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Fórum sobre leitura do livro Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem

Nos estudos atuais sobre o ensino da escrita há um "preconceito" em relação ao uso do termo "redação". A partir da leitura do livro  Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010) e de nosso conhecimento sobre o assunto, vamos discutir a diferença entre a "redação escolar" e a "produção de textos"? Será que é apenas uma questão de terminologia que distingue essas duas expressões ou há diferenças teórico-metodológicas entre ambas?

Profª. Eliana Merlin D. de Barros

Texto motivador:
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

Comentários

  1. Pelo que foi discutido nas reuniões semanais acredito que a redação seja um gênero escolar, pois seu único propósito é a obtenção de nota, a redação não circula em nenhuma esfera da sociedade. Já a produção de texto, consiste em um gênero textual com contexto de produção, planificação global, etc.

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  2. Também penso que a redação seja um gênero escolar, já que o destinatário do texto é o professor, e este visa avaliar o alunos por meio das notas. E a produção de texto visa um sentido mais amplo, como um meio de interação do aluno com o mundo por meio de palavras.

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  3. Essa questão foi um dos objetivos do meu trabalho do PDE. Penso que muitas vezes os alunos têm dificuldades de escrever por faltar um interlocutor (além do professor). Quis trabalhar com o Blog com os alunos para que eles tivessem seu texto circulando além do espaço escolar.

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  4. Compartilho da opinião das colegas acima. Visto que redação é um gênero restrito ao ambiente escolar, gênero este utilizado para atribuição de notas. Logo, como citou a professora Helena, pode se tornar algo desestimulante para os alunos. Em contrapartida, a produção textual circula em muitas esferas da sociedade, "tomando" a forma de vários gêneros, de acordo com o objetivo que queira alcançar. Uma produção textual, requer um trabalho mais minucioso, para que realmente cumpra o papel a que se presta.

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  5. A Bruna disse que a redação escolar é "um gênero restrito ao ambiente escolar". No âmbito dos estudos sobre gêneros e ensino há um discussão justamente se a redação escolar pode ser considerada um gênero, pois, primeiramente, ela não circula fora da escola, não tem caráter sociointerativo e, em segundo lugar, não tem características discursivas própias, uma vez que redigir pode significar escrever uma narração, uma descrição, dissertação, etc. O que vocês acham?

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    Respostas
    1. Penso que o termo "redação" foi amplamente utilizado no ambiente escolar quando ainda não se trabalhava a questão dos gêneros textuais em sala de aula. Atualmente, o trabalho com redação é mais direcionado, ou seja, o professor trabalha diversos gêneros textuais e se utiliza desses gêneros trabalhados para avaliar o processo de escrita dos alunos.

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