No dia 03 de Setembro do
corrente ano, nós, pibidianas, tivemos nosso segundo encontro com os alunos do
2° ano A do Ensino Médio, do Colégio Estadual Monteiro Lobato, turma que estamos
aplicando a Sequência Didática Expandida de Terra
Papagalli.
Neste dia da intervenção, a
aula foi ministrada por Roberta e Rayara, que questionaram os alunos sobre as
primeiras impressões do livro. Foi uma discussão bastante calorosa, pois todos
os alunos queriam expressar o seu entendimento sobre a obra, cuja leitura foi
realizada até a página 63. Chamou bastante atenção o interesse deles pela
discussão proposta.
Dando continuidade à aula,
foram apresentados aos alunos os gêneros textuais diário e carta, os quais
compõem tanto na Carta de Pero Vaz de
Caminha quanto Terra Papagalli. Além disso, as bolsistas questionaram se a turma
havia percebido na obra a presença da intertextualidade. Como resposta disseram
ter notado o diálogo apenas com Memórias
Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, seja pela dedicatória, seja
pelo estilo, sobretudo pela ironia presente no texto. Em seguida, foi realizada
a leitura de trechos da Carta de
Caminha, os quais estabelecem um diálogo mais de perto com a livro em questão.
Ao final da leitura, muitas dúvidas surgiram em relação a palavras desconhecidas,
as quais foram esclarecidas pelas pibidianas. Mais uma vez nos deparamos com o
interesse demonstrado pelos alunos, o que está nos motivando bastante.
Como atividade para a próxima
aula, pedimos para escreverem uma carta pessoal para um amigo estrangeiro
contando a sua visão sobre o Brasil – aspectos positivos e negativos. Acordamos
também a continuação da leitura da obra até a página 113.
Algumas fotos da intervenção
* Momentos registrados
dos alunos realizando a leitura da Carta
de Pero Vaz de Caminha.
Pibidianas
ministrando a aula
PS: Estamos muito contentes com o andamento que nossa intervenção está tendo, pois o interesse demonstrado pelos alunos nos deixa cada vez mais motivadas e com vontade de voltar.
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