Início da intervenção – Colégio Zulmira Marchesi da Silva
No
dia 15/09/2015 foi realizado o início da intervenção no Colégio Zulmira
Marchesi da Silva da sequência expandida elaborada a partir do romance A filha do Escritor, de Gustavo
Bernardo, para os alunos da 1ª. Série, sob a orientação da Professora Vanderléia
e supervisão da Profa. Ieda.
No
início da aula foi apresentado aos alunos um vídeo que retratava alguns
momentos de dois personagens famosos de telenovelas, Tarso, de Caminho das Índias, e Salvador, de Império, que sofriam de esquizofrenia,
para dar início aos debates com os alunos sobre o tema do romance que norteará
nossa sequência.
Após
o primeiro debate, os alunos assistiram ao vídeo “Sem Censura – Esquizofrenia”,
no qual a psicóloga Maria Beatriz Silva esclarece de forma objetiva o que são
doenças mentais e como lidar com as pessoas que sofrem de tais transtornos. Após
a exibição do vídeo, os alunos debateram sobre o que eles conheciam sobre este
tema e também foram apresentadas a eles algumas definições sobre os principais transtornos
mentais.
Depois
de apresentado o tema, passamos à apresentação do autor e da obra aos alunos.
Foi mostrada a biografia de Gustavo Bernardo, seus principais trabalhos como
escritor e também o site que ele mantém para contato com seus leitores. A obra
foi apresentada aos alunos, a partir da qual eles puderam perceber alguns
elementos que estarão presentes na história por meio da leitura da capa, da folha
de rosto, do título. E, a partir desta apresentação, os prazos de leitura foram
estabelecidos aos estudantes.
Os
alunos ainda puderam ir ao laboratório de informática e acessar o site de Gustavo Bernardo (http://www.gustavobernardo.com),
no qual eles encontraram diversas informações a respeito do livro A filha do Escritor, como também a
respeito do autor. Ainda, para concluir este contato inicial dos alunos com a
obra a ser trabalhada, o primeiro capítulo foi lido em sala para turma.
Consideramos
que esta primeira intervenção foi bem sucedida, pois os alunos participaram da
aula, se mostraram interessados e curiosos pela obra que irão ler e a aula
ocorreu como estava planejada.
Abaixo
algumas imagens da intervenção:
Comentários
Postar um comentário