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INTERVENÇÃO - COLÉGIO MAJOR JOÃO CARLOS DE FARIA

No dia 01 de setembro de 2016 realizou-se o segundo dia de intervenção  no Colégio Estadual Major João Carlos de Faria, com as alunas  do subgrupo do projeto PIBID/Literatura, coordenado pelo professora Vanderleia de Oliveira.

As bolsistas pibidianas aplicaram a primeira checagem de leitura  com os alunos do 9 ano A. Os alunos foram divididos  em duas equipes, para que fosse realizada a atividade de checagem ao longo  das intervenções. Após, foi proposta uma atividade de perguntas e respostas para as equipes: a cada acerto pontos serão computados para a respectiva equipe para somatória final. As perguntas, desta checagem, foram formuladas a partir do conteúdo das páginas 9 a 54 do romance.

Após a atividade foram discutidas e sanadas algumas  dúvidas dos alunos sobre algumas palavras e frases citadas do texto, analisando-se o significado no contexto da obra. Como havia sido solicitado no primeiro encontro que os alunos anotassem as dúvidas no diário de leitura, a atividade partiu destas anotações.  Todas as palavras, frases e nome de autores citados nas páginas lidas e com possibilidade de terem gerado dúvidas nos alunos também foram destacadas pelas bolsistas e preparadas em slides para esclarecer todas as dúvidas e questionamentos.

Logo em seguida, as alunas apresentaram um modelo de relatório, explorando sua estrutura textual para que no próximo encontro, após a palestra de uma jornalista convidada, eles possam redigir seus próprios relatórios sobre o tema a ser por ela tratado. 

Encerrada a aula, as bolsistas e a professora supervisora,  Paula Roberta Dantas, se reuniram com a professora Vanderléia para discutirem sobre a atividade realizada.













     

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