Pular para o conteúdo principal
DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO EDUCACIONAL
EIXO 1: LETRAMENTO LITERÁRIO

Na manhã do dia 11 de abril de 2017, realizou-se visita dos bolsistas de iniciação à docência ao Colégio Estadual “Zulmira Marchesi da Silva”, que tem como propósito conhecer o contexto educacional do colégio, no qual será desenvolvida a intervenção, a partir do início do segundo semestre. Por conta da visita à escola, não houve encontro de estudos na UENP, sendo, portanto, considerado transferência de atividade.
Os bolsistas foram recepcionados pela professora supervisora Ieda Maria, que nos apresentaram à Regina de Freitas, uma das responsáveis pela organização pedagógica da escola. Não tivemos a oportunidade de conhecer o diretor da instituição, Paulo Marques Bonfim, bem como a pedagoga e vice- diretora, Rudinalva da Silva, vez que os mesmos não se encontravam no horário de visita
Em seguida, os estagiários foram conhecer a turma na qual será realizado o projeto, o 1ºA. As bolsistas Samantha e Nathalia explicaram aos alunos sobre a proposta de intervenção, explicando o que será desenvolvido e a importância do programa para o desenvolvimento tanto dos alunos quanto dos estagiários. A sala conta com 28 (vinte oito) alunos, sendo que grande parte da turma se mostrou receptiva e entusiasmada. O aspecto físico da sala é propício para o aprendizado, considerando iluminação, disposição das carteiras e estrutura física, entretanto, a mesma se localiza em uma parte do colégio que, devido à escola municipal encontrar-se ao lado, apresenta barulhos que podem vir a atrapalhar a implementação das atividades.
Fora da sala de aula, a estrutura da escola chama atenção pelo seu formato antigo e quadrado, onde no centro se localiza quadra poliesportiva, local em que se realizam atividades voltadas para o esporte. Algumas paredes do colégio possuem grafites, o que torna o ambiente urbano e colorido.
Em seguida, acompanhados pela professora Ieda, os bolsistas foram para a biblioteca, que está sendo conduzida pela professora Estela, devido ao afastamento do responsável efetivo pelo espaço, que coordena também o laboratório de informática. Os livros do acervo do PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola) estão dispostos nas prateleiras com os demais livros do estabelecimento. Vale ressaltar que as prateleiras são divididas pelos gêneros e ordem alfabética dos autores. Ainda na biblioteca, observamos que não há disponibilidade da obra que será trabalhada. Foi indagado a respeito do incentivo a leitura regulares e ficou evidente que, apesar de não haver um projeto específico, a leitura ocorre em sala de aula.
O laboratório de informática apresenta 27 (vinte sete) computadores, antigos e novos, porém em bom estado de funcionamento. O software utilizado é o Linux, e todos possuem os recursos necessários como internet, editor de textos, planilhas e apresentação.
A visita prosseguiu para o anfiteatro, onde foi comunicado da possibilidade do seu uso para o desenvolvimento das atividades. A sala contém um projetor, um notebook, um caixa de som e grande número de cadeiras, o que é um ponto positivo, pois poderá ser utilizado pelos bolsistas durante o projeto. Entretanto, vale salientar que o acesso é dificultoso, pois apresenta um lance de escadas, o que a torna inacessível a alunos com algum tipo de deficiência motora.
A equipe diretiva da escola é composta pelo Diretor, Professor Paulo Marques Bonfim, Diretora Auxiliar, Rudinalva de Souza Brito e Pedagogas, Rudinalva de Souza e Regina Freitas Rodrigues.
Estão matriculados no período matutino 199 (cento e noventa e nove) alunos no Ensino Fundamental e 130 (cento e trinta) alunos no Ensino Médio. No período vespertino estão matriculados no Ensino Fundamental 86 (oitenta e seis) e no período noturno 79 (setenta e nove) alunos no Ensino Médio. Sendo que o colégio conta com 64 (sessenta e quatro) professores, 16 (dezesseis) salas de aula.
Nos períodos matutino e vespertino a maioria dos alunos é do Ensino Fundamental, já no noturno do Ensino Médio. Eles são provenientes dos bairros próximos ao colégio, como as Vilas São Pedro, da Antena, Moreira e o Jardim Bela Vista, além de imediações com os Jardins Pérola, Figueira, São Silvestre e Conjunto Vitor Dantas. Vale dizer que a escola é localizada no perímetro central da cidade. Devido sua ótima localização será possível observar as peculiaridades dos indivíduos provenientes de cada bairro, se existe alguma característica particular, ou alguma distinção entre os mesmos.
De acordo com o Projeto Político Pedagógico – PPP (2016) do colégio, o perfil do alunado no período matutino, no qual ocorrerão as intervenções do PIBID, quando comparados aos outros turnos de outros períodos, possuem melhores condições socioeconômicas, e possuem estrutura familiar mais sólida e participativa; além disso, estão frequentemente presentes no contra turno escolar. Já o período vespertino possui condição socioeconômica desfavorecida e tem a referência centralizada na figura da mãe, porém, muitos vivem com outros componentes familiares, como tios e avos. É importante ressaltar que 30% do corpo matutino e 40% do corpo vespertino participam do programa Bolsa Família, pois a frequência nas aulas (acima de 85%) é um dos critérios para vigência do auxílio. Os estudantes do período noturno são comumente adultos que já possuem vínculo empregatício e constituíram família ou somente possuem filhos, característica que acarreta em sua frequência irregular. A faixa etária da clientela escolar para o Ensino Fundamental I é dos 6 aos 10 anos, no Ensino Fundamental II é dos 11 aos 14 anos e no Ensino Médio, a partir dos 15 anos.
Para os alunos do 6º ano que apresentam dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, a escola oferece sala de apoio, já para os alunos do período matutino do 7º, 8º, 9º e 1º, 2º do Ensino Médio são oferecidas atividades complementares no contraturno, de Canto-Coral e Voleibol. Além do mais, a escola possui o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) na língua espanhola.
Durante a visita pode-se perceber que os alunos do período matutino estavam devidamente uniformizados e tinham acesso a celulares (smartphones), o que remete a uma situação econômica melhor, como indicado no PPP (2016). Sobre o comportamento dos alunos, um aspecto relevante a ser citado, é a volta da Patrulha Escolar que intervém em situações de conflito entre alunos no término das aulas, reduzindo, portanto, a violência na escola.
As futuras intervenções serão realizadas no período matutino, às segundas-feiras, durante a segunda e terceira aulas, o que corresponde das 9:30 às 11:10.
Por fim, conhecemos a cantina onde é servida a merenda, e pudemos observar que seu tamanho não é muito amplo. Em seguida, foi solicitado o uso do guarda-pó durante as próximas visitas. O diagnóstico durou em média 1 (uma) hora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta

Resenha     SANTOS, Joel Rufino dos.   O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta . São Paulo: Editora Moderna, 2007 .   Por: Márcia Picoli     O livro O Barbeiro e o Judeu da prestação contra o Sargento da motocicleta, do historiador e escritor Joel Rufino dos Santos, é uma novela dividida em 15 capítulos curtos, ambientada num morro da cidade do Rio de Janeiro. Uma trama que envolve um babeiro, um sargento de polícia, um judeu negociante, uma mulher disputada por dois homens e um embrulho de jornal. Novela que envolve a pós Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) e a Era Vargas (1937 – 1945). Foi uma época na qual pessoas, esperançosas na paz mundial, acreditavam que poderiam, a partir daquele momento crucial, viver sem sofrimento. Contudo, o nazismo fora derrotado, a ditadura no Brasil chegara ao fim, e mesmo com todas as mudanças sociais e políticas ocorridas no mundo pós-guerra, as pessoas continuaram a sofrer pelas mesmas razõe

Resenha do livro VENDEM-SE UNICÓRNIOS

INDIGO. Vendem-se unicórnios. Ilustrado por Leo Gibran. São Paulo: Ática, 2009. Por: Letícia Thayná Barboza A obra Vendem-se Unicórnios foi escrita em 2008 e tem como autora Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira, que usa o pseudônimo Índigo. Ela nasceu em 1971, em Campinas e, em 1998, começou a publicar seus contos na internet. Além dessa obra, a autora também escreveu várias outras, tais como: Saga animal , Férias Merecidas e Casal Verde . O livro aborda um tema polêmico, o consumismo. É uma obra muito interessante e de fácil entendimento, pois ao longo da história vai apresentando flashbacks que vão esclarecendo as situações ao leitor. A obra relata a história da jovem Jaqueline que, para deixar de ser invisível aos olhos dos seus colegas de escola, se deixa levar por uma nova amiga, Priscila França, que lhe apresenta uma maneira irresponsável de usar o cartão de crédito. Jaqueline se deixa levar pelo deslumbramento das compras e pela atenção que está recebend

Resenha da obra No meio da noite escura tem um pé de maravilha: contos folclóricos de amor e aventura

Resenha   AZEVEDO, Ricardo. No meio da noite escura tem um pé de maravilha: contos folclóricos de amor e aventura. 10. Reimpressão. São Paulo: Ática, 2008.     Por: Delba Tenorio Lima Patriota Villela   O escritor e desenhista paulistano Ricardo Azevedo refere-se à sua obra No meio da noite escura tem um pé de maravilhas , como “uma coletânea de contos muito antigos, criados e guardados na memória do povo, que vêm sendo contados de boca em boca desde que os portugueses chegaram ao Brasil e até antes, pois os índios também contavam e ainda contam belas histórias”. (2008, p. 118). Neste trabalho, Azevedo entrega aos leitores uma seleção de “causos” ameaçados pelo esquecimento, os quais o autor intenta preservá-los através da escrita, pois teme pelo seu desaparecimento. São dez contos que, a partir de uma linguagem simples e coloquial, estreitam relações com o leitor, ao mesmo tempo em que tentam buscar, na memória coletiva, fatos que os aproximam. Como escrev