TERCEIRA
INTERVENÇÃO: COLÉGIO MONTEIRO LOBATO
No dia 29 de setembro de
2015, nós, alunos do Pibid, eixo 1, juntamente com a professora supervisora
Inês, e a orientadora Ana Paula, praticamos mais uma etapa da intervenção que
vem sendo realizada no 2° ano "B", do Colégio Estadual Monteiro
Lobato.
Neste dia, o objetivo da
aula era o de discussão das páginas 88 até 132 do romance Dois irmãos. O início da aula baseou-se na explicação do conceito
de crônica, que não havia sido discutido na aula passada, pois devido à falta
de tempo não foi possível concluir a atividade. A pibidiana Alini entregou um
impresso com o conceito que foi lido e explicado aos alunos pelo pibidiano
Rafael.
Em seguida, iniciamos a aula
verificando a leitura dos alunos por meio de um quiz composto por 17 perguntas
objetivas. Para isso, dividimos a sala em dois grupos, sendo que o de número
dois foi o vencedor e, como recompensa, entregamos um pirulito para cada aluno.
Para manter uma igualdade, o grupo que não ganhou, recebeu balas. Após o quiz,
a pibidiana Letícia, com a apresentação de slides, abordou o tema
"gêmeos", mostrando aos alunos a rivalidade entre irmãos existente
nas novelas Paraíso Tropical, Viver a vida, e Usurpadora, e, também, apresentou a história bíblica de Caim e Abel
e dos irmãos Rômulo e Remo.
A pibidiana Danivia explicou
o conceito de intertextualidade e polifonia, seguida de uma breve discussão
desses dois conceitos que podem ser aplicados à estrutura composicional do
romance. Para finalizar, dividimos a sala em grupos (formados por filas) e
entregamos 4 palavras com o mesmo sufixo, as quais deveriam ser organizadas
para se formar um verso contendo rima. Informamos, também, o link de nosso
blog, para que os alunos pudessem acessá-lo. Por fim, recomendamos que concluíssem
a leitura do livro. Ao término da aula, nos reunimos numa sala à parte para
discutirmos com a supervisora o que seria realizado na próxima aula (06/10).
Comentários
Postar um comentário