Por: Delba
Tenorio Lima Patriota VILLELA
Encontro 4 - 09/10 - Intervenção na
Escola: Leitura do conto - trabalho com metáforas (Luciene e Solange): Após
retomarem as aulas sobre a obra Deu no jornal, e os
contos discutidos anteriormente, as estagiárias trabalharam as metáforas
conforme a programação da SD. Nesta ocasião, falaram sobre as metáforas, as
diferenças entre meninos e meninas, as profissões tradicionalmente, conhecidas
como para homens e para mulheres, etc. Interessante notar, que nem sempre é
possível seguir à programação, imprevistos acontecem, e nesta aula contamos com
um: Devido a problemas mecânicos, uma das estagiárias que conduziria a aula
atrasou; porém, a situação passou despercebida pelos alunos, que assistidos
pelo par da dupla, seguiram o curso da aula.
Encontro especial: 02/10/ - CONELIN -
Apresentação das atividades no Evento até o momento. Os grupos foram separados
da seguinte forma: 1) para apresentar as Sequências Didáticas (SD); 2) para
apresentar a recepção estética/literária da obra (autor e obra). O evento
contou com a participação dos coordenadores, professores supervisores e alunos
bolsistas, além dos convidados e palestrantes que na ocasião, trouxeram temas
pertinentes aos desenvolvidos no projeto, como Sequência Didática,
Multiletramentos e Tecnologias para o ensino e aprendizagem.
Encontro 3 - 25/9 - Intervenção na
Escola: Introdução / apresentação da obra, autor - atividades (Delba e Rayara):
Essas aulas foram destinadas à apresentação da obra Deu no jornal e
do autor, Moacyr Scliar. Estavam presentes sete alunos (duas novatas, cinco
permanentes). Começamos a aula retomando os assuntos anteriores, como as
atividades com jornais, sobre notícias e estórias verídicas ou de ficção. Em
seguida, escrevemos na lousa o título da obra e perguntamos aos alunos o que
eles achavam daquela frase, se viam algum significado, se lembrava de algo,
etc. Após esse "aquecimento", apresentamos alguns slides sobre o
autor: nascimento e morte, família, formação acadêmica e profissional. Cada um
lia um pouco sobre ele e, a medida que liam, as professoras interviam com
perguntas e esclarecimentos, principalmente, em relação ao contexto cultural e
literário do autor, despertando nos alunos muita curiosidade, pois em muitas de
suas obras, aborda questões históricas e religiosas, como " a questão
judaica". Depois do intervalo entregamos aos alunos, alguns exemplares do
autor para que conhecessem um pouco de seu trabalho, ou até mesmo, relembrar algumas
leituras feitas em sala de aula ou particular. Não foi surpresa quando alguns
reconheceram alguns títulos. Seguindo a proposta, entregamos a obra Deu
no jornal (dois exemplares e um xerox). Falamos a eles para observarem
a textura do livro, ilustração da capa, as ilustrações internas, tipo de
escrita, texto, as notícias na parte superior antes do conto; depois, pedimos
para escolherem a partir dos títulos dos contos, aquele que achassem mais
atraente, interessante, curioso... Foi colocado em votação, e o mais votado
foi A volta do filho pródigo (5 votos). Feita a escolha, todos
queriam ler o conto, inclusive faziam alusões à A parábola do
filho pródigo, (Lucas 15, da Bíblia), uma estória bem familiar à
maioria. Depois da leitura partimos para as discussões temáticas, para nossa
surpresa todos já pensaram em fugir de casa "porque brigam com os
pais". Nesse momento, abrimos um parêntese para falarmos de alguns
assuntos familiares, comportamentais, segurança, violência, etc., o que acalmou
os ânimos, pois todos tinham algo a compartilhar. Terminamos a aula certas de
que contribuímos para a formação e transformação de nossos alunos, pois
percebíamos nitidamente em suas faces, que, se não respondemos a todas às
perguntas satisfatoriamente, ao menos, chegamos próximos.
Encontro 2 - 18/9 - Intervenção na
Escola: Motivação - Leituras especulativas - (Solange e Rosineide): No
segundo encontro com a turma, alguns alunos faltaram e outros foram pela
primeira vez. As aulas foram efetuadas no laboratório de informática 2, mas o
ambiente era apertado a havia alguns móveis que atrapalhavam a circulação.
Porém, começamos ali mesmo as atividades. Nesta etapa levamos jornais para os
alunos comentarem sobre o material (se conheciam o jornal, se faziam uso desse
material, se liam alguma notícia ou imagem, etc.). Entre uma questão e outra,
especulávamos sobre o veículo (jornal), sobre o estilo literário, escrita
(texto, título, letras, imagens, charge, futebol, etc). Perguntamos se sabiam o
que era leitor, redator, editor... respondiam geralmente que conheciam e sabiam
do que se tratava. Na etapa posterior iniciamos a leitura de algumas notícias
verídicas e de ficção para que os alunos praticassem a leitura, a oralidade e a
inferência. Em seguida, propusemos uma atividade escrita sobre as notícias
lidas. Esta última etapa foi efetuada na parte externa das salas no ambiente do
refeitório, devido não haver espaço nem mesa para que os alunos pudessem
escrever.
Encontro 1 - 11/9 - Intervenção na
Escola: Apresentação do grupo (Luciene e Rayara): Primeiro dia de intervenção
no Colégio Estadual André Seugling, com a Sala de Apoio regido pela professora
Helena Batista. Um momento utilizado para apresentação da turma, cerca de dez
alunos (cinco meninas e cinco meninos), 6º e 7º anos; estagiárias (DELBA,
LUCIENE, RAYARA, ROSINEIDE E SOLANGE), e professora HELENA. Após a apresentação
de todos foi desenvolvida uma atividade lúdica, em que, cada participante
falava um pouco sobre si (desejos, objetivos, expectativas...) e enlaçava um
barbante no braço e depois jogava para o outro, e este outro falava sobre si e
se enlaçava e lançava o novelo ao outro, e assim sucessivamente, até formarmos
uma teia/rede com todos os participantes. Depois, foi feito o inverso, cada um
retornava o novelo para aquele que lhe havia lançado, ordenamente. Após o
intervalo das aulas, o grupo se reuniu para fazer uma atividade escrita. A
proposta foi o seguinte: Cada um tinha que escrever sobre um amigo da sala,
acrescentando algumas características mais marcantes, depois, apresentaria para
a sala enquanto os demais tentavam adivinhar. Estas aulas aconteceram no
laboratório de informática 1.
Encontro extra: 10/09/2013 - Este
encontro reuniu os grupos de cada equipe, para que os mesmos apresentassem as
sequências básicas (SB), que serão aplicadas às escolas. O nosso grupo
apresentou os esboços das atividades até o final da intervenção. Aproveitamos a
oportunidade para tirarmos algumas dúvidas quanto às adaptações e acréscimos às
SB.
Comentários
Postar um comentário