No dia 15 de abril de 2015, a equipe do projeto
Pibid Português UENP- CCP, eixo Letramento Literário, reuniu-se para discussão
dos seguintes textos teóricos: Por que
estudar literatura?, de Vincent Jouve, e "A literatura e a formação do
homem", Antonio Candido. A mediação foi feita pela coordenadora do
projeto, professora Ana Paula F. N. Brandileone.
Essa discussão já havia sido iniciada em encontros
anteriores, porém como o grupo não estava completo, a discussão foi retomada.
No texto de Jouve, os pontos destacados foram:
*a
ausência de uma finalidade claramente estabelecida no texto literário;
*o caráter
em parte não dominável da criação, ou seja, o autor não tem total domínio sob
aquilo que escreve;
*a
liberdade na expressão, característica
essencial do texto literário, e que não é encontrada em nenhum outro gênero
textual;
*a
multiplicidade de conteúdos que um texto literário veicula, transmitidos seja intencionalmente
ou por acidente;
*para
entender uma obra de arte, é preciso examinar as complexas relações entre o que
é mostrado e o modo com que se mostra.
No que se refere ao ensaio “A literatura e a
formação do Homem”, os pontos a serem destacados são:
*a função
primordialmente humanizadora da literatura, ou seja, a capacidade que ela tem
de confirmar a humanidade do homem;
*em se
tratando da função psicológica, a literatura satisfaz a necessidade universal
de fantasia, contribuindo, assim, para a formação da personalidade;
*a
literatura atua como a vida, com as suas luzes e sombras, com seus altos e
baixos, e não segundo um manual de virtude e boa conduta; por isso, a sua
função formativa;
*a
literatura não corrompe nem edifica, mas traz livremente em si o que é chamado
de o bem e o mal; desta forma; humaniza porque faz viver;
*como
forma de conhecimento do mundo e do ser, a literatura pode atuar de forma
humanizadora ou alienadora, dependendo da representação trazida pelo texto
literário.
Ainda neste dia, houve um momento para divulgação e
inserção dos novos bolsistas neste blog.
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