PARTICIPAÇÃO DO PIBID/EIXO 1 NO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DA REDE PARANAENSE DE LEITURA E II CONGRESSO INTERNACIONAL DO GRUPO DE LEITURA E LITERATURA NA ESCOLA
Entre os
dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2015, foi realizado na Universidade Estadual de
Maringá o I Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e
Juvenil da Rede Paranaense de Leitura e II Congresso
Internacional do Grupo de Leitura e Literatura na Escola.
Integrantes do grupo PIBID, Eixo 1, voltado
para o Letramento Literário, realizaram apresentações orais. No Simpósio
intitulado LITERATURA E
ENSINO: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO MÉDIO, a coordenadora do subprojeto,
Profa. Dra Ana Paula F. Nobile Brandileone, e Inês Cardim Bressan, professora
supervisora do Colégio Estadual Monteiro Lobato, apresentaram a comunicação “Letramento
Literário no Ensino Médio: uma proposta de sequência expandida de
leitura da obra Dois irmãos, de Milton
Hatoum”, cujas atividades foram implementadas para alunos do 2º ano do Ensino
Médio, na Escola Estadual Monteiro Lobato, município de Cornélio Procópio. No
mesmo Simpósio, as graduandas Alini Francielli Jussiani e Ana Carolina Castro,
e Inês Cardim Bressan apresentaram o trabalho
“O impacto do PIBID na
formação inicial do professor de literatura:
uma proposta de sequência expandida de leitura da obra Dois irmãos, de Milton Hatoum”, a fim
de ressaltar a importância das atividades do subprojeto LETRAMENTOS NA ESCOLA:
PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL e desenvolvido na Universidade Estadual
do Norte do Paraná (UENP – campus de Cornélio Procópio), na formação inicial
dos licenciandos que, pela vivência com as
comunidades escolares sob a supervisão de professores da escola pública que
integram o Programa, têm a possibilidade de refletir sobre o agir docente e
sobre o processo de ensino-aprendizagem da língua, sobretudo, pelo viés do
letramento literário, bem como de articular teoria e prática.
Já no Simpósio intitulado EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, a colaboradora do subprojeto, Profa. Dra Vanderléia da Silva Oliveira, e as graduandas Caroline Helena dos Santos e Ágila Nunes de Araújo, apresentaram a comunicação oral “A metaficção na obra A filha do escritor, de Gustavo Bernardo, e as perspectivas de abordagem em sala de aula”, cujo objetivo era apresentar uma análise sobre alguns aspectos composicionais do romance em questão, selecionada como corpus básico para elaboração e execução de uma sequência didática de leitura literária, com base na Sequência Expandida proposta por Cosson (2006). Ainda no mesmo Simpósio a professora supervisora da Escola Estadual Zulmira Marchesi, Ieda Maria Sorgi Pinhaz, e a pibidiana Ana Flávia Pinheiro apresentaram o trabalho “Sequência Didática da obra A filha do escritor: por uma prática de leitura literária”, a fim de expor uma proposta de leitura do livro de Gustavo Bernardo, cujas ações voltaram-se para o fomento da leitura e o estímulo à prática de produção de gêneros textuais.
Comentários
Postar um comentário