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TERCEIRA INTERVENÇÃO: COLÉGIO MONTEIRO LOBATO

No dia 29 de setembro de 2015, nós, alunos do Pibid, eixo 1, juntamente com a professora supervisora Inês, e a orientadora Ana Paula, praticamos mais uma etapa da intervenção que vem sendo realizada no 2° ano "B", do Colégio Estadual Monteiro Lobato.
Neste dia, o objetivo da aula era o de discussão das páginas 88 até 132 do romance Dois irmãos. O início da aula baseou-se na explicação do conceito de crônica, que não havia sido discutido na aula passada, pois devido à falta de tempo não foi possível concluir a atividade. A pibidiana Alini entregou um impresso com o conceito que foi lido e explicado aos alunos pelo pibidiano Rafael.
Em seguida, iniciamos a aula verificando a leitura dos alunos por meio de um quiz composto por 17 perguntas objetivas. Para isso, dividimos a sala em dois grupos, sendo que o de número dois foi o vencedor e, como recompensa, entregamos um pirulito para cada aluno. Para manter uma igualdade, o grupo que não ganhou, recebeu balas. Após o quiz, a pibidiana Letícia, com a apresentação de slides, abordou o tema "gêmeos", mostrando aos alunos a rivalidade entre irmãos existente nas novelas Paraíso Tropical, Viver a vida, e Usurpadora, e, também, apresentou a história bíblica de Caim e Abel e dos irmãos Rômulo e Remo.

A pibidiana Danivia explicou o conceito de intertextualidade e polifonia, seguida de uma breve discussão desses dois conceitos que podem ser aplicados à estrutura composicional do romance. Para finalizar, dividimos a sala em grupos (formados por filas) e entregamos 4 palavras com o mesmo sufixo, as quais deveriam ser organizadas para se formar um verso contendo rima. Informamos, também, o link de nosso blog, para que os alunos pudessem acessá-lo. Por fim, recomendamos que concluíssem a leitura do livro. Ao término da aula, nos reunimos numa sala à parte para discutirmos com a supervisora o que seria realizado na próxima aula (06/10).










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