender às dificuldades de aprendizagem de crianças que
frequentam as séries finais do Ensino Fundamental, alunos da 5ª Série/6º Ano e
8ª Série/9º ano. Esses alunos participam de aulas de Língua Portuguesa e
Matemática no contraturno, desenvolvendo atividades que visam à superação das
dificuldades referentes aos conteúdos dessas disciplinas. Sendo assim, as
atividades serão realizadas em duas escolas do município de Cornélio Procópio,
PR: Colégio Estadual Castro Alves – Ensino Fundamental e Médio e Colégio estadual André Seugling, Ensino
Fundamental, Médio e Profissional.
Tendo em vista que o projeto possui um caráter de intervenção, em
termos gerais a atuação dos bolsistas, supervisores, colaboradores e
coordenador geral se dará da seguinte forma: 1) estudos de fundamentação
teórico-metodológica; 2) levantamento diagnóstico de dados do contexto
educacional e do acerbo bibliográfico PNBE; 3) elaboração de estratégias de
intervenção pautadas na proposta de letramento literário; 4) execução das
estratégias sob orientação dos supervisores, colaboradores e coordenador geral;
5) organização de material didático e corpus
de pesquisa; 6) elaboração de artigos acadêmicos para divulgação em
eventos.
Referências:
CECCANTINI,
J.L. Leitores iniciantes e comportamento perene de leitura. In: RÖSING, Tania M. K. Mediação de leitura: discussões e
alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 207-231.
COSSON.
R. Letramento literário: teoria e prática. Contexto, 2006.
MARCUSCHI, Luiz
Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Org.). Hipertexto e gêneros digitais:
novas formas de construção de sentidos. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes
Curriculares de Língua Portuguesa para a Educação Básica. Curitiba. 2008.
OLIVEIRA, Maria do
Socorro. Gêneros textuais e Letramento.
V SIGET: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais – o
ensino em foco. Caxias do Sul, 2009 (1 CDROM).
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão
social. São Paulo: Parábola, 2009.
SOARES,
Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,
2002.
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