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Primeira intervenção no Colégio Monteiro Lobato

No dia 26 de agosto de 2014, estivemos no Colégio Estadual Monteiro Lobato na cidade de Cornélio Procópio – PR, onde se realizou a primeira aula de intervenção para a aplicação da sequência expândida do livro Terra Papagalli, dos autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, em sala do 2º A.
A aula iniciou-se às dez horas e vinte minutos. Começamos a aula apresentando-nos aos alunos. Em seguida, iniciamos a primeira etapa da sequência expandida, que é a motivação. A bolsista Juliana escreveu no quadro o seguinte questionamento “Qual a sua visão sobre o seu país?”, e pediu para que pensassem a respeito. Enquanto refletiam sobre a pergunta elaborada, algumas reportagens jornalísticas internacionais sobre o Brasil - Copa do mundo, eleição, corrupção, etc.,- foram mostradas em televisão multimídia. Os jornais  apresentados foram os The Independent e The Guardian, o argentino Olé e o  espanhol El País.
Após esta atividade, demos início à segunda etapa da intervenção: que é a introdução da obra. Discorremos então sobre os autores de Terra Papagalli e entregamos o livro para os alunos que, logo em seguida, começaram a folheá-los e a cheirá-los. Fizemos a leitura dos elementos paratextuais, como capa, orelha, bem como da dedicatória. Alguns alunos perceberam que a dedicatória remetia ao livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, pois haviam-no lido  anteriormente. Os alunos estabeleceram esta semelhança pelo fato de que o teor da dedicatória de Cosme Fernandes é semelhante à dedicatória feita por Brás Cubas, ou seja, em ambos a ironia está presente. Bras Cubas dedica suas memórias póstumas para os primeiros vermes que roeriam as frias carnes de seu corpo, enquanto Cosme Fernandes dedica seus escritos a seus dentes.
Dialogamos com os alunos a respeito do diário de leitura, no qual eles deveriam fazer anotações sobre as impressões que tiveram a respeito da obra. Aconselhamos que durante a leitura fizessem uma lista de palavras desconhecidas, para ajudar na compreensão.

Antes do término da aula, combinamos com a turma, para o dia 03 de setembro, a leitura do livro até a página 63. Considerando que faltavam ainda alguns minutos para a despedida, alguns alunos começaram a ler Terra Papagalli.


 

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