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NONA INTERVENÇÃO: COLÉGIO MONTEIRO LOBATO

No dia 10 de novembro de 2015, os alunos do PIBID, eixo 1, Letramento Literário, juntamente com a professora supervisora Inês Bressan, e a professora coordenadora Ana Paula, desenvolveram mais uma etapa da intervenção que vem sendo realizada no 2º ano “B”, do Colégio Estadual Monteiro Lobato. 
 Ao longo da primeira aula, demos continuidade às apresentações do 3º intervalo com os dois grupos que faltavam: um deles, a respeito da simbologia do espelho, no qual os alunos deveriam pesquisar, nas diversas culturas, o símbolo do espelho, bem como a ideia do espelho como reflexo da alma humana. O outro grupo deveria produzir um vídeo o qual desse conta de discutir a construção da identidade, tendo em vista a perspectiva do “eu” versus “o outro”. Vale destacar que ambas as atividades tiveram como mote a discussão do conto “O espelho”, de Machado de Assis, selecionado para dialogar com a obra Dois irmãos. 
Ambas as apresentações foram muito bem elaboradas e tiveram um caráter bastante dinâmico. O primeiro grupo, além de apresentar o símbolo do espelho para as diversas civilizações, também trouxe um vídeo clip musical, cuja temática era a relação do espelho com a alma humana e sua simbologia. Objetivou-se, com isso, demonstrar aos demais alunos que o espelho reflete o que existe no coração e na consciência de cada umNo final da apresentação, os membros do grupo realizaram uma dinâmica em que cada aluno deveria olhar para dentro de uma caixa que, por sua vez, continha um espelho. O objetivo era que cada um visse o reflexo do próprio rosto e refletisse a respeito de si mesmo.  O outro grupo apresentou o vídeo “Os Barbixas” e um vídeo produzido pelos próprios alunos. Pode-se perceber que os alunos participaram efetivamente de cada etapa, demonstrando grande interesse pelos temas tratados.  
Após as apresentações dos grupos, os pibidianos Letícia, Fábio e Danívia deram continuidade à etapa da Primeira Interpretação, explicando aos alunos não apenas o conceito do gênero textual artigo de opinião, mas também analisando um texto. O objetivo é que os alunos elaborem um artigo de opinião a respeito da leitura do romance Dois irmãos, que deverá ser entregue na próxima aula. 
 Em seguida, foi dado início a mais uma etapa da proposta metodológica de Cosson, as Contextualizações. Para tanto, os alunos foram divididos em três grupos, e os pibidianos Alini, Carol e Rafael ficaram responsáveis por orientá-los a produzir materiais e prepará-los para as apresentações, que serão expostas na próxima semana, dia 17/11. primeiro grupo, orientada pela pibidiana Alini, orientará os alunos a pesquisar e confeccionar cartazes sobre os novos arranjos familiares, os quais serão expostos para a sala e depois afixados nos murais do colégio; atividade que se insere na Contextualização Presentificadora.  O pibidiano Rafael, responsável pelo segundo grupo, oferecerá aos alunos um texto crítico sobre a obra Dois Irmãos, que será apresentado pelos alunos – Contextualização Crítica. No terceiro grupo, a pibidiana Carol direcionará os alunos a pesquisar sobre as tradições e costumes de famílias libanesas; Contextualização Temática. É importante lembrar que todas as atividades dialogam, de alguma forma, com o romance de Milton Hatoum. 
Depois da aula, reunimo-nos em uma sala à parte para discutirmos e planejarmos sobre como trabalharemos na próxima aula.
Abaixo seguem as fotos da intervenção











rabalharemos na próxima aula. 

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