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PARTICIPAÇÃO DO PIBID/EIXO 1 NO IV COPELI


Entre os dias 23 e 24 de maio de 2016, foi realizado na UENP Campus de Cornélio Procópio, o IV Colóquio de Pesquisa em Literatura – COPELI -, um evento organizado pela Linha de Pesquisa Literatura, Cânone Literário e Tessituras do Contemporâneo, do Grupo de Pesquisa CRELIT. Este Colóquio é bienal, de caráter nacional, e tem como objetivo verificar a situação das pesquisas nas áreas de estudos literários e produção contemporânea, além de fomentar troca de experiências com pesquisadores de outras IES e de Centros de Pesquisa.     
O grupo PIBID, Eixo 1, voltado para o Letramento Literário, fez-se presente com a apresentação de uma comunicação oral. Na comunicação intitulada A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO TEORICA E PRÁTICA VIVENCIADA NO CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA, a professora supervisora do projeto, Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias, discutiu as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) para a formação do leitor literário. Com este trabalho foi possível não apenas divulgar as atividades do projeto, mas também a sua importância para os docentes em formação, para os docentes enquanto formação continuada, bem como para os alunos atendidos pelo subprojeto. Abaixo o resumo da comunicação:

Resumo: O trabalho com o texto literário em sala de aula apresenta-se, muitas vezes, como um desafio para o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Além de se deparar com alunos pouco interessados nesse tipo de leitura, ainda enfrenta insegurança quanto à metodologia mais eficaz para que a atividade desenvolvida não se torne uma mera aula de história da literatura, mas sim que ofereça um ambiente que propicie a formação de leitores críticos, que desperte o prazer pelo texto literário, tornando a leitura um hábito que favoreça ao letramento literário. O PIBID-Letras - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-CAPES, desenvolvido na UENP-CP – Universidade Estadual do Norte do Paraná, procura contribuir nesse processo de letramento literário, buscando amparo teórico e metodológico nos estudos de Rildo Cosson (2009), em Letramento literário – teoria e prática. Para tanto, são realizados encontros semanais, envolvendo professores e graduandos de Letras da UENP-CP e professores da Educação Básica, com estudos voltados à formação para a prática docente. A partir desses encontros, os licenciandos, sob a supervisão do professor da Educação Básica e coordenação dos professores da Universidade, experimentam a prática em sala de aula, tendo este ambiente como verdadeiro laboratório para sua formação profissional. O Programa, além de oportunizar aos graduandos em Letras um efetivo contato com o mundo escolar, preparando-os para a profissão, ainda contribui com a formação do professor da rede estadual de educação, que, quanto mais capacitado, mais bem desenvolverá o seu trabalho, contribuindo para a formação de leitores críticos e, assim, oportunizando resultados mais satisfatórios no ensino de literatura.

Palavras-chave: Formação docente. PIBID. Letramento literário.


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