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GRUPO DE ESTUDOS - 10 DE MAIO DE 2016

No dia 10 de maio, a equipe do eixo 1: Letramento Literário, do PIBID, se reuniu na UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná - para realizar um encontro para estudo de textos teóricos. Neste dia a professora  Vanderléia iniciou informando aos integrantes do grupo sobre o futuro de nosso projeto, considerando-se a nova Proposta do Governo Federal. Posteriormente, discutiu-se o roteiro para a visita às Escolas Estaduais nas quais as intervenções serão realizadas.
A professora Vanderléia explicou cada item do roteiro e também deu instruções para o dia da visita. Após definidas as finalidades das visitas às escolas, foi iniciada a  discussão do texto “O direito à Literatura”, de Antonio Candido. Vale ressaltar que antes de iniciar a discussão a professora fez uma apresentação sobre a relevância do papel de  Antonio Candido,  enfatizando-se o valor de sua produção como critico literário.
Antonio Candido em “O direito à Literatura” trata do direito que o indivíduo tem em ter acesso à Literatura, sendo ela um bem incompressível (necessário). Segundo o autor, (a arte e a literatura) [...]  só poderão ser consideradas bens incompressíveis segundo uma organização justa da sociedade se corresponderem às necessidades profundas do ser humano, às necessidades que não podem deixar de ser satisfeitas sob pena de desorganização pessoal, ou pelo menos de frustração mutiladora (CANDIDO, 1995, p. 241).
Na citação acima Candido discorre que a arte e a literatura só podem ser consideradas bens incompressíveis se corresponderem às principais necessidades do individuo. Dessa forma, cabe refletir a respeito da importância da literatura para nossa vida.
Finalizada a discussão com o foco no texto teórico, cada integrante do grupo comentou  sobre seus gostos de leitura. Interessante observar que surgiram variados tipos de gosto, partindo do gosto pela literatura infantil e juvenil, passando por romances, best-sellers e até mesmo ficção cientifica.

Terminadas as discussões, iniciamos uma leitura compartilhada do texto que será discutido na semana seguinte a das visitas às escolas.







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