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FORMAÇÃO DE LEITORES: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E PRODUÇÃO TEXTUAL

Subprojeto de Licenciatura em: LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA  - FORMAÇÃO DE LEITORES: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E PRODUÇÃO TEXTUAL

CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES – CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS-INGLÊS – UENP-CORNÉLIO PROCÓPIO

Coordenação: Profa. Dra. Vanderléia da Silva Oliveira


         O projeto foi proposto pelo grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT), cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq desde 2007. A linha um do grupo em questão, Literatura, cânone literário e tessituras do contemporâneo, tem a sua atenção voltada para os processos de formação do cânone literário e os desdobramentos de sua recepção, articulando-os às correntes contemporâneas de recepção e crítica literárias, vinculadas à teoria da literatura e à literatura comparada. A Linha 2 – Literatura Infantil e Juvenil Brasileira: crítica literária tem estabelecido um espaço para o estudo da crítica literária voltada para a área de Literatura Infantil e Juvenil, bem como realizar análises críticas de obras literárias do gênero.
           Conta com dois colaboradores vinculados ao CRELIT, além da coordenadora de área: prof. Dr. Thiago Alves Valente e Profa. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone.  Ambos atuarão como professores orientadores das atividades a serem realizadas durante o projeto. Também colabora com o projeto a Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros, líder da linha Gêneros textuais e ensino de Língua Portuguesa do GP GETELIN. O grupo de pesquisa GETELIN tem o intuito de desenvolver pesquisas com alunos/professores do curso de Letras da UENP/CP, a partir da concepção do  gênero textual como objeto do ensino da língua. As pesquisas do grupo buscam transpor didaticamente as teorias que visam ao ensino de línguas - portuguesa e inglesa - por meio do referencial teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (ISD) e da sua engenharia didática: modelos e sequências didáticas de gêneros. Dessa forma, as pesquisas encaminham-se em duas direções: o ensino/aprendizagem da língua e a formação de professores.

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Apresentação

O projeto integrar-se ao projeto institucional da UENP, cujo objetivo é valorizar a integração entre escolas públicas da educação básica e  cursos de licenciatura. Tal proposição parte do entendimento de que, ao se estreitarem os vínculos da universidade com a escola, os alunos dos cursos de licenciatura terão a possibilidade de melhor fundamentação para a prática docente e, em decorrência, alcançarão uma formação mais sólida. Ademais, a escola, com o professor supervisor como elo entre a instituição de ensino superior e a rede de educação básica, bem como os alunos envolvidos no projeto, também são beneficiados com a parceria, o que pode trazer resultados positivos nas práticas cotidianas desenvolvidas nas diferentes áreas do saber.
            Tendo em vista que alguns índices oficiais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e outras aferições como Programme for International Student Assessmen/Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) indicam a necessidade de se investir em estratégias de ensino e aprendizagem na área de Língua Portuguesa, propõe-se a aplicação de um projeto sobre leitura e escrita com utilização de recursos tecnológicos a partir do trabalho com gêneros literários. Compreende-se como relevante a integração de atividades com foco em letramento e produção textual, práticas que se complementam na relação do sujeito com o uso da linguagem.
            A prerrogativa de uso dos diversos gêneros textuais como objeto de ensino da Língua Portuguesa está expressa nas Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica do Paraná - Língua Portuguesa (DCE-PR LP), que afirma ser papel do professor de português ofertar aos alunos a experiência de leitura de diferentes gêneros de textos, de forma especial os gêneros da esfera literária, com a finalidade de desenvolver capacidades leitoras e de escrita relevantes para a vida em sociedade. De acordo com o documento (PARANÁ, 2008) “o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa visa aprimorar os conhecimentos linguísticos e discursivos dos alunos, para que eles possam compreender os discursos que os cercam e terem condições de interagir com esses discursos”. Para promover o letramento do aluno, o espaço escolar é o locus privilegiado para essa ação. Entendendo-se por letramento, nesse contexto, a capacidade do indivíduo de ler e escrever em diferentes situações de comunicação, efetivando socialmente, de forma adequada, suas habilidades comunicativas. Segundo Soares, “letramento é o resultado de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita. É o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo no processo de ensino de leitura e escrita em seus diferentes gêneros no espaço escolar duo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais (2002, p.39)”.
O percurso histórico da Língua Portuguesa na educação básica e o confronto com a situação de “analfabetismo funcional”, verificado por meio de resultados de avaliações e pesquisas acadêmicas trazem uma inquietante indagação ao professor que enfrenta uma realidade social contraposta a práticas de letramento em ampla escala,  ainda que espaços como o do trabalho e dos negócios exijam vez mais um domínio linguístico maior que a simples alfabetização.
Em relação à formação de leitores, observa-se que o contexto da educação básica aponta para a relevância em se discutir estratégias que possibilitem aos docentes identificarem os maiores entraves no processo de ensino de leitura e escrita em seus diferentes gêneros no espaço escolar. Esta discussão, inclusive, se encaminha para o fomento de políticas públicas de incentivo à promoção da leitura, numa perspectiva de letramento, tal qual o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), no âmbito das ações estabelecidas pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (2010). Por meio do PNBE, as escolas públicas têm recebido acervos de qualidade literária de alto valor, entretanto, percebe-se que frequentemente esses livros não são utilizados como leitura em sala de aula, seja pelo desconhecimento do teor dessas obras, seja por obstáculos metodológicos. Diante disso, este projeto tem como aporte de material didático também os livros remetidos pelo PNBE, integrando recursos recebidos pela escola com práticas mais producentes em sala de aula.
               A esse quadro, acrescenta-se a sobreposição de práticas de leitura em suportes midiáticos contemporâneos, majoritariamente representados pela internet, importante instrumento de comunicação por vezes ainda não incorporado  como ferramenta didática nas práticas de leitura e escrita. Na contramão do senso comum, segundo o qual adolescentes e jovens dominam as ferramentas virtuais e, por isso, o docente estaria em certa desvantagem quanto ao trabalho em sala de aula, a vivência escolar demonstra, principalmente no contexto de turmas com grandes dificuldades sócio-econômicas, que a internet é subutilizada por esse público. A integração efetiva desses usuários aos instrumentos midiáticos para uso da escrita e da leitura promove uma inclusão de largo alcance, permitindo a constituição de debates e informações de leitura pela voz dos jovens.
Nesse sentido, o trabalho a ser realizado chama ao centro não somente alunos distanciados da leitura ou pelo meio social ou pela ausência de um trabalho mais pertinente na escola com a literatura, mas também aqueles alunos já inseridos no universo letrado, potencialmente protagonistas de ações de divulgação de práticas leitoras no ambiente escolar e fora dele, conforme ressalta
O letramento, na perspectiva do ensino por meio de gêneros de texto, tem um caráter situado. Dessa forma, não existe o letramento, mas letramentos, os quais podem ser tomados sob vários pontos de vista: letramentos múltiplos e multissemióticos (ROJO, 2009), letramento crítico (OLIVEIRA, 2009), letramento digital (MARCUSCHI; XAVIER, 2005), letramento literário (COSSON, 2006), etc. Porém, para que o subprojeto se torne exequível mediante a instrumentalização pedagógica, os trabalhos serão norteados pelo letramento literário: “A prática da literatura, seja pela leitura, seja pela escrita, consiste exatamente em uma exploração das potencialidades da linguagem, da palavra e da escrita, que não tem paralelo com outra atividade humana” (COSSON, 2006, p.16). Assim, o trabalho com os professores de português aqui proposto visa fomentar discussões que possibilitem aos docentes identificarem entraves no processo de formação de leitores e produtores de textos em conjunto com os alunos bolsistas, propondo atividades que promovam transformações nas aulas de português, visando, sempre, a competência comunicativa dos alunos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Considera-se para o desenvolvimento do projeto o contexto do Programa Salas de Apoio da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, que tem o objetivo de atender às dificuldades de aprendizagem de crianças que frequentam as séries finais do Ensino Fundamental, alunos da 5ª Série/6º Ano e 8ª Série/9º ano. Esses alunos participam de aulas de Língua Portuguesa e Matemática no contraturno, desenvolvendo atividades que visam à superação das dificuldades referentes aos conteúdos dessas disciplinas. Sendo assim, as atividades serão realizadas em duas escolas do município de Cornélio Procópio, PR: Colégio Estadual Castro Alves – Ensino Fundamental e Médio e  Colégio estadual André Seugling, Ensino Fundamental, Médio e Profissional.
Tendo em vista que o projeto possui um caráter de intervenção, em termos gerais a atuação dos bolsistas, supervisores, colaboradores e coordenador geral se dará da seguinte forma: 1) estudos de fundamentação teórico-metodológica; 2) levantamento diagnóstico de dados do contexto educacional e do acerbo bibliográfico PNBE; 3) elaboração de estratégias de intervenção pautadas na proposta de letramento literário; 4) execução das estratégias sob orientação dos supervisores, colaboradores e coordenador geral; 5) organização de material didático e corpus de pesquisa; 6) elaboração de artigos acadêmicos para divulgação em eventos.

Referências:
CECCANTINI, J.L. Leitores iniciantes e comportamento perene de leitura. In: RÖSING, Tania M. K. Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 207-231.
COSSON. R. Letramento literário: teoria e prática. Contexto, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentidos. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para a Educação Básica. Curitiba. 2008.
OLIVEIRA, Maria do Socorro. Gêneros textuais e Letramento.  V SIGET: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais – o ensino em foco. Caxias do Sul, 2009 (1 CDROM). 
ROJO, Roxane.  Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.


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