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Relato do Grupo 2 - Deu no Jornal - Conto Namoro e Futebol Grupo da Professora Helena Batista

Por: Delba Tenorio Lima Patriota VILLELA 

Encontro 4 - 09/10 - Intervenção na Escola: Leitura do conto - trabalho com metáforas (Luciene e Solange): Após retomarem as aulas sobre a obra Deu no jornal, e os contos discutidos anteriormente, as estagiárias trabalharam as metáforas conforme a programação da SD. Nesta ocasião, falaram sobre as metáforas, as diferenças entre meninos e meninas, as profissões tradicionalmente, conhecidas como para homens e para mulheres, etc. Interessante notar, que nem sempre é possível seguir à programação, imprevistos acontecem, e nesta aula contamos com um: Devido a problemas mecânicos, uma das estagiárias que conduziria a aula atrasou; porém, a situação passou despercebida pelos alunos, que assistidos pelo par da dupla, seguiram o curso da aula.


Encontro especial: 02/10/ - CONELIN - Apresentação das atividades no Evento até o momento. Os grupos foram separados da seguinte forma: 1) para apresentar as Sequências Didáticas (SD); 2) para apresentar a recepção estética/literária da obra (autor e obra). O evento contou com a participação dos coordenadores, professores supervisores e alunos bolsistas, além dos convidados e palestrantes que na ocasião, trouxeram temas pertinentes aos desenvolvidos no projeto, como Sequência Didática, Multiletramentos e Tecnologias para o ensino e aprendizagem.  

Encontro 3 - 25/9 - Intervenção na Escola: Introdução / apresentação da obra, autor - atividades (Delba e Rayara): Essas aulas foram destinadas à apresentação da obra Deu no jornal e do autor, Moacyr Scliar. Estavam presentes sete alunos (duas novatas, cinco permanentes). Começamos a aula retomando os assuntos anteriores, como as atividades com jornais, sobre notícias e estórias verídicas ou de ficção. Em seguida, escrevemos na lousa o título da obra e perguntamos aos alunos o que eles achavam daquela frase, se viam algum significado, se lembrava de algo, etc. Após esse "aquecimento", apresentamos alguns slides sobre o autor: nascimento e morte, família, formação acadêmica e profissional. Cada um lia um pouco sobre ele e, a medida que liam, as professoras interviam com perguntas e esclarecimentos, principalmente, em relação ao contexto cultural e literário do autor, despertando nos alunos muita curiosidade, pois em muitas de suas obras, aborda questões históricas e religiosas, como " a questão judaica". Depois do intervalo entregamos aos alunos, alguns exemplares do autor para que conhecessem um pouco de seu trabalho, ou até mesmo, relembrar algumas leituras feitas em sala de aula ou particular. Não foi surpresa quando alguns reconheceram alguns títulos. Seguindo a proposta, entregamos a obra Deu no jornal (dois exemplares e um xerox). Falamos a eles para observarem a textura do livro, ilustração da capa, as ilustrações internas, tipo de escrita, texto, as notícias na parte superior antes do conto; depois, pedimos para escolherem a partir dos títulos dos contos, aquele que achassem mais atraente, interessante, curioso... Foi colocado em votação, e o mais votado foi A volta do filho pródigo (5 votos). Feita a escolha, todos queriam ler o conto, inclusive faziam alusões à A parábola do filho pródigo, (Lucas 15, da Bíblia), uma estória bem familiar à maioria. Depois da leitura partimos para as discussões temáticas, para nossa surpresa todos já pensaram em fugir de casa "porque brigam com os pais". Nesse momento, abrimos um parêntese para falarmos de alguns assuntos familiares, comportamentais, segurança, violência, etc., o que acalmou os ânimos, pois todos tinham algo a compartilhar. Terminamos a aula certas de que contribuímos para a formação e transformação de nossos alunos, pois percebíamos nitidamente em suas faces, que, se não respondemos a todas às perguntas satisfatoriamente, ao menos, chegamos próximos.       

Encontro 2 - 18/9 - Intervenção na Escola: Motivação - Leituras especulativas - (Solange e Rosineide): No segundo encontro com a turma, alguns alunos faltaram e outros foram pela primeira vez. As aulas foram efetuadas no laboratório de informática 2, mas o ambiente era apertado a havia alguns móveis que atrapalhavam a circulação. Porém, começamos ali mesmo as atividades. Nesta etapa levamos jornais para os alunos comentarem sobre o material (se conheciam o jornal, se faziam uso desse material, se liam alguma notícia ou imagem, etc.). Entre uma questão e outra, especulávamos sobre o veículo (jornal), sobre o estilo literário, escrita (texto, título, letras, imagens, charge, futebol, etc). Perguntamos se sabiam o que era leitor, redator, editor... respondiam geralmente que conheciam e sabiam do que se tratava. Na etapa posterior iniciamos a leitura de algumas notícias verídicas e de ficção para que os alunos praticassem a leitura, a oralidade e a inferência. Em seguida, propusemos uma atividade escrita sobre as notícias lidas. Esta última etapa foi efetuada na parte externa das salas no ambiente do refeitório, devido não haver espaço nem mesa para que os alunos pudessem escrever.  

 
Encontro 1 - 11/9 - Intervenção na Escola: Apresentação do grupo (Luciene e Rayara): Primeiro dia de intervenção no Colégio Estadual André Seugling, com a Sala de Apoio regido pela professora Helena Batista. Um momento utilizado para apresentação da turma, cerca de dez alunos (cinco meninas e cinco meninos), 6º e 7º anos; estagiárias (DELBA, LUCIENE, RAYARA, ROSINEIDE E SOLANGE), e professora HELENA. Após a apresentação de todos foi desenvolvida uma atividade lúdica, em que, cada participante falava um pouco sobre si (desejos, objetivos, expectativas...) e enlaçava um barbante no braço e depois jogava para o outro, e este outro falava sobre si e se enlaçava e lançava o novelo ao outro, e assim sucessivamente, até formarmos uma teia/rede com todos os participantes. Depois, foi feito o inverso, cada um retornava o novelo para aquele que lhe havia lançado, ordenamente. Após o intervalo das aulas, o grupo se reuniu para fazer uma atividade escrita. A proposta foi o seguinte: Cada um tinha que escrever sobre um amigo da sala, acrescentando algumas características mais marcantes, depois, apresentaria para a sala enquanto os demais tentavam adivinhar. Estas aulas aconteceram no laboratório de informática 1.

 
Encontro extra: 10/09/2013 - Este encontro reuniu os grupos de cada equipe, para que os mesmos apresentassem as sequências básicas (SB), que serão aplicadas às escolas. O nosso grupo apresentou os esboços das atividades até o final da intervenção. Aproveitamos a oportunidade para tirarmos algumas dúvidas quanto às adaptações e acréscimos às SB.

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