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ENCONTRO DIA 15 DE SETEMBRO – INÍCIO DA INTERVENÇÃO
No dia 15/09 realizamos a primeira intervenção, no Colégio Estadual Monteiro Lobato, dando início às atividades propostas pela sequência expandida, elaborada cuidadosamente, inclusive fazendo inúmeros ajustes para que o resultado seja satisfatório.
A aula foi ministrada por três dos nossos integrantes, sendo eles Fábio, Danívia e Letícia e os demais ficaram com a função de auxiliá-los e tirar as fotos para a postagem no Blog.
No início da aula a professora Inês Bressan explicou para os alunos do 2 º ano do Ensino Médio o projeto proposto e, em seguida, nos apresentamos. Demos, então, início à sequência com a leitura da epígrafe do romance Dois irmãos, a partir da qual os discentes tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e as expectativas em relação à sua leitura.
Em seguida, apresentamos a casa confeccionada de papel e E.V.A. que, em tamanho adequado, permitiu que todos a visualizassem. Considerando que o espaço da casa assume importante significado na obra, os alunos foram orientados a escolher um cômodo da casa que mais os agradava e escrever, em um papel cartão, que foi distribuído para cada um deles, o sentimento que este espaço transmitia para eles. Todos se levantaram e tiveram a oportunidade de colar seus sentimentos no cômodo da casa e explicar o porquê da escolha. Foi um momento de descontração, em que todos puderam se manifestar e interagir com os colegas. Vale destacar que a casa foi confeccionada pelo pibidiano Fábio (ver foto). 
Posteriormente, a sala foi dividida em grupos para a dramatização de um conflito familiar. Nós, pibidianos, ficamos surpresos e satisfeitos com o desempenho dos alunos e a criatividade que apresentaram. Embora tenha sido prevista na primeira versão da sequência, esta atividade foi retirada por entendermos que não teríamos tempo para desenvolvê-la. Entretanto, acabou sendo incluída, pois houve tempo suficiente.   

Concluímos a aula com a exploração da obra e seus elementos paratextuais, o que favoreceu o manuseio do livro. Em slides foram ainda apresentadas a biografia do autor e as possibilidades de contato com o autor via blog, facebook. Por fim, orientamos sobre o portfólio e a tarefa de casa, que tem por objetivo a leitura dos 4 primeiros capítulos do romace e a nomeação dos mesmos. 
As duas aulas foram muito produtivas, em que todos puderam participar, opinar e contribuir para que a leitura da obra seja agradável e significativa.
Ao término das aulas, reunimo-nos com a professora Inês Bressan para discutir a implementação do primeiro encontro com a turma, bem como afinar as atividades do próximo encontro.  

Abaixo fotos da nossa primeira intervenção











 

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