INTERVENÇÃO - COLÉGIO MAJOR JOÃO CARLOS DE FARIA
No dia 01 de setembro de 2016 realizou-se o segundo dia de
intervenção no Colégio Estadual Major
João Carlos de Faria, com as alunas do
subgrupo do projeto PIBID/Literatura, coordenado pelo professora Vanderleia de
Oliveira.
As bolsistas pibidianas aplicaram a primeira checagem de
leitura com os alunos do 9 ano A. Os alunos foram divididos em duas equipes, para que fosse realizada a atividade de checagem ao longo das intervenções. Após, foi proposta uma atividade de perguntas e respostas para as
equipes: a cada acerto pontos serão computados para a respectiva equipe para somatória final. As perguntas, desta checagem, foram formuladas a partir do conteúdo das páginas 9 a 54 do romance.
Após a atividade foram discutidas e sanadas algumas dúvidas dos
alunos sobre algumas palavras e frases citadas do texto, analisando-se o significado no contexto da obra. Como havia sido solicitado no primeiro encontro que os alunos anotassem as dúvidas no diário de leitura, a atividade partiu destas anotações. Todas as palavras, frases e nome de autores citados nas páginas lidas e com possibilidade de terem gerado dúvidas nos alunos também foram destacadas pelas bolsistas e preparadas em slides para esclarecer todas as dúvidas e
questionamentos.
Logo em seguida, as alunas apresentaram um modelo de
relatório, explorando sua estrutura textual para que no próximo encontro, após a palestra de uma jornalista convidada, eles possam redigir seus próprios relatórios sobre o tema a ser por ela tratado.
Comentários
Postar um comentário