DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO EDUCACIONAL
EIXO 1: LETRAMENTO LITERÁRIO
No dia onze de março do ano de 2017, nós, bolsistas do Projeto de Iniciação Científica à Docência – PIBID, Eixo 1, Letramento Literário, subprojeto da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio, estivemos na Escola Estadual Major João Carlos de Faria, sob a supervisão da professora Paula Dantas, para observamos o contexto escolar da Escola Estadual “Major João Carlos de Faria”, onde iremos implementar a Sequência Didática para o ensino da literatura, considerando metodologia proposta pelo professor/pesquisador Rildo Cosson (2009).
A escola está localizada na Rua Palmas, no. 176, na cidade de Cornélio Procópio, Estado do Paraná, sendo seu endereço eletrônico escola.estadual.major@gmail.com e website, cppjoaofaria.seed.pr.gov.br. A entidade mantenedora da Escola é o Governo do Estado do Paraná. Distância da Escola ao NRE: 02 KM.
A escola possui um total de 189 alunos (setembro de 2014), sendo Rute Parpineli, a diretora, Adriane Regina Nieto Quero e Marisa Aparecida Haas Leal, compondo a equipe pedagógica, e Willian Santiago Dias, secretário. Os professores, na sua maioria, participam efetivamente de Cursos de Formação Continuada, buscando aperfeiçoamento pedagógico para melhoria da prática pedagógica.
Segundo o Projeto Político Pedagógico da escola, a Escola Estadual “Major João Carlos de Faria” atende alunos apenas do Ensino Fundamental, na modalidade regular, com regime de funcionamento presencial, do 6º ao 9º anos, com idade entre 10 e 14 anos, com variação até 17 anos. Estes dados foram encontrados no PPP on-line e são referentes ao ano de 2014; não há disponível a versão atualizada.
O colégio funciona no período matutino das 7h e 40 minutos às 12h e no vespertino, das 13h às 17h e 20 minutos. Os alunos estão distribuídos nas seguintes turmas: 6º A, 6º B, 7º A, 7º B, 8º A, 8º B e 9º A e 9º B, totalizando 187 alunos no ano de 2017. A escola oferta aos alunos de 6º a 9º anos, nos períodos matutino e vespertino, sala de apoio à aprendizagem, com atendimento nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os horários são organizados de maneira que atenda às necessidades dos alunos, sendo 4 horas/aula por disciplina distribuída em dois dias na semana. Também no período vespertino, a escola oferece atividade de complementação curricular, no contraturno, cujo projeto denomina-se “Macrocampo – Esporte e Lazer”, contemplando uma média de 45 alunos.
O colégio atende alunos que residem no próprio bairro, Vila Independência, mas também recebe alunos oriundos de bairros próximos, como Jardim Seminário, Jardim Primavera, Mutirão I e II, Conjunto Florêncio Rebolho, Fortunato Sibim, Vila Severina, Vila Nova, Casa da Família, Jardim Cristo Rei, Jardim Figueira, Vila Mariana, Vila São Pedro e também da zona rural.
Segundo a equipe pedagógica, a escola sempre atendeu uma comunidade com poder aquisitivo, de um modo geral, de baixa renda, já que a maioria dos pais possui profissões informais, como autônomos, diarista, manicures, pintores; destacaram também que muitos deles encontram-se desempregados. Destaca-se o empenho deles em participar da comunidade escolar e, portanto, de decisões para a viabilização de atividades que visem ao enriquecimento do aprendizado dos alunos.
O espaço físico da escola é constituído por 06 salas de aula, sendo que uma delas é improvisada para a biblioteca. A biblioteca divide espaço com alguns computadores, bem como com a fanfara da escola, uniformes e jalecos da semana dos jogos. Desse modo, os livros ficam restritos a algumas estantes que ficam encostadas na parede. Lá pudemos encontrar o acervo do PNBE, entretanto, a obra selecionada, O filho eterno, não estava dentre os livros do acervo. A escola encontra-se em bom estado de conservação, prédio limpo e organizado, apesar de pequeno.
A escola ainda divide parte do prédio com a Escola Municipal “Alice Correa Diniz”. Os espaços compartilhados são 01 refeitório, onde provisoriamente também funciona a sala de apoio; 01 cozinha; 02 banheiros coletivos (um masculino e um feminino); 01 sala para secretaria, onde está improvisada a direção, além da sala onde está instalada a biblioteca, que também é sala dos professores. A escola foi contemplada com a construção de uma quadra de esportes, que está concluída.
Vale destacar que a escola obteve avanço significativo quanto ao IDEB, passando de 2,9 no ano de 2007 para 3,8 no ano de 2009; ultrapassando, assim, a meta estabelecida para o ano de 2013. Acredita-se, no entanto, que ainda existem possibilidades de melhorias, informa a direção.
Depois de analisarmos o contexto educacional, dirigimo-nos com a Professora Paula para sala do 9º B, turma na qual implementaremos a sequência didática. Apresentamo-nos para turma, falamos sobre o projeto PIBID; eles fizeram poucas perguntas. Em seguida, a professora Paula complementou informações sobre o projeto. A visita foi muito proveitosa, por isso, estamos crentes que realizaremos um ótimo trabalho.
EIXO 1: LETRAMENTO LITERÁRIO
No dia onze de março do ano de 2017, nós, bolsistas do Projeto de Iniciação Científica à Docência – PIBID, Eixo 1, Letramento Literário, subprojeto da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio, estivemos na Escola Estadual Major João Carlos de Faria, sob a supervisão da professora Paula Dantas, para observamos o contexto escolar da Escola Estadual “Major João Carlos de Faria”, onde iremos implementar a Sequência Didática para o ensino da literatura, considerando metodologia proposta pelo professor/pesquisador Rildo Cosson (2009).
A escola está localizada na Rua Palmas, no. 176, na cidade de Cornélio Procópio, Estado do Paraná, sendo seu endereço eletrônico escola.estadual.major@gmail.com e website, cppjoaofaria.seed.pr.gov.br. A entidade mantenedora da Escola é o Governo do Estado do Paraná. Distância da Escola ao NRE: 02 KM.
A escola possui um total de 189 alunos (setembro de 2014), sendo Rute Parpineli, a diretora, Adriane Regina Nieto Quero e Marisa Aparecida Haas Leal, compondo a equipe pedagógica, e Willian Santiago Dias, secretário. Os professores, na sua maioria, participam efetivamente de Cursos de Formação Continuada, buscando aperfeiçoamento pedagógico para melhoria da prática pedagógica.
Segundo o Projeto Político Pedagógico da escola, a Escola Estadual “Major João Carlos de Faria” atende alunos apenas do Ensino Fundamental, na modalidade regular, com regime de funcionamento presencial, do 6º ao 9º anos, com idade entre 10 e 14 anos, com variação até 17 anos. Estes dados foram encontrados no PPP on-line e são referentes ao ano de 2014; não há disponível a versão atualizada.
O colégio funciona no período matutino das 7h e 40 minutos às 12h e no vespertino, das 13h às 17h e 20 minutos. Os alunos estão distribuídos nas seguintes turmas: 6º A, 6º B, 7º A, 7º B, 8º A, 8º B e 9º A e 9º B, totalizando 187 alunos no ano de 2017. A escola oferta aos alunos de 6º a 9º anos, nos períodos matutino e vespertino, sala de apoio à aprendizagem, com atendimento nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os horários são organizados de maneira que atenda às necessidades dos alunos, sendo 4 horas/aula por disciplina distribuída em dois dias na semana. Também no período vespertino, a escola oferece atividade de complementação curricular, no contraturno, cujo projeto denomina-se “Macrocampo – Esporte e Lazer”, contemplando uma média de 45 alunos.
O colégio atende alunos que residem no próprio bairro, Vila Independência, mas também recebe alunos oriundos de bairros próximos, como Jardim Seminário, Jardim Primavera, Mutirão I e II, Conjunto Florêncio Rebolho, Fortunato Sibim, Vila Severina, Vila Nova, Casa da Família, Jardim Cristo Rei, Jardim Figueira, Vila Mariana, Vila São Pedro e também da zona rural.
Segundo a equipe pedagógica, a escola sempre atendeu uma comunidade com poder aquisitivo, de um modo geral, de baixa renda, já que a maioria dos pais possui profissões informais, como autônomos, diarista, manicures, pintores; destacaram também que muitos deles encontram-se desempregados. Destaca-se o empenho deles em participar da comunidade escolar e, portanto, de decisões para a viabilização de atividades que visem ao enriquecimento do aprendizado dos alunos.
O espaço físico da escola é constituído por 06 salas de aula, sendo que uma delas é improvisada para a biblioteca. A biblioteca divide espaço com alguns computadores, bem como com a fanfara da escola, uniformes e jalecos da semana dos jogos. Desse modo, os livros ficam restritos a algumas estantes que ficam encostadas na parede. Lá pudemos encontrar o acervo do PNBE, entretanto, a obra selecionada, O filho eterno, não estava dentre os livros do acervo. A escola encontra-se em bom estado de conservação, prédio limpo e organizado, apesar de pequeno.
A escola ainda divide parte do prédio com a Escola Municipal “Alice Correa Diniz”. Os espaços compartilhados são 01 refeitório, onde provisoriamente também funciona a sala de apoio; 01 cozinha; 02 banheiros coletivos (um masculino e um feminino); 01 sala para secretaria, onde está improvisada a direção, além da sala onde está instalada a biblioteca, que também é sala dos professores. A escola foi contemplada com a construção de uma quadra de esportes, que está concluída.
Vale destacar que a escola obteve avanço significativo quanto ao IDEB, passando de 2,9 no ano de 2007 para 3,8 no ano de 2009; ultrapassando, assim, a meta estabelecida para o ano de 2013. Acredita-se, no entanto, que ainda existem possibilidades de melhorias, informa a direção.
Depois de analisarmos o contexto educacional, dirigimo-nos com a Professora Paula para sala do 9º B, turma na qual implementaremos a sequência didática. Apresentamo-nos para turma, falamos sobre o projeto PIBID; eles fizeram poucas perguntas. Em seguida, a professora Paula complementou informações sobre o projeto. A visita foi muito proveitosa, por isso, estamos crentes que realizaremos um ótimo trabalho.
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