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 ENCONTRO DE ESTUDOS
EIXO 1 – LETRAMENTO LITERÁRIO


No dia 14 de junho de 2016, na universidade Estadual do Norte do Paraná, sala C4, ocorreu encontro de estudos dos bolsistas do PIBID, Eixo 1, do subprojeto Língua Portuguesa/Literatura, sob a orientação da professora Ana Paula, que priorizou a análise e discussão do capítulo “Necessidade de Metodologia”, incluído no livro Literatura - a formação do leitor alternativas metodológicas organizado por Vera Teixeira Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993).



Inicialmente, a professora tratou das obras que poderão ser selecionadas para elaboração da sequência didática, que será implementada possivelmente em setembro nas escolas, Major e Zulmira. Em seguida, discorreu-se a respeito da participação do grupo em eventos científicos no segundo semestre.
Posteriormente, seguiu-se à análise do texto teórico selecionado que, dentre outros aspectos, trata da precariedade do ensino da literatura nas escolas, pois apesar do agente educacional almejar a formação de leitores, há uma dissonância entre os objetivos educacionais de ensino definidos e sua prática.
Segundo as autoras, o que se nota é o distanciamento do estudante do texto literário, aspecto gerado pelos modos de atuação do professor que se vale preferencialmente do manual didático como material que, não raro, exalta discursos autoritários e esquemas fixos em textos fragmentados, que desvalorizam a experiência estética da obra. Além disso, as autoras ressaltam a falta de metodologia e estratégias para incitar a reflexão crítica reforçando práticas consagradas as quais valorizam exercícios gramaticais ou linguísticos.
Após apontar os motivos que levam o aluno ao afastamento do texto literário, as autoras enfatizam a necessidade da adoção de um método para combater as contradições no ensino literário, vez que levaria a uma sistematização dos procedimentos didáticos:

Esse princípio norteador das experiências educativas seria a espinha dorsal de um método, o qual se resume em um conjunto de atividades com um nexo sistemático entre si. Esse nexo seria dado pela intenção fundamental que é buscada pelas agências educativas (1993, p.41)

Desse modo, a metodologia serve de suporte para a prática escolar, delimitando uma finalidade para o ato de aprender. Segundo as autoras, a adoção de um método de ensino para a literatura depende do posicionamento do professor quanto ao aluno que tem em frente, isto é, depende do leitor que a escola quer formar, as habilidades e capacidades a serem desenvolvidas.
Em função da percepção de que a sociedade e os indivíduos não são singulares e estáticos e sendo a literatura um importante lugar de representação do intelecto humano, aderir a um método não representa uma camisa-de-força para o ensino-aprendizagem da literatura. O que importa, segundo as autoras, é que o “[...] método estruture os procedimentos didáticos sempre a partir de expectativas efetivas e apenas assinale rotas para que tais expectativas sejam atendidas e ampliadas” (1993, p.42). 
As estudiosas ainda afirmam que a seleção da obra a ser trabalhada em sala de aula exige consonância com a realidade do leitor. Por isso, o professor deve atender às suas expectativas mais imediatas e, posteriormente, introduzir uma obra com maior potencial de significação, a fim de desafiá-lo e, consequentemente, levá-lo a uma mais ampla humanização.


































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