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ENCONTRO PIBID/LITERATURA - 8 DE JULHO DE 2015

          No oitavo dia do mês de julho de dois mil e quinzes, às 14:00 horas, no Centro de Letras-Comunicação e Artes, da UENP, de Cornélio Procópio, foi realizado mais um encontro do PIBID Português/Literatura, eixo Letramento Literário. O encontro foi conduzido pela coordenadora do Eixo 1, Profa. Dra. Ana Paula F. Nobile Brandileone junto com a Profa. Dra. Vanderléia da Silva Oliveira.
Neste encontro foram discutidas duas questões: primeiramente ocorreu discussão sobre as visitas às escolas da rede básica onde ocorrerão as intervenções, foram feitos apontamentos e observações em relação ao ambiente físico, direção, equipe pedagógica, secretaria e corpo discente. Concluiu-se que o momento de visita foi muito proveitoso e deixou boas expectativas sobre o desenvolvimento do projeto.
            Num segundo momento, foi realizada discussão sobre os dos dois primeiros capítulos da obra de Rildo Cosson, Letramento literário: teoria e prática. SP: Contexto, 2006, das páginas 09-43. Cosson propiciou a discussão e análise de questões vivenciadas na sala de aula por professores no dia a dia: Quais são as dificuldades encontradas na prática de leitura de textos literários? Como promover a leitura literária em sala de aula? Como formar alunos leitores? Como fazer para que alunos compreendam o que leem?
            Segundo o autor, a leitura de texto literário deve ser ensinada na escola, devemos compreender que o letramento literário é uma prática social e, como tal, responsabilidade da escola. A questão a ser enfrentada não é se a escola deve ou não escolarizar a literatura, como bem alerta Magda Soares, mas sim como fazer essa escolarização sem descaracterizá-la, sem transformá-la em um simulacro de si mesma que mais nega do que confirma seu poder de humanização (COSSON, 2009, p.23).

            Ao final do encontro, compreendeu-se que o processo de letramento literário deve ocorrer na escola. Não sendo possível que o aluno leia uma obra literária  apenas para produzir fichas e resumos, pois  a leitura é construída passo a passo e o processo exige que o professor seja o mediador para que haja proficiência da leitura literária.


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