GRUPO DE ESTUDOS
No dia 03
de maio de 2016, os integrantes do projeto Programa Institucional de Iniciação à
Docência – PIBID – Português/Literatura, reuniram-se no Centro de Centras
Comunicação e Artes – CLCA, sob a coordenação da Prof. Dra. Ana Paula Franco N.
Brandileone, e as supervisoras Ieda e Paula, para discussão do texto: A formação do professor de literatura – uma
reflexão interessada, de Rildo Cosson.
O texto
foi discutido segundo as divisões feitas por Cosson em seu artigo. No primeiro
tópico o autor discute sobre o professor de literatura, dividindo entre
professor de literatura do Ensino Superior e o professor de literatura do
Ensino Médio. Cosson traz à tona a problemática em torno do ensino de
literatura, pois, na universidade, o professor assume um papel de pesquisador,
já no ensino médio, devido à distribuição de aulas, carga horária, má formação
inicial, o ensino de literatura é abordado de modo fragmentado e histórico, não
havendo, assim, favorecimento ao letramento literário e à formação do leitor.
No segundo tópico o autor fala sobre a
formação do professor de literatura e afirma que “[...] a formação do
licenciado em Letras está longe de ser satisfatória para que ele possa atuar no
ensino superior. Nem mesmo no ensino básico” (COSSON, p. 14). O autor afirma que falta formação pedagógica ao
longo do curso de Letras e faz vários
questionamentos em torno da formação do professor de literatura, o que, para
nós, futuros docentes, são questionamentos importantíssimos.
No
terceiro tópico Cosson traz reflexões sobre a atuação do professor de
literatura, e diz que as aulas do professor de literatura no Ensino Superior é
torneada basicamente por teorias, história e crítica literária. Já no Ensino
Médio há o desinteresse por parte do aluno, e retorna-se aquela questão de
conciliar a leitura do texto literário mais o ensino das escolas literárias. O
autor ainda traz reflexões sobre o professor de literatura dos anos iniciais
finais do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.
Por
último, após várias reflexões em torno da formação do professor e ensino de
literatura, Cosson apresenta considerações sobre esta formação e registra que “[...]
além de leitor literário, devemos esperar do professor de literatura de
qualquer formação que seja um educador” (p. 21). Ao final da discussão,
também foram estabelecidas relações entre as ideias de Cosson e os conceitos de
Antonio Candido quanto à função humanizadora da Literatura.
Referência:
COSSON, Rildo.
A formação do professor de literatura – uma reflexão interessada. In: PINHEIRO,
Alexandra Santos; RAMOS, Flávio Broccheto (orgs). Literatura e formação continuada de professores: desafios da
prática educativa. Campinas: Mercado das Letras, 2013. p.11-26.
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