Realizado entre os dias 20 a 22 de m aio de 2013, o I SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E LITERATURA CONTEMPORÂNEA (SELLITCON), contou com a presença bastante significativa do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), área Português/Literatura, que na UENP/CCP, é coordenado pela Profa. Dra. Vanderléia da Silva Oliveira. Intitulado “Formação de leitores e prática de letramento e produção textual”, o subprojeto tem como colaboradores a Profa. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone, a Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros e o Prof. Dr. Tiago Alves Valente.
Profa. Dra. Eliana, Rejane e Luciene |
Profa. Dra. Ana Paula |
Profa. Dra. Vanderléia |
Profas. Helena, Ana Maria e Juliana |
Reginaldo e Juliana Abrantes |
A profa. Vanderléia, juntamente com as bolsistas Delba Tenório Lima
Patriota e Solange de Godói Felício, apresentaram a comunicação “Educação
Literária: Práticas de leitura no contexto do PIBID”. Em parceria com as
professoras supervisoras do subprojeto Helena Aparecida Batista, Ana Maria
Amorim e Juliana Ferreira, a professora também apresentou a comunicação
“PIBID-CAPES e formação de leitores: Parceria Universidade e Educação Básica”.
Já a profa. Ana Paula apresentou a comunicação “A prática do letramento
literária na escola”, em conjunto com a bolsista Raquel Rocha Tognato.
A profa. Eliana, em parceria com Silvana Roque dos Santos e Tatiani
Batista dos Santos, apresentou o trabalho “A elaboração de sequência básica
para o letramento literário: experiências de formação no PIBID”. Com as
bolsitas Luciene Ayako Sasaki e Rejane Antônia Alves Ishimatsu, a professora
ainda expôs o estudo intitulado “Produção de sequências básicas no projeto
PIBID: A didatização do conto ‘A ópera dos camundongos’, de Moacyr Scliar”.
Também o prof. Thiago, em conjunto com os alunos-bolsitas do PIBID
Reginaldo Firmino de Paula e Juliana Aparecida de Abrantes, apresentaram a
comunicação “Leitores críticos em foco: um desafio ao projeto PIBID”.
As apresentações dialogaram com as áreas de Educação e Letras, oferecendo
ao público a oportunidade de se discutir questões sobre ensino de literatura e
produção de texto na Educação Básica.
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