Coordenadoras, prof supervisora e aluna pibid
Entre os dias 25 a 27 de maio de 2015, foi
realizado na UENP Campus Cornélio
Procópio o II Seminário de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea-
SELLITCON, um evento organizado pela Linha de Pesquisa Literatura, Cânone
Literário e Tessituras do Contemporâneo, do Grupo de Pesquisa CRELIT. Este
seminário é bienal, de caráter nacional, e tem como objetivo verificar periodicamente
a situação das pesquisas nas áreas de estudos literários e produção
contemporânea além de fomentar
troca de experiências com pesquisadores de outras IES e de Centros de Pesquisa
Os
integrantes do grupo PIBID, Eixo 1, voltado para o Letramento Literário,
realizaram três apresentações orais. Na comunicação intitulada O PAPEL DO
PROFESSOR COMO MEDIADOR DE LEITURA LITERÁRIA NO PIBID: PROPOSTAS DE ENSINO, as
professoras supervisoras do projeto, Ieda Pinhaz e Inês Cardin, discutiram as contribuições do Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) para a formação do professor como
mediador no processo de construção do letramento literário. Em A RECEPÇÃO
CRÍTICA DE TERRA PAPAGALLI NO ENSINO
MÉDIO, comunicação realizada pela professora supervisora, Inês Cardin, e pela
Profa. Dra. Ana Paula Brandileone, coordenadora do projeto, objetivou-se apresentar
como a obra literária em questão foi acolhida pelos alunos do 2º ano do Ensino
Médio, do Colégio Estadual “Monteiro Lobato”, levando em conta seu caráter
temático, contextual, motivacional e interacional. Representando os alunos
bolsistas, Ana Flávia Pinheiro apresentou o trabalho O PIBID E A FORMAÇÃO
INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA: CONSIDERAÇÕES SOBRE LETRAMENTO LITERÁRIO,
no qual foram apontadas algumas das
contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID/CAPES) na formação inicial do professor de Literatura, sob a perspectiva
das práticas de letramento literário executadas no âmbito do Projeto PIBID/Língua
Portuguesa e Literatura durante o ano de 2014.
Com estas apresentações foi possível não apenas divulgar as atividades do projeto, mas também a sua importância para os docentes em formação e para os docentes enquanto formação continuada
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