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DÉCIMA PRIMEIRA INTERVENÇÃO

No dia 24 de novembro de 2015, os alunos do PIBID, eixo 1, Letramento Literário, juntamente com a professora supervisora Inês Bressan, e a professora coordenadora Ana Paula, desenvolvemos a última etapa da intervenção que vem sendo realizada no 2º ano “B”, do Colégio Estadual Monteiro Lobato.
A aula iniciou-se com a presença de 3 grupos de gêmeos, estudantes do Colégio, sendo 2 grupos de meninas e 1 de menino, para que a eles fossem feitas perguntas (também) curiosidades sobre com é ser e/ou ter irmão gêmeo. Vale lembrar que esta atividade foi elaborada devido à obra Dois Irmãos contar a história dos irmãos gêmeos Yakub e Omar.
A atividade ocorreu satisfatoriamente, já que todos participaram de maneira descontraída. Após a conversa, expusemos a última etapa da intervenção, a Expansão, que visa destacar a possibilidade de diálogo que toda obra articula com textos que a precederam ou que lhes são contemporâneos ou posteriores. Utilizamos como exemplo, o livro Esaú e Jacó, de Machado de Assis, apresentando o diálogo que ela estabelece com o romance Dois Irmãos, já que ambas tratam de conflitos entre irmãos gêmeos.
Em seguida, foi entregue um questionário para os alunos, a fim de tomarmos ciência sobre a recepção do Projeto e da obra junto a eles. Ao término da aula, reunimo-nos em uma sala do colégio juntamente com alguns alunos do 2°ano B para uma entrevista com o autor Milton Hatoum via telefone.

Hatoum mostrou-se muito gentil, educado, e respondeu prontamente todas as perguntas, previamente elaboradas pelos alunos e pelos bolsistas. Logo após, acertamos alguns ajustes para o dia 01/12, data em que ocorrerá o encerramento do projeto.








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