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DÉCIMA INTERVENÇÃO - Colégio Monteiro Lobato

No dia 17 de novembro, nós, graduandos do curso de Letras da UENP e bolsistas do PIBID, demos continuidade a uma das etapas da Sequência Expandida, que são as Contextualizações. No início da aula cada grupo responsável por apresentar uma Contextualização foi separado juntamente com cada pibidiano, orientador da atividade, para os últimos ajustes.
 O grupo da Contextualização Presentificadora, no qual a pibidiana responsável por auxiliá-los foi Alini, acompanhou-os a uma área externa para verificar como tinha sido o desenvolvimento para a apresentação daquela manhã e pediu para que os alunos exibissem uma pequena amostra do que apresentariam para os demais colegas. O pibidiano Rafael acompanhou seu grupo, que era responsável pela Contextualização Crítica, até a biblioteca para também verificar como eles haviam se organizado e fazer alguns ajustes, caso fossem necessários. A pibidiana Carol permaneceu na sala de aula com seu grupo, que era responsável pela Contextualização Temática, para também orientá-los quanto à apresentação.
Após todos os grupos se organizarem iniciaram-se as apresentações. O primeiro grupo a apresentar foi o da Contextualização Presentificadora, no qual os alunos mostraram os novos arranjos familiares. Vale salientar que, de acordo com Cosson, a Presentificadora é a Contextualização que busca a correspondência da obra lida com o presente da leitura. A obra Dois irmãos, de Miltom Hatoum, conta a história de uma família libanesa. A fim de expor os diversos arranjos familiares, os alunos usaram cartazes e também dramatizaram as relações familiares.
O segundo grupo foi o da Contextualização Crítica. Segundo Cosson, a Contextualização Crítica trata da recepção do texto literário, ou seja, é uma análise de leituras críticas da obra em discussão, que tem como objetivo contribuir para a ampliação do horizonte de leitura da turma. Desse modo, os alunos desse grupo leram os dois primeiros capítulos da dissertação de Mestrado de Selma R. Mascagna, intitulada Rastros de uma origem: espaço, tempo e subjetividade na obra Dois Irmãos, de Milton Hatoum, defendida na Universidade de São Paulo, em 2015. O capítulo 1, “Dois Irmãos na obra de Milton Hatoum”, trata da relação entre Dois Irmãos e as demais obras do autor – Relato de um certo Oriente (1989), Cinzas do Norte (2005) e Órfãos do Eldorado (2008). Já o capítulo 2, “Espaço de Dois Irmãos”, expõe a relação do espaço da casa com cada um dos personagens: Halim, Zana, Nael, Yaqub, Omar e Domingas.
A última apresentação foi da Contextualização Temática, que como o próprio nome sugere, trabalha com os temas abordados na obra. O tema apresentado pelos alunos foi a cultura e os costumes dos libaneses, visto que o livro Dois irmãos  conta a história de uma família de libaneses que migraram para o Brasil, mais especificamente para Manaus. Os alunos fizeram cartazes sobre os costumes e a cultura libanesa – como a religião, o lugar ocupado pela mulher na sociedade,  a alimentação - e também levaram uma menina da escola que é filha de libaneses e que já esteve no Líbano por 3 meses, para falar um pouco mais sobre a cultura de seu povo e para responder a perguntas. Vale ressaltar que na apresentação desse grupo um aluno que, em outra ocasião não conseguira se expor diante da turma, desta vez não se abateu. Por isso, nós, pibidianos, a professora supervisora e a professora coordenadora, bem como seus colegas de classe, ficamos muito contentes com a superação desse aluno.

O que fica deste dia de intervenção é que os alunos envolveram-se com a atividade proposta, empenhando-se na elaboração e na apresentação de cada Contextulização. Por fim, como de costume, reunimo-nos em uma sala para planejar a próxima intervenção.   
Abaixo as fotos dessa intervenção














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