SEGUNDA
INTERVENÇÃO NA ESCOLA MONTEIRO LOBATO
No dia 22 de setembro de
2015, nós, alunos do Pibid, Eixo 1, juntamente com a professora supervisora
Inês, e a coordenadora Ana Paula, realizamos mais uma intervenção, que vem
sendo concretizado no 2° ano
"B", do Colégio Estadual Monteiro Lobato.
Neste dia, o objetivo de
trabalho com os alunos foi discutir os primeiros 4 capítulos do livro Dois Irmãos, de Miltom Hatoum. A pibidiana
Ana Carolina fez alguns comentários sobre o livro questionando os alunos e induzindo-os
a relatarem suas primeiras impressões. Ainda a respeito do livro, os alunos
nomearam cada um dos capítulos; atividade que ficara como dever de casa da
semana anterior. Apenas alguns alunos participaram desta atividade, ainda assim
trouxeram ótimas nomeações, de modo que foi possível notar o interesse e
participação deles na atividade de leitura. Vale destacar que a falta de
leitura da maioria dos alunos se deu pelo fato de o livro ter chegado bem
próximo ao dia da segunda intervenção.
Em seguida, foi entregue aos
alunos a crônica "O caso da caneta de ouro", de Clarice Lispector,
que foi lida, em um primeiro momento, de forma
silenciosa pelos alunos e, depois, pela pibidiana Ana Carolina. Após a
leitura os alunos, questionados pelos pibidianos Rafael e Alini, apresentaram as
suas impressões de leitura sobre a crônica, mostrando sua relação com o livro.
Sobre a crônica surgiram diversos comentários: uns trataram sobre a diferença
de personalidade entre os irmãos, com diferentes modos de agir; outros sobre a relação
entre mãe e filho, mais próxima de um do que de outro, dentre outros.
Para instigar os alunos a
falarem, o pibidiano Rafael contou-lhes um pouco sobre sua relação com sua mãe
e com seus irmãos gêmeos. Dessa forma, os alunos se mostraram mais seguros em
contar como era a sua relação com seus irmãos e seus pais. Fechando a atividade
daquele dia, os pibidianos entregaram um questionário com seis perguntas sobre
a crônicas que os alunos deveriam responder para anexá-lo ao portfólio. Estas
questões trouxeram várias discussões, inclusive uma pequena polêmica tomou
conta do final da aula: alguns alunos achavam que a mãe, na crônica, mimava
mais o filho mais novo que o mais velho, enquanto outros achavam que cada filho
possuía uma personalidade e isso influenciava na relação com a mãe.
Enfim, os pibidianos
fecharam a aula do dia, lembrando outros capítulos do livro que deverão ser
lidos – da página 88 a 138. Vale ressaltar que tínhamos planejado a
apresentação do conceito de crônica, porém, por falta de tempo, será matéria de
discussão da próxima intervenção.
Após a aula, reunimo-nos em uma
sala do Colégio para discutirmos o segundo dia da intervenção e fazer os
ajustes necessários para a aula seguinte, que será no dia 29 de setembro de
2015.
Comentários
Postar um comentário