Pular para o conteúdo principal

Equipe do projeto

Nova janela aberta em um iFrame. Utilize as setas do teclado para navegar no conteúdo ou tab para navegar entre os títulos. Pressione Esc para sair desta janela.


Vanderléia da Silva Oliveira

Doutora em Letras, na área de estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, pela UNESP-Assis/SP. Especialista em Literatura e o ensino de Literatura, pela UNESP-Assis. Graduada em Letras: português-inglês, pela FAFICOP (hoje UENP). É docente e Diretora do Centro de Letras, Comunicaçao e Artes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus de Cornélio Procópio-PR. Líder do GP Crelit, coordena o curso de pós-graduação em Estudos Contemporâneos em Literatura, na UENP-CCP, ofertado pelo GP CRELIT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, história e crítica literária, narrativa brasileira contemporânea, letramento literário.


Ana Paula Franco Brandileone 

Realizou a graduação (1995), o mestrado (2000) e o doutorado (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. Atualmente é docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: recepção crítica, revisão crítica, ficção de 30, literatura comparada e literatura brasileira contemporânea. Possui dois livros publicados pela Editora AnnaBlume: o primeiro editado em 2006, "A recepção crítica de O amanuense Bemiro, de Cyro dos Anjos (1937)"; e o segundo, em 2010, "As leituras de O amanuense Belmiro: da crítica jornalística à crítica universitária". Um terceiro livro, intitulado "Instâncias de legitimação: processos de recepção e crítica literárias", será publicado em outubro próximo, no qual Ana Paula e Vanderleia da Silva Oliveira (UENP/CCP) atuam em parceria como organizadoras. Neste livro, a docente tem um capítulo, "Cornélio Penna e seu (não) lugar na Literatura Brasileira". Faz ainda parte do grupo de pesquisa "Memória e Representação Literária", vinculado à UNESP, campus de Assis, bem como do grupo de pesquisa CRELIT, vinculado à UENP, campus de Cornélio Procópio, no qual desenvolve o projeto de pesquisa "A representação da violência na produção contística brasileira".




Eliana Merlin de Barros

Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e mestrado (2008/bolsa CAPES) e doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. É professora do curso de Letras/Anglo da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio). É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa/CNPQ "Gêneros textuais e ensino de línguas" (GETELIN /UENP), "Gêneros textuais e mediações formativas" (GEMFOR /UEL) e GETFOR (UFGD). Tem experiência na área de Linguística e ensino da Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, letramento, ensino da Língua Portuguesa, gênero textual e transposição didática a partir do procedimento sequencia didática. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).



Thiago Alves Valente

Graduado em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, Alemã e Inglesa, e respectivas literaturas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), em 2001. Pós-graduação na área de "Literatura e vida social": mestrado em Letras pela UNESP-Assis, em 2004; doutorado em Letras pela UNESP-Assis, em 2009. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-Cornélio Procópio), desenvolvendo atividades de pesquisa com iniciação científica de graduandos e especialistas e participando do grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT). Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Infantil/Juvenil Brasileira, Teoria Literária e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.





Helena Batista

Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras  de Cornélio Procópio (1990). Fez Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem – PROA pela UFRGS, com a monografia Projetos de Aprendizagem numa Escola Pública do Paraná:Possibilidades de convergência com as Diretrizes Curriculares Estaduais em 2006. É especialista na Educação de Jovens e Adultos, pela UFPR (1996). Atualmente atua como professora da rede de educação básica do estado do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura. Trabalhou com tutoria (EAD) no Curso de Mídias Integradas na Educação, pelo MEC, Secretaria de Estado da Educação e UFPR.



José Carlos


Tatiani Batista dos Santos

Silvana Roque


Delba
Eloim



Lidiane E. Borges Rosa
Possui Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Cristo Rei ( FACCREI) - Cornélio Procópio.
Graduanda em Letras Português/Inglês  UENP/CP.
Luciene Sasaki
Graduanda em Letras Português - Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP- CP/2011). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) No Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/2012). FORMAÇÃO DE LEITORES: PRÁTICA DE LETRAMENTO E PRODUÇÃO TEXTUAL- SUBPROJETO PIBID ÁREA LETRAS - PORT./LIT. Com coordenação de Vanderléia Oliveira da Silva, Ana Paula Franco Brandileone, Eliana Merlin Deganutti de Barros e Thiago Alves Valente.
Roberta Martins

Graduação em andamento em Letras- Português e Inglês.Universidade Estadual do Norte do Paraná, Uenp, Brasil.


Juliana Helena De Grande

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Marcílio Dias(2010). Tem experiência na área de Letras.

    • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1034844735098000




      Comentários

      Postagens mais visitadas deste blog

      Resenha do livro O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta

      Resenha     SANTOS, Joel Rufino dos.   O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta . São Paulo: Editora Moderna, 2007 .   Por: Márcia Picoli     O livro O Barbeiro e o Judeu da prestação contra o Sargento da motocicleta, do historiador e escritor Joel Rufino dos Santos, é uma novela dividida em 15 capítulos curtos, ambientada num morro da cidade do Rio de Janeiro. Uma trama que envolve um babeiro, um sargento de polícia, um judeu negociante, uma mulher disputada por dois homens e um embrulho de jornal. Novela que envolve a pós Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) e a Era Vargas (1937 – 1945). Foi uma época na qual pessoas, esperançosas na paz mundial, acreditavam que poderiam, a partir daquele momento crucial, viver sem sofrimento. Contudo, o nazismo fora derrotado, a ditadura no Brasil chegara ao fim, e mesmo com todas as mudanças sociais e políticas ocorridas no mundo pós-guerra, as pessoas continuaram a sofrer pelas mesmas razõe

      Resenha do livro VENDEM-SE UNICÓRNIOS

      INDIGO. Vendem-se unicórnios. Ilustrado por Leo Gibran. São Paulo: Ática, 2009. Por: Letícia Thayná Barboza A obra Vendem-se Unicórnios foi escrita em 2008 e tem como autora Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira, que usa o pseudônimo Índigo. Ela nasceu em 1971, em Campinas e, em 1998, começou a publicar seus contos na internet. Além dessa obra, a autora também escreveu várias outras, tais como: Saga animal , Férias Merecidas e Casal Verde . O livro aborda um tema polêmico, o consumismo. É uma obra muito interessante e de fácil entendimento, pois ao longo da história vai apresentando flashbacks que vão esclarecendo as situações ao leitor. A obra relata a história da jovem Jaqueline que, para deixar de ser invisível aos olhos dos seus colegas de escola, se deixa levar por uma nova amiga, Priscila França, que lhe apresenta uma maneira irresponsável de usar o cartão de crédito. Jaqueline se deixa levar pelo deslumbramento das compras e pela atenção que está recebend

      Resenha da obra No meio da noite escura tem um pé de maravilha: contos folclóricos de amor e aventura

      Resenha   AZEVEDO, Ricardo. No meio da noite escura tem um pé de maravilha: contos folclóricos de amor e aventura. 10. Reimpressão. São Paulo: Ática, 2008.     Por: Delba Tenorio Lima Patriota Villela   O escritor e desenhista paulistano Ricardo Azevedo refere-se à sua obra No meio da noite escura tem um pé de maravilhas , como “uma coletânea de contos muito antigos, criados e guardados na memória do povo, que vêm sendo contados de boca em boca desde que os portugueses chegaram ao Brasil e até antes, pois os índios também contavam e ainda contam belas histórias”. (2008, p. 118). Neste trabalho, Azevedo entrega aos leitores uma seleção de “causos” ameaçados pelo esquecimento, os quais o autor intenta preservá-los através da escrita, pois teme pelo seu desaparecimento. São dez contos que, a partir de uma linguagem simples e coloquial, estreitam relações com o leitor, ao mesmo tempo em que tentam buscar, na memória coletiva, fatos que os aproximam. Como escrev