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QUINTA INTERVENÇÃO: COLÉGIO ZULMIRA MARCHESI DA SILVA

No dia 13 de outubro de 2015 foi realizada a quinta intervenção no Colégio Zulmira Marchesi da Siva, dando início ao terceiro intervalo da sequência expandida elaborada a partir do romance A filha do Escritor, de Gustavo Bernardo, para os alunos da 1ª Série B do Ensino Médio, sob a orientação da Profa. Vanderléia e supervisão da Profa. Ieda.
Iniciamos a aula com o último teste de verificação de leitura, com a dinâmica de perguntas e respostas sobre a obra A filha do escritor. A turma foi dividida em dois grupos para formularem as respostas de acordo com as questões feitas por nós. Cada grupo, alternadamente, escolheu um balão - as perguntas sobre a obra estavam dentro de bexigas - para ser estourado. Em seguida, a pergunta era lida por quem estourou o balão e foi respondida pelo grupo. Como foi dito em encontros anteriores, o grupo que acertasse mais questões ganharia um brinde.
Após a dinâmica, foi realizada a releitura do último capítulo da obra e, de forma sucinta, foi apresentado aos alunos o conceito de metalinguagem, a fim de que os alunos pudessem identificar a forma como o autor Gustavo Bernardo usa este recurso no livro A filha do escritor.
O poema “Ismália”, do poeta Alphonsus de Guimaraens, foi entregue aos alunos, para que pudéssemos discutir um dos temas principais: o da loucura. Após realizarmos juntamente com os alunos a análise do poema, algumas comparações entre o poema e a obra de Gustavo Bernardo foram estabelecidas.
Anteriormente já havíamos trabalhado o conceito de intertextualidade e, nesta aula, foi explorada de maneira mais detalhada a paródia, um tipo de intertextualidade bastante conhecida pelos alunos. Como atividade, solicitamos aos alunos a criação de uma paródia sobre algum elemento da obra de Gustavo Bernardo. Essa atividade não pode ser concluída em sala, sendo então encaminhada como atividade extraclasse para entrega no próximo encontro.
            Ao término da aula foi realizada uma reunião entre nós, alunas pibidianas, e a professora Ieda. Foram discutidos alguns aspectos da aula dada e feitos alguns ajustes para o próximo encontro (20/10).

            Abaixo algumas imagens desta intervenção: 











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