No dia primeiro de outubro de
2014, estivemos no
Colégio Estadual Monteiro Lobato, na cidade de Cornélio Procópio – PR, onde demos
continuidade à aplicação da sequência expândida do livro Terra Papagalli, dos autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius
Pimenta, em sala do 2º A.
Neste dia, as pibidianas Juliana Abrantes, Juliana De
Grande e Cristiane iniciaram a aula entregando uma atividade com algumas
questões, para as quais os alunos teriam que acessar conhecimentos adquiridos até
o momento. Estas questões levaram os alunos a recordar conceitos como os de intertextualidade e
polifonia, bem como dos gêneros textuais, carta e diário.
Em seguida, as pibidianas trataram um pouco mais sobre os
conceitos de intertextualidade e hibridismo, destacando a mistura de discursos e
gêneros literários presentes na obra. Para tanto, destacaram a presença de
outros intertextos na obra, como a Bíblia, que pode ser encontrado tanto no
título da obra, pois remete aos sete pecados capitais, quanto na referência aos
dez mandamentos biblícos.
Também apontaram para a presença da obra de Machado de
Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas,
que pode ser notada logo na dedicatória do livro. Enquanto nesta obra o defunto
autor dedica suas memórias aos primeiros vermes que roeriam as frias carnes de
seu corpo, em Terra Papagalli Cosme
Fernandes dedica seu relato autobiográfico a seus dentes. Pode-se dizer ainda que
o livro em questão apresenta intertextualidade implícita, pelo fato de exibir em
sua estrutura narrativa elementos que se assemelham à escrita de Machado de
Assis, pela presença de capítulos curtos e a forte presença da ironia.
O poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, é um outro
exemplo de diálogo que Terra Papagalli
faz com outros textos. Sob viés da
paródia, o poema de Gonçalves Dias é colocado de “pernas para o ar”, uma vez
que o seu sentido ideológico é subvertido. Enquanto no poema romântico o eu
lírico exalta a sua terra natal, o Brasil, no poema escrito por Jácome Roiz e
transcrito por Cosme Fernandes, o eu lírico exalta a terra do exílio, a Terra
dos Papagaios.
Considerando que a intertextualidade foi o tema central
desta aula, ao término das atividades, as pibidianas solicitaram aos alunos,
como tarefa para casa, que eles pesquisassem em propagandas, revistas ou outros
textos, exemplos de intertextualidade, as quais serão trazidos e apresentados para
a classe no próximo encontro.
Alunos em grupos realizando as atividades propostas pelas Pibidianas.
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