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5ª Intervenção no dia 01/10/2014 no Colégio Estadual Monteiro Lobato



No dia primeiro de outubro de 2014, estivemos no Colégio Estadual Monteiro Lobato, na cidade de Cornélio Procópio – PR, onde demos continuidade à aplicação da sequência expândida do livro Terra Papagalli, dos autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, em sala do 2º A.
Neste dia, as pibidianas Juliana Abrantes, Juliana De Grande e Cristiane iniciaram a aula entregando uma atividade com algumas questões, para as quais os alunos teriam que acessar conhecimentos adquiridos até o momento. Estas questões levaram os alunos a recordar  conceitos como os de intertextualidade e polifonia, bem como dos gêneros textuais, carta e diário.
Em seguida, as pibidianas trataram um pouco mais sobre os conceitos de intertextualidade e hibridismo, destacando a mistura de discursos e gêneros literários presentes na obra. Para tanto, destacaram a presença de outros intertextos na obra, como a Bíblia, que pode ser encontrado tanto no título da obra, pois remete aos sete pecados capitais, quanto na referência aos dez mandamentos biblícos.
Também apontaram para a presença da obra de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, que pode ser notada logo na dedicatória do livro. Enquanto nesta obra o defunto autor dedica suas memórias aos primeiros vermes que roeriam as frias carnes de seu corpo, em Terra Papagalli Cosme Fernandes dedica seu relato autobiográfico a seus dentes. Pode-se dizer ainda que o livro em questão apresenta intertextualidade implícita, pelo fato de exibir em sua estrutura narrativa elementos que se assemelham à escrita de Machado de Assis, pela presença de capítulos curtos e a forte presença da ironia.  
O poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, é um outro exemplo de diálogo que Terra Papagalli faz com outros textos. Sob  viés da paródia, o poema de Gonçalves Dias é colocado de “pernas para o ar”, uma vez que o seu sentido ideológico é subvertido. Enquanto no poema romântico o eu lírico exalta a sua terra natal, o Brasil, no poema escrito por Jácome Roiz e transcrito por Cosme Fernandes, o eu lírico exalta a terra do exílio, a Terra dos Papagaios.


Considerando que a intertextualidade foi o tema central desta aula, ao término das atividades, as pibidianas solicitaram aos alunos, como tarefa para casa, que eles pesquisassem em propagandas, revistas ou outros textos, exemplos de intertextualidade, as quais serão trazidos e apresentados para a classe no próximo encontro.

                         Pibidianas falando sobre os intertextos presentes na obra Terra Papagalli.


                        Alunos em grupos realizando as atividades propostas pelas Pibidianas.



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