PARTICIPAÇÃO DO PIBID/EIXO 1 NO IV
COPELI
Entre os
dias 23 e 24 de maio de 2016, foi realizado na UENP Campus de Cornélio Procópio, o IV Colóquio de Pesquisa em
Literatura – COPELI -, um evento organizado pela Linha de Pesquisa Literatura,
Cânone Literário e Tessituras do Contemporâneo, do Grupo de Pesquisa CRELIT.
Este Colóquio é bienal, de caráter nacional, e tem como objetivo verificar a
situação das pesquisas nas áreas de estudos literários e produção contemporânea, além de
fomentar troca de experiências com
pesquisadores de outras IES e de Centros de Pesquisa.
O grupo PIBID, Eixo 1, voltado
para o Letramento Literário, fez-se presente com a apresentação de uma comunicação
oral. Na comunicação intitulada A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE LETRAMENTO
LITERÁRIO: FORMAÇÃO TEORICA E PRÁTICA VIVENCIADA NO CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA, a
professora supervisora do projeto, Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias, discutiu as contribuições do Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) para a formação do leitor literário. Com
este trabalho foi possível não apenas divulgar as atividades do projeto, mas
também a sua importância para os docentes em formação, para os docentes
enquanto formação continuada, bem como para os alunos atendidos pelo subprojeto.
Abaixo o resumo da comunicação:
Resumo: O trabalho com o texto literário em
sala de aula apresenta-se, muitas vezes, como um desafio para o professor de
Língua Portuguesa do Ensino Médio. Além de se deparar com alunos pouco
interessados nesse tipo de leitura, ainda enfrenta insegurança quanto à
metodologia mais eficaz para que a atividade desenvolvida não se torne uma mera
aula de história da literatura, mas sim que ofereça um ambiente que propicie a
formação de leitores críticos, que desperte o prazer pelo texto literário,
tornando a leitura um hábito que favoreça ao letramento literário. O
PIBID-Letras - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-CAPES,
desenvolvido na UENP-CP – Universidade Estadual do Norte do Paraná, procura
contribuir nesse processo de letramento literário, buscando amparo teórico e
metodológico nos estudos de Rildo Cosson (2009), em Letramento literário – teoria e prática. Para tanto, são realizados
encontros semanais, envolvendo professores e graduandos de Letras da UENP-CP e
professores da Educação Básica, com estudos voltados à formação para a prática docente.
A partir desses encontros, os licenciandos, sob a supervisão do professor da
Educação Básica e coordenação dos professores da Universidade, experimentam a prática
em sala de aula, tendo este ambiente como verdadeiro laboratório para sua
formação profissional. O Programa, além de oportunizar aos graduandos em Letras
um efetivo contato com o mundo escolar, preparando-os para a profissão, ainda
contribui com a formação do professor da rede estadual de educação, que, quanto
mais capacitado, mais bem desenvolverá o seu trabalho, contribuindo para a formação
de leitores críticos e, assim, oportunizando resultados mais satisfatórios no
ensino de literatura.
Palavras-chave: Formação docente. PIBID. Letramento
literário.
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