15-04 – 4 Encontro
O 4º encontro com os
alunos ocorreu em uma segunda-feira, na Escola Estadual “André Seugling” e foi ministrado pelas estagiárias Eloin e Raquel que são
colaboradoras do projeto “pibid” e estudantes da “Uenp”. A professora Ana
Maria, colaboradora do projeto “pibid”, junto com outros três estagiários
colaboradores: José Carlos, Sandra e Letícia acompanharam o trabalho das
professoras que aplicavam o conteúdo em sala de aula, conteúdo este que tinha
sido elaborado dias antes com toda equipe pedagógica do projeto. Por ter sido
iniciada a leitura do conto nas aulas anteriores, no dia “15-04” foi finalizada
a leitura do texto e após o termino desta atividade foi solicitada uma produção
textual de cada aluno, em que produziriam um final para a história, segundo o
que pensavam que iria acontecer no final da história original. Após recolher as
tarefas das crianças, as professoras focaram em debater com os discentes o que
cada um teria escrito em seus materiais e em interrogá-los sobre como teriam
chegado à conclusão do que escreveram em seus cadernos, priorizando é claro, o
final da história original.
17-04 – 1º Encontro
Nesta 1ª etapa do 1º encontro foi apresentado um novo
conto para dar início às próximas atividades, e sendo em uma “Quarta – feira
” , na Escola Estadual “André Seugling”. A aula foi aplicada pelas
estagiárias Eloin e Raquel que são colaboradoras do projeto “pibid” e
estudantes da “Uenp”. O conteúdo aplicado por elas tinha sido desenvolvido dias antes com toda equipe responsável. A
aula foi iniciada através de uma brincadeira com os alunos, na qual eles teriam
que descobrir o que tinha no interior de uma caixa, que se encontrava lacrada.
Após algumas tentativas sem descobrirem o que havia dentro dela, os alunos
ficaram ansiosos e assim deram espaço
para as professoras discutirem sobre
sermos curiosos em diversas situações do cotidiano.
No mesmo encontro, os alunos
fizeram a leitura parcial do conto “A mulher dourada e o menino careca”. Após
a leitura do conto, os alunos responderam por escrito questões interpretativas que exigia fazer uma aproximação entre o conto “Moço bonito” e “A mulher dourada e o
menino careca”. Esta atividade diagnosticaria a capacidade de intertextualidade entre textos de mesmo
gênero.
Comentários
Postar um comentário