ENCONTRO DIA 15 DE SETEMBRO – INÍCIO DA INTERVENÇÃO
No dia 15/09 realizamos a
primeira intervenção, no Colégio Estadual Monteiro Lobato, dando início às
atividades propostas pela sequência expandida, elaborada cuidadosamente,
inclusive fazendo inúmeros ajustes para que o resultado seja satisfatório.
A aula foi ministrada por
três dos nossos integrantes, sendo eles Fábio, Danívia e Letícia e os demais
ficaram com a função de auxiliá-los e tirar as fotos para a postagem no Blog.
No início da aula a professora
Inês Bressan explicou para os alunos do 2 º ano do Ensino Médio o projeto
proposto e, em seguida, nos apresentamos. Demos, então, início à sequência com
a leitura da epígrafe do romance Dois
irmãos, a partir da qual os discentes tiveram a oportunidade de expor suas
opiniões e as expectativas em relação à sua leitura.
Em seguida, apresentamos a
casa confeccionada de papel e E.V.A. que, em tamanho adequado, permitiu que
todos a visualizassem. Considerando que o espaço da casa assume importante
significado na obra, os alunos foram orientados a escolher um cômodo da casa
que mais os agradava e escrever, em um papel cartão, que foi distribuído para
cada um deles, o sentimento que este espaço transmitia para eles. Todos se
levantaram e tiveram a oportunidade de colar seus sentimentos no cômodo da casa
e explicar o porquê da escolha. Foi um momento de descontração, em que todos
puderam se manifestar e interagir com os colegas. Vale destacar que a casa foi
confeccionada pelo pibidiano Fábio (ver foto).
Posteriormente, a sala foi
dividida em grupos para a dramatização de um conflito familiar. Nós,
pibidianos, ficamos surpresos e satisfeitos com o desempenho dos alunos e a
criatividade que apresentaram. Embora tenha sido prevista na primeira versão da
sequência, esta atividade foi retirada por entendermos que não teríamos tempo
para desenvolvê-la. Entretanto, acabou sendo incluída, pois houve tempo
suficiente.
Concluímos a aula com a
exploração da obra e seus elementos paratextuais, o que favoreceu o manuseio do
livro. Em slides foram ainda apresentadas a biografia do autor e as possibilidades de contato com o autor
via blog, facebook. Por fim, orientamos sobre o portfólio e a tarefa de casa,
que tem por objetivo a leitura dos 4 primeiros capítulos do romace e a nomeação
dos mesmos.
As duas aulas foram muito produtivas, em que todos puderam
participar, opinar e contribuir para que a leitura da obra seja agradável e
significativa.
Ao término das aulas, reunimo-nos com a professora Inês
Bressan para discutir a implementação do primeiro encontro com a turma, bem
como afinar as atividades do próximo encontro.
Abaixo fotos da nossa primeira intervenção
Comentários
Postar um comentário