No dia 13 de outubro de 2015 foi realizada a quinta
intervenção no Colégio Zulmira Marchesi da Siva, dando início ao terceiro
intervalo da sequência expandida elaborada a partir do
romance A filha do Escritor, de Gustavo Bernardo, para os alunos da
1ª Série B do Ensino Médio, sob a orientação da Profa. Vanderléia e supervisão
da Profa. Ieda.
Iniciamos a aula com o último teste de verificação
de leitura, com a dinâmica de perguntas e respostas sobre a obra A filha do
escritor. A
turma foi dividida em dois grupos para formularem as respostas de acordo com as
questões feitas por nós. Cada grupo, alternadamente, escolheu um balão - as perguntas sobre
a obra estavam dentro de bexigas - para ser estourado. Em seguida, a pergunta era
lida por quem estourou o balão e foi respondida pelo grupo. Como foi dito em
encontros anteriores, o grupo que acertasse mais questões ganharia um brinde.
Após a dinâmica, foi realizada a releitura do último
capítulo da obra e, de forma sucinta, foi apresentado
aos alunos o conceito de metalinguagem, a fim de que os alunos pudessem
identificar a forma como o autor Gustavo Bernardo usa este recurso no livro A filha do escritor.
O poema
“Ismália”, do poeta Alphonsus de Guimaraens, foi entregue aos alunos, para que
pudéssemos discutir um dos temas principais: o da loucura. Após realizarmos
juntamente com os alunos a análise do poema, algumas comparações entre o poema
e a obra de Gustavo Bernardo foram estabelecidas.
Anteriormente já havíamos trabalhado o conceito de
intertextualidade e, nesta aula, foi explorada de maneira mais detalhada a
paródia, um tipo de intertextualidade bastante conhecida pelos alunos. Como
atividade, solicitamos aos alunos a criação de uma paródia sobre algum elemento
da obra de Gustavo Bernardo. Essa atividade não pode ser concluída em sala,
sendo então encaminhada como atividade extraclasse para entrega no próximo
encontro.
Ao término da aula foi realizada uma reunião entre nós, alunas pibidianas, e a
professora Ieda. Foram discutidos alguns aspectos da aula dada e feitos alguns
ajustes para o próximo encontro (20/10).
Abaixo algumas imagens desta
intervenção:
Comentários
Postar um comentário