Supervisoras e pibidianos |
No dia 15 de julho de 2015, às 14h, no Centro de Letras Comunicação e
Artes, da UENP, Campus de Cornélio Procópio, foi realizado mais um encontro do
PIBID Português/Literatura, Eixo Letramento Literário. Este encontro foi dirigido pelas professoras
supervisoras do Eixo 1: Inês Cardin Bressan e Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias, no
qual foi amplamente discutida a primeira parte do livro “Letramento Literário -
teoria e prática”, de Rildo Cosson.
Cosson
inicia este livro contando a fábula de um imperador chinês que, em idade
avançada, deveria escolher um sucessor para o seu trono. Assim, escolheu dois
de seus filhos e um servo para que aprendessem todas as artes de governar com o
chinês mais sábio de seu reino. Porém, o primeiro sábio e os seguintes, escolhidos
para realizar a tarefa, se recusaram a executar o pedido alegando que teriam
que ensinar para a arrogância, a indiferença e a ignorância juntas, e que estas
eram as inimigas mais poderosas de qualquer educador. Esta fábula deu início as
discussões de nosso encontro, no qual falamos sobre como a arrogância, a
indiferença e a ignorância estão presentes no dia a dia das escolas atualmente
e como é difícil para o professora lidar com essas situações.
Foi
debatido, também, sobre os tipos de linguagem que utilizamos para nos expressar,
encaixando em uma dessas linguagens, a leitura e a escrita. Rildo mostra que a prática literária faz com que incorporemos em nós identidades
de outros sem renunciar a nossa própria; usando a linguagem para ser o outro,
romper os limites do espaço e do tempo de nossa experiência e ainda sermos nós
mesmos, e por esta razão, ele destaca que a leitura nunca é um ato solitário e
sim solidário. Outro ponto discutido, foi sobre o papel humanizador da
literatura e como a literatura deveria ser tratada no ambiente escolar.
Também
falamos sobre os equívocos que surgem com relação à leitura literária na sala
de aula. Como ressaltado por Cosson, no ambiente escolar a leitura literária,
sem mediação, não é suficiente para que ocorra um letramento, mas geralmente é
isto que se faz nas escolas. Uma das questões levantadas neste ponto do texto,
foi a falta de tempo que os professores tem para falar sobre literatura em sala
de aula, e a dificuldade de trazer obras literárias, como os cânones, para o trabalho
de letramento na escola.
Discutimos
ainda, a necessidade de trabalhar adequadamente, com textos literários em sala
de aula. Alguns pibidianos compartilharam suas experiências positivas e
negativas, da época em que eram alunos de ensino fundamental e médio, sobre o trabalho
de professores com letramento em sala de aula.
Por
fim, falamos sobre as três etapas do processo de leitura que guiam a proposta
de letramento literário, feita por Rildo Cosson. A antecipação, que são as
várias operações que o leitor executa antes de se aprofundar em um texto, a decifração,
que é a entrada no texto através das letras e das palavras, e a interpretação, a
criação do sentido do texto que deve sempre dialogar com o leitor, o autor e a
comunidade.
A seguir, algumas imagens deste encontro:
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