PARTICIPAÇÃO DO PIBID/EIXO 1 NO IV
CONELIN
Entre os
dias 11 a 13 de julho de 2016, foi realizado na UENP Campus de Cornélio Procópio, o IV Congresso de Estudos da Linguagem
– CONELIN -, um evento organizado pelas Linhas de Pesquisa DIALE e GETELIN.
O grupo PIBID, Eixo 1, voltado
para o Letramento Literário, fez-se presente com a apresentação de duas comunicações
orais. Na comunicação intitulada A
RECEPÇÃO CRÍTICA DE DOIS IRMÃOS NO
ENSINO MÉDIO, os pibidianos, Alini Francielli Jussiani e Fábio Luiz
Ortiz, sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula F. Nobile Brandileone,
discutiram a recepção crítica do romance Dois
Irmãos, de Milton Hatoum, em atividade de implementação de sequência
expandida, segundo os pressupostos metodológicos de Rildo Cosson (2006), para alunos
do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato, no ano de 2015.
Na outra
comunicação oral apresentada pelas bolsistas Nathália de Souza Toncovich e
Maria Eduarda Oliveira de Jesus, O
TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DO LEITOR, sob orientação da Profa.
Dra. Vanderléia da Silva Oliveira, debateu-se a importância da abordagem do
texto literário como aspecto central para a formação do leitor literário.
Com estes trabalhos foi
possível não apenas divulgar as atividades do projeto, mas também a sua
importância para os docentes em formação, para os docentes enquanto formação
continuada, bem como para os alunos atendidos pelo subprojeto. Abaixo o resumo
das comunicações e fotos:
A RECEPÇÃO CRÍTICA DE DOIS IRMÃOS NO ENSINO MÉDIO
Alini Francielli
Jussiani (UENP-CCP/PIBID-CAPES)
Fábio Luiz Ortiz
(UENP/CCP/PIBID-CAPES )
Ana Paula F. Nobile Brandileone
(UENP-CCP/GP:CRELIT/PIBID-CAPES)
RESUMO: Esta comunicação faz parte das
atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID/CAPES), postas em prática na Universidade Estadual do Norte do Paraná
(UENP), campus de Cornélio Procópio.
O subprojeto, intitulado “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção
textual”, Eixo 1, possui como foco o letramento literário, cujo objetivo é não apenas
desenvolver estratégias para a mediação da leitura do texto literário, tendo em
vista a formação de leitores críticos e perenes, mas também elaborar propostas
didáticas de práticas de leitura literária. Considerando a elaboração e aplicação de Sequência
Didática Expandida, segundo os pressupostos de Rildo Cosson (2006), com o
romance Dois Irmãos (2000), de Milton
Hatoum, para alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Monteiro
Lobato, este trabalho visa apresentar como a obra literária em questão foi
acolhida por estes leitores, levando em conta seu caráter temático, contextual,
motivacional e interacional.
Palavras-chave: Letramento Literário; Recepção Crítica; Dois Irmãos (2000).
O TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Nathalia de Souza
Toncovich (G-UENP/PIBID-CAPES)
Maria Eduarda Oliveira
de Jesus (G-UENP/PIBID-CAPES)
Vanderléia da Silva Oliveira
(UENP-CCP/GP:CRELIT/PIBID-CAPES)
RESUMO: A proposta do projeto
“Letramento Literário”, subprojeto do PIBID/UENP, eixo 1, tem como principal
finalidade refletir sobre como se dá a prática de leitura literária em sala de
aula. Observa-se que, frequentemente, seu uso se dá por textos
fragmentados, presentes principalmente em manuais didáticos, o que incide em
entraves para a relação autor e leitor, desvalorizando-se a experiência
estética por privilegiar discursos autoritários e utilitaristas, além de
perpetuar uma reverência sobre as obras canônicas, encadeando-se um afastamento
dos indivíduos da prática literária e sua plena fruição. A partir da
observação das desvantagens decorrentes dessa metodologia, como, por
exemplo, a impossibilidade de emancipação do sujeito, são estabelecidas
intervenções e estratégias que visam solucionar a questão da abordagem prática
e estrutural das obras literárias, tendo em vista o potencial de humanização
dos textos, decorrente do aproveitamento da experiência estética e da
conscientização dos alunos quanto ao capital cultural intrínseco de uma obra.
Nesta comunicação, então, objetiva-se apresentar uma reflexão sobre as
contribuições do texto literário no contexto escolar, baseando-se em conceitos
sobre as funções da Literatura, registrados por autores como Antonio Candido
(1972, 1995), Umberto Eco (2003) e Vincent Jouve (2012).
PALAVRAS-CHAVE: Educação
Literária; Formação de leitor; Literatura e ensino.
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