EIXO 1 – LETRAMENTO LITERÁRIO
No dia 28 de março 2017, a equipe do eixo 1, Letramento
Literário, reuniu-se na UENP –
Universidade Estadual do Norte do Paraná -, sala C4, para realizar mais um encontro de estudo com os alunos bolsistas do
PIBID, juntamente com as professoras supervisoras, Ieda e Paula, e a professora
coordenadora, Profa. Dra. Ana Paula Franco N. Brandileone. Conduzido pela professora Ana Paula, o
encontro teve início com a apresentação da obra a ser estudada para elaboração
da sequência expandida, a partir dos pressupostos metodológicos: O Filho Eterno, de
Cristóvão Tezza.
Em seguida, passou-se para a
discussão do texto de Maria Helena Souza Patto (2004),
“Formação de Professores: o lugar das humanidades”. O texto aponta que o processo educativo na escola
pública passa antes pela formação do professor, discussão que não implica,
entretanto, em questões ligadas à má formação dos professores, isto é, a um saber metodológico ou ainda apoiada em teorias
psicológicas do desenvolvimento e aprendizagem, mas antes à formação do
indivíduo, ou como quer Adorno (1995), ao conceito de “educação como formação”.
Nesse contexto é que a autora defende a importância da filosofia e da história
na formação dos professores, já que os problemas da qualidade do ensino público
não se divorciam da compreenssão histórica dos processos sociais, políticos e
institucionais que marcaram e ainda marcam a luta pela universalização do
acesso à educação. Assim, faz- se necessário uma mudança de mentalidade, vez
que é “[...] é preciso inverter uma política educacional que tem valorizado as
coisas em detrimento das pessoas” (2004, p.71). Nesse processo é que, segundo
Patto, insere-se o papel da universidade que deve estar em sintonia com as
políticas públicas, e portanto, caberia a ela duas tarefas fundamentais: “[...]
catalisar o processo de organização do projeto educativo em cada escola e
elaborar uma nova proposta de organização ao curso de licenciatura” (2004, p.76).
Ou seja, a imersão da universidade na escola pública oportunizaria uma revisão
de seus próprios conceitos pedagógicos, beneficiando, assim, a escola que seria
apoiada em seus esforços de conhecimento e superação das dificuldades que
enfrenta. Patto insiste que a “[...] formação
é, sobretudo exercício permanente de presença ativa no mundo pensada da
perspectiva do compromisso ético” (2004, p.77). Para articular com o ensaio da
autora, a professora Ana Paula trouxe o texto de Celso de Rui Bersiegel, A qualidade do ensino na escola pública,
o qual reafirma que o processo educativo não está ancorado apenas no saber
pedagógico, mas também na dimensão ético-política do ensino público.
Referências
ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BEISIEGEL, C.R. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Liver Livros, 2006.
PATTO, M.H.S, Formação de Professores:
o lugar das humanidades. In: Trajetória e perspectiva da formação de
educadores. São Paulo: Editora Unesp, 2004. p.61-77
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