ENCONTRO DE ESTUDO
EIXO 1 – LETRAMENTO LITERÁRIO
No dia 31 de maio 2016, a equipe do Eixo 1, Letramento
Literário, reuniu-se na UENP –
Universidade Estadual do Norte do Paraná -, sala C6, para realizar mais um encontro
de estudo. Conduzido pela professora Dra. Ana Paula Franco N. Brandileone,
o encontro teve início com a discussão sobre a visita para reconhecimento do
contexto educacional das escolas estaduais Zulmira Marchesi e Major João Carlos
de Faria, nas quais serão realizadas as intervenções no segundo semestre. Cada
um dos grupos, definido pela escola onde se dará a intervenção, apresentou as
suas considerações a respeito da escola visitada, a partir de relatório
previamente encaminhado.
Em seguida, passou-se à discussão do texto de Vicente Jouve, “A
significação Artística”, capítulo retirado do livro Por que estudar literatura?, e da crônica de Fernando Sabino,
“Notícia de Jornal”. O texto de Jouve trata da especificidade do sentido
artístico, sendo que o autor apresenta “[...] três das principais características
do sentido literário: ele é diverso; ele não é inteiramente conceitualizado,
ele ilumina dimensões do humano” (JOUVE,2012, p.84). A partir do estudo do
texto foram discutidos os conceitos de “sinal” e de “sintoma” do texto
literário: “Considerar o texto como sinal
é partir do princípio de que um autor exprime intencionalmente determinado
número de coisas pelo seu texto. Considerá-lo como sintoma é identificar o que ele significa – para além de todo
designo intencional – enquanto artefato produzido em determinada época e sob
certas condições” (2012, p.85).
A professora Ana Paula explicou muito bem os textos e a sua intervenção,
ao trazer “Notícia de jornal” para articular com o texto de Jouve, foi de
grande relevância, pois o texto traz como recursos estilísticos a repetição, seja
pela reiteração do conteúdo semântico ou pela repetição de vocábulos, sendo
possível inferir que as mesmas são intencionais, sendo, portanto, um sinal,
mas, ao mesmo tempo, pode ser consideradas como sintoma, já que a crônica ainda
se vale do recurso da ironia e a subjetividade é acionada para a construção de
sentido do texto.
Referência:
JOUVE,Vincent. Porque estudar
literatura?Trad. Marcos Magro, Marcos Marciolino.São Paulo:Parábola,2012.
SABINO,Fernando. Melhores
Crônicas. Rio de Janeiro: Record,1986.
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