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Intervenção Colégio Monteiro Lobato- 11º encontro

No dia dezenove de Novembro de 2014, estivemos no Colégio Estadual Monteiro Lobato, na cidade de Cornélio Procópio – PR, onde está sendo desenvolvida a sequência expândida do livro Terra Papagalli, dos autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, em sala do 2º A.
Neste dia, os alunos foram levados a cumprir mais uma etapa da  sistematização da leitura literária proposta por Rido Cosson, a da Interpretação, que se subdivide em Histórica, Presentificadora, Crítica, Temática, Teórica, Estilística, Poética. Dentre as possibilidades, selecionou-se três: Histórica, Crítica e Temática. Para tanto, os alunos foram divididos em grupos.
O grupo que ficou responsável pela contextualização histórica realizou uma pesquisa sobre alguns aspectos históricos que estabelecem relações com a obra trabalhada, são eles: as grandes navegações, o descobrimento do Brasil, o processo de colonização e a relação entre os portugueses e os indígenas. Os alunos apresentaram os resultados da pesquisa e trouxeram algumas imagens que ilustram estes temas.
O grupo responsável pela contextualização crítica fez a leitura de dois ensaios críticos que tomaram o livro Terra papagalli como objeto de análise. São eles: “Terra papagalli e a revisão paródica da historiografia oficial brasileira”, escrito por Andressa Souza Amorim e orientado pela Profa. Dra. Vanderléia da Silva Oliveira (UENP/CCP), em projeto de Iniciação Científica; e “A releitura da narrativa histórica sob o ponto de vista do degredado”, de Mara Terezinha Santos, publicado nos Anais II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem. Os ensaios foram apresentados em forma oral, com o uso de slides.
O último grupo de alunos, que tratou da contextualização temática, estabeleceu relação entre as visões sobre  a mulher hoje e a apresentada pela obra; tratou sobre a poligamia  e sobre a sede pela ganância e pelo poder – discussões bastante presentes em Terra Papagalli. Sobre a poligamia, o grupo
mostrou que no Brasil esta prática é crime, não porém em outras culturas que aceitam que um homem tenha mais de uma mulher como esposa. Os alunos trouxeram imagens mostrando estas diferenças culturais; o que foi bastante interessante.
Logo após as apresentações, foi realizada a penúltima etapa da proposta de ensino da literatura de Rildo Cosson, a Segunda Interpretação, que tem por objetivo de fazer uma leitura aprofundada de alguns aspectos da obra, que poderá estar centrada sobre uma personagem, um tema, um traço estilístico, uma correspondência com enfoques contemporâneos, questões históricas e assim por diante (COSSON, 2014, p. 92). Tendo em vista que no decorrer das intervenções esta discussão permeou as atividades propostas, cada aluno fez um relato oral, tratando sobre suas impressões a respeito da obra lida, bem como realizamos um debate sobre a visão de Cosme Fernandes, sobre a Terra Papagalli, e a visão deles (alunos) sobre sua terra, o Brasil. Os alunos falaram sobre a diferença nos valores de antigamente e de hoje, dos costumes, das culturas, que são bem diferentes entre a Terra Papagalli, de Cosme Fernandes, e o Brasil que temos hoje.

Após a Segunda Interpretação, foi entregue aos alunos a última atividade de interpretação referente à obra trabalhada. Em seguida, as pibidianas realizaram a etapa final da sequência didática, a Expansão, deixando como indicação de leitura aos alunos o livro Macunaíma, de Mário de Andrade, que estabelece algumas relações com a obra lida.



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