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Relatório de Intervenção – 1º Encontro – Motivação (03/04)


Relatório de Intervenção – 1º Encontro – Motivação (03/04)

No dia 03 de abril, iniciou-se a aplicação do Projeto Letramento Literário, no Colégio André Seugling. As atividades foram aplicadas na sala de apoio do 6º ano vespertino, da professora Ana Maria Amorim, pelas estagiárias Raquel e Eloin na primeira fase dos encontros, totalizando oito encontros.
 No primeiro momento, fez-se a apresentação do vídeo O leão e o cordeirinho da Disney com o objetivo de trabalhar a questão das diferenças. Em seguida, ocorreu a apresentação do autor e do livro: No Meio da Noite Escura tem um Pé de Maravilha “que reúne dez contos folclóricos que circulam em nosso país, recontados e ilustrados por Ricardo Azevedo” (RAQUEL E ELOIN, 2013), assim como dos contos que seriam trabalhados no decorrer do projeto: Moço Bonito Imundo, A Mulher Dourada e o Menino Careca, Os Onze Cisnes da Princesa e O Filho do Ferreiro e a Moça Invisível.
Neste primeiro encontro, foi trabalhada a leitura do Conto: Moço Bonito Imundo,de Ricardo Azevedo, cujo tema central gira em torno de um aspecto da vaidade humana: “a aparência física” .Neste dia, a contextualização do conto foi motivada por uma apresentação de slides com imagens de pessoas diversas, para uma reflexão sobre as percepções que os alunos têm em relação às pessoas serem feias ou bonitas.
Após a motivação, foi realizada a primeira etapa da leitura, que foi dividida em dois momentos, sendo que o primeiro constituiu-se de uma leitura expressiva do professor, e posteriormente, foi proposta uma produção escrita aos alunos, cuja atividade era escrever a continuação e o desfecho do conto, com relação à primeira parte lida. No final, a atividade foi recolhida para a correção.


2º Encontro – Intervalo (08/04)

No segundo encontro, dia 08 de abril, foi realizado o estudo da Semântica, das palavras sinônimas que funcionam como elemento de coesão no texto. Foi feita a atividade de pesquisa (dentro do conto), das palavras que significavam diabo, um dos personagens protagonistas da história, que no decorrer desta, era chamado por diversos nomes. Os alunos fizeram uma lista com as palavras sinônimas no caderno.
Em seguida, foi realizada a reestruturação individual dos textos dos alunos, a partir da correção do texto escrito no primeiro encontro. Após a reestruturação, Raquel fez a leitura do conto A Bela e a Fera, o qual dialoga com o conto Moço Bonito Imundo. Raquel fez questionamentos para debater o entendimento que os alunos haviam obtido sobre a história da Bela e a Fera (quem estava presa no Castelo, por que, quem a salvou...). E por fim, foi realizada a interpretação de texto, por escrito, respondendo no caderno questões relacionadas aos aspectos semelhantes entre as duas histórias.


3º Encontro – Interpretação (10/04)

No dia 10 de abril, iniciaram-se as atividades com a leitura em voz alta das produções dos alunos, e posteriormente, uma discussão sobre os finais por eles elaborados.
Em seguida, os alunos fizeram uma atividade escrita em forma de cruzadinha, para trabalhar a ortografia: palavras com m antes de p e m antes de b, pois, a partir da correção das atividades escritas, verificou-se uma dificuldade coletiva nesse aspecto da escrita.






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