ENCONTRO DE ESTUDOS
EIXO 1 – LETRAMENTO LITERÁRIO
No dia 14 de junho de 2016, na
universidade Estadual do Norte do Paraná, sala C4, ocorreu encontro de estudos
dos bolsistas do PIBID, Eixo 1, do subprojeto Língua Portuguesa/Literatura, sob
a orientação da professora Ana Paula, que priorizou a análise e discussão do
capítulo “Necessidade de Metodologia”, incluído no livro Literatura - a formação do leitor alternativas metodológicas
organizado por Vera Teixeira Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993).
Inicialmente, a professora
tratou das obras que poderão ser selecionadas para elaboração da sequência
didática, que será implementada possivelmente em setembro nas escolas, Major e
Zulmira. Em seguida, discorreu-se a respeito da participação do grupo em
eventos científicos no segundo semestre.
Posteriormente, seguiu-se à
análise do texto teórico selecionado que, dentre outros aspectos, trata da
precariedade do ensino da literatura nas escolas, pois apesar do agente
educacional almejar a formação de leitores, há uma dissonância entre os
objetivos educacionais de ensino definidos e sua prática.
Segundo as autoras, o que se
nota é o distanciamento do estudante do texto literário, aspecto gerado pelos
modos de atuação do professor que se vale preferencialmente do manual didático
como material que, não raro, exalta discursos autoritários e esquemas fixos em
textos fragmentados, que desvalorizam a experiência estética da obra. Além
disso, as autoras ressaltam a falta de metodologia e estratégias para incitar a
reflexão crítica reforçando práticas consagradas as quais valorizam exercícios
gramaticais ou linguísticos.
Após apontar os motivos que
levam o aluno ao afastamento do texto literário, as autoras enfatizam a
necessidade da adoção de um método para combater as contradições no ensino
literário, vez que levaria a uma sistematização dos procedimentos didáticos:
Esse princípio norteador das
experiências educativas seria a espinha dorsal de um método, o qual se resume
em um conjunto de atividades com um nexo sistemático entre si. Esse nexo seria
dado pela intenção fundamental que é buscada pelas agências educativas (1993,
p.41)
Desse modo, a metodologia
serve de suporte para a prática escolar, delimitando uma finalidade para o ato
de aprender. Segundo as autoras, a adoção de um método de ensino para a
literatura depende do posicionamento do professor quanto ao aluno que tem em
frente, isto é, depende do leitor que a escola quer formar, as habilidades e
capacidades a serem desenvolvidas.
Em função da percepção de que
a sociedade e os indivíduos não são singulares e estáticos e sendo a literatura
um importante lugar de representação do intelecto humano, aderir a um método
não representa uma camisa-de-força para o ensino-aprendizagem da literatura. O
que importa, segundo as autoras, é que o “[...] método estruture os
procedimentos didáticos sempre a partir de expectativas efetivas e apenas
assinale rotas para que tais expectativas sejam atendidas e ampliadas” (1993,
p.42).
As estudiosas ainda afirmam
que a seleção da obra a ser trabalhada em sala de aula exige consonância com a
realidade do leitor. Por isso, o professor deve atender às suas expectativas
mais imediatas e, posteriormente, introduzir uma obra com maior potencial de
significação, a fim de desafiá-lo e, consequentemente, levá-lo a uma mais ampla
humanização.
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