DÉCIMA
PRIMEIRA INTERVENÇÃO
No dia 24 de novembro de
2015, os alunos do PIBID, eixo 1, Letramento Literário, juntamente com a
professora supervisora Inês Bressan, e a professora coordenadora Ana Paula,
desenvolvemos a última etapa da intervenção que vem sendo realizada no 2º ano
“B”, do Colégio Estadual Monteiro Lobato.
A aula iniciou-se com a
presença de 3 grupos de gêmeos, estudantes do Colégio, sendo 2 grupos de
meninas e 1 de menino, para que a eles fossem feitas perguntas (também)
curiosidades sobre com é ser e/ou ter irmão gêmeo. Vale lembrar que esta atividade
foi elaborada devido à obra Dois Irmãos contar a história dos irmãos gêmeos Yakub e
Omar.
A atividade ocorreu satisfatoriamente,
já que todos participaram de maneira descontraída. Após a conversa, expusemos a
última etapa da intervenção, a Expansão, que visa destacar a possibilidade de
diálogo que toda obra articula com textos que a precederam ou que lhes são
contemporâneos ou posteriores. Utilizamos como exemplo, o livro Esaú e Jacó, de Machado de Assis, apresentando
o diálogo que ela estabelece com o romance Dois
Irmãos, já que ambas tratam de conflitos entre irmãos gêmeos.
Em seguida, foi entregue um
questionário para os alunos, a fim de tomarmos ciência sobre a recepção do
Projeto e da obra junto a eles. Ao término da aula, reunimo-nos em uma sala do
colégio juntamente com alguns alunos do 2°ano B para uma entrevista com o autor
Milton Hatoum via telefone.
Hatoum mostrou-se muito gentil, educado, e
respondeu prontamente todas as perguntas, previamente elaboradas pelos alunos e
pelos bolsistas. Logo após, acertamos alguns ajustes para o dia 01/12, data em
que ocorrerá o encerramento do projeto.
Comentários
Postar um comentário