ENCONTRO PIBID/LITERATURA - 8 DE JULHO DE 2015
No oitavo dia do mês de julho de dois mil e quinzes, às 14:00
horas, no Centro de Letras-Comunicação e Artes, da UENP, de Cornélio Procópio,
foi realizado mais um encontro do PIBID Português/Literatura, eixo Letramento
Literário. O encontro foi conduzido pela coordenadora do Eixo 1, Profa. Dra.
Ana Paula F. Nobile Brandileone junto com a Profa. Dra. Vanderléia da Silva Oliveira.
Neste encontro foram discutidas duas questões: primeiramente
ocorreu discussão sobre as visitas às escolas da rede básica onde ocorrerão as
intervenções, foram feitos apontamentos e observações em relação ao ambiente
físico, direção, equipe pedagógica, secretaria e corpo discente. Concluiu-se
que o momento de visita foi muito proveitoso e deixou boas expectativas sobre o
desenvolvimento do projeto.
Num segundo
momento, foi realizada discussão sobre os dos dois primeiros capítulos da obra
de Rildo Cosson, Letramento literário:
teoria e prática. SP: Contexto, 2006, das páginas 09-43. Cosson propiciou a
discussão e análise de questões vivenciadas na sala de aula por professores no
dia a dia: Quais são as dificuldades
encontradas na prática de leitura de textos literários? Como promover a leitura
literária em sala de aula? Como formar alunos leitores? Como fazer para que
alunos compreendam o que leem?
Segundo o
autor, a leitura de texto literário deve ser ensinada na escola, devemos
compreender que o letramento literário é uma prática social e, como tal,
responsabilidade da escola. A questão a ser enfrentada não é se a escola deve
ou não escolarizar a literatura, como bem alerta Magda Soares, mas sim como
fazer essa escolarização sem descaracterizá-la, sem transformá-la em um
simulacro de si mesma que mais nega do que confirma seu poder de humanização
(COSSON, 2009, p.23).
Ao final do
encontro, compreendeu-se que o processo de letramento literário deve ocorrer na
escola. Não sendo possível que o aluno leia uma obra literária apenas para produzir fichas e resumos, pois a leitura é construída passo a passo e o
processo exige que o professor seja o mediador para que haja proficiência da
leitura literária.
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