Relatório de Intervenção – 1º Encontro –
Motivação (03/04)
No dia 03 de abril,
iniciou-se a aplicação do Projeto Letramento Literário, no Colégio André
Seugling. As atividades foram aplicadas na sala de apoio do 6º ano vespertino,
da professora Ana Maria Amorim, pelas estagiárias Raquel e Eloin na primeira
fase dos encontros, totalizando oito encontros.
No
primeiro momento, fez-se a apresentação do vídeo O leão e o cordeirinho da
Disney com o objetivo de trabalhar a questão das diferenças. Em seguida,
ocorreu a apresentação do autor e do livro: No Meio da Noite Escura tem um
Pé de Maravilha “que reúne dez contos folclóricos que circulam em nosso
país, recontados e ilustrados por Ricardo Azevedo” (RAQUEL E ELOIN, 2013),
assim como dos contos que seriam trabalhados no decorrer do projeto: Moço
Bonito Imundo, A Mulher Dourada e o Menino Careca, Os Onze Cisnes da
Princesa e O Filho do Ferreiro e a Moça Invisível.
Neste primeiro encontro, foi
trabalhada a leitura do Conto: Moço Bonito Imundo,de Ricardo Azevedo,
cujo tema central gira em torno de um aspecto da vaidade humana: “a aparência
física” .Neste dia, a contextualização do conto foi motivada por uma
apresentação de slides com imagens de pessoas diversas, para uma reflexão sobre
as percepções que os alunos têm em relação às pessoas serem feias ou bonitas.
Após a motivação, foi realizada a primeira
etapa da leitura, que foi dividida em dois momentos, sendo que o primeiro
constituiu-se de uma leitura expressiva do professor, e posteriormente, foi
proposta uma produção escrita aos alunos, cuja atividade era escrever a
continuação e o desfecho do conto, com relação à primeira parte lida. No final,
a atividade foi recolhida para a correção.
2º Encontro – Intervalo (08/04)
No segundo encontro, dia 08 de abril, foi
realizado o estudo da Semântica, das palavras sinônimas que funcionam como
elemento de coesão no texto. Foi feita a atividade de pesquisa (dentro do
conto), das palavras que significavam diabo, um dos personagens protagonistas
da história, que no decorrer desta, era chamado por diversos nomes. Os alunos
fizeram uma lista com as palavras sinônimas no caderno.
Em seguida, foi realizada a reestruturação
individual dos textos dos alunos, a partir da correção do texto escrito no
primeiro encontro. Após a reestruturação, Raquel fez a leitura do conto A
Bela e a Fera, o qual dialoga com o conto Moço Bonito Imundo. Raquel
fez questionamentos para debater o entendimento que os alunos haviam obtido
sobre a história da Bela e a Fera (quem estava presa no Castelo, por que, quem
a salvou...). E por fim, foi realizada a interpretação de texto, por escrito,
respondendo no caderno questões relacionadas aos aspectos semelhantes entre as
duas histórias.
3º Encontro – Interpretação (10/04)
No dia 10 de abril, iniciaram-se as
atividades com a leitura em voz alta das produções
dos alunos, e posteriormente, uma discussão sobre os finais por eles
elaborados.
Em seguida, os alunos fizeram uma atividade
escrita em forma de cruzadinha, para trabalhar a ortografia: palavras com m
antes de p e m antes de b, pois, a partir da correção das
atividades escritas, verificou-se uma dificuldade coletiva nesse aspecto da
escrita.
Comentários
Postar um comentário