No
dia dezessete de setembro do corrente ano, estivemos novamente no Colégio
Estadual Monteiro Lobato em Cornélio Procópio-PR, para dar continuidade à
aplicação das atividades do PIBID, sob o viés do Letramento Literário.
Na
ocasião, as pibidianas Rayara Aparecida,
Vanessa Aline e Roberta Nogueira entregaram
aos alunos a produção escrita, elaborada no encontro anterior. Foi solicitado
que os alunos escrevessem uma carta sobre a visão que tinham sobre o Brasil.
Importante destacar que antes propriamente da produção do texto, o gênero
textual carta foi apresentado aos alunos. Antes de as bolsistas solicitarem a
reescrita da carta, selecionaram alguns textos para fazer análise linguística.
Em
seguida, os alunos foram questionados sobre os pontos mais interessantes da
obra que está sendo trabalhada, Terra
Papagalli. Neste momento, pudemos observar que a maioria dos alunos já
concluiu a leitura do livro.
Neste
encontro foram trabalhados os conceitos de intertextualidade
e polifonia. As pibidianas explicaram
os conceitos buscando exemplos na obra para que os alunos tivessem maior compreensão,
sobretudo a intertextualidade do livro com a Carta de Caminha. Além disso, os alunos fizeram uma atividade de
caça-palavras, em que deveriam procurar o significado de alguns termos
presentes na obra de Torero e Pimenta.
Por
fim, foi acordado com os alunos a leitura final da obra Terra Papagalli para a próxima aula.
Comentários
Postar um comentário