TERCEIRA INTERVENÇÃO: COLÉGIO
ZULMIRA MARCHESI DA SILVA
No dia 29
de setembro de 2015 foi realizada a terceira intervenção no Colégio Zulmira
Marchesi da Siva, equivalente ao segundo intervalo da sequência expandida elaborada a partir do
romance A filha do Escritor, de Gustavo Bernardo, para os alunos da
1ª Série do Ensino Médio, sob a orientação da Professora Vanderléia e
supervisão da Profa. Ieda.
No início da aula foi
explicado o que é um relatório (texto de natureza analítico-expositiva): quais
são suas características estruturais, qual é sua finalidade, em que contexto
circula, qual é o perfil de seus leitores e como é a linguagem utilizada na sua
elaboração. Em seguida, entregamos um modelo e foi solicitado aos alunos um
relatório (realizado em sala) no qual eles apresentassem suas impressões e
considerações sobre a palestra do professor e
psicólogo Bruno Hering.
Num segundo
momento foram realizados testes de checagem de leitura, mantendo-se o grupo que
foi dividido na semana anterior, ressaltando que na próxima semana será
realizada a última checagem de leitura e o grupo que obtiver mais pontos
ganhará a gincana, que teve como objetivo estimular a leitura da obra.
Após o teste
de checagem de leitura, explicamos o conceito de Intertextualidade, que se refere, basicamente, à influência de um
texto sobre outro. Na verdade, em diferentes graus, todo texto é um intertexto,
pois ao escrevermos estabelecemos um diálogo – às vezes inconsciente, às vezes
não – com tudo que já foi escrito; e Metalinguagem,
que é usada quando se deseja falar da própria linguagem usada na comunicação,
ou seja, quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código ou
linguagem.
Foram expostas
aos alunos outras obras que possuem intertexto e metalinguagem dentre elas, por
exemplo, “O alienista caçador de mutantes”,
que faz releitura da obra “O alienista”,
de Machado de Assis. Também foram explicados os diálogos que a obra “A filha do escritor” traça com outras
obras de Machado (Ressureição, Dom
Casmurro, O alienista). Na próxima semana será dada continuidade à sequência
com o trabalho do segundo intervalo referente à Intertextualidade e
Metalinguagem.
Após a aula,
foi realizada uma reunião entre as alunas pibidianas e a professora supervisora
Ieda, a fim de destacar os pontos positivos e negativos da intervenção e,
ainda, discutir a respeito da próxima etapa que ocorrerá em 06 de outubro.
Comentários
Postar um comentário