APRESENTAÇÕES DO
PIBID/EIXO 1 NO II SELLITCON
Entre os dias 29 a 31 de
maio de 2017, foi realizado na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio, o III Seminário
de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea - SELLITCON, um
evento organizado pela Linha de Pesquisa Literatura, Cânone Literário e
Tessituras do Contemporâneo, do Grupo de Pesquisa CRELIT. Este seminário é
bienal, de caráter nacional, e tem como objetivo verificar periodicamente a
situação das pesquisas nas áreas de estudos literários e produção contemporânea
além de fomentar troca de
experiências com pesquisadores de outras IES e de Centros de Pesquisa.
Os integrantes do grupo
PIBID, Eixo 1, voltado para o Letramento Literário, realizaram quatro apresentações
orais. Na comunicação intitulada EM DEFESA DO ENSINO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO
BÁSICA, os bolsistas Lucas Breda Magalhães, Eloísa Beatriz de Jesus e Fernanda
de Oliveira Santos discutiram a respeito da necessidade
do ensino de literatura na educação básica, devido à sua função que é de
caráter universal, haja vista a sua força humanizadora, que ultrapassa as
barreiras do tempo e do espaço. Em A RECEPÇÃO CRÍTICA DE O DOM DO CRIME NO ENSINO FUNDAMENTAL, comunicação realizada pela
professora supervisora, Paula Roberto Dantas, e pela bolsista Samantha do Carmo
Firmino, objetivou-se apresentar como a obra literária em questão foi acolhida
pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Major João
Carlos de Faria, levando em conta seu caráter temático, contextual,
motivacional e interacional. Também a comunicação intitulada A RECEPÇÃO CRÍTICA
DE DESMUNDO NO ENSINO MÉDIO teve por
objetivo apresentar como a obra literária de Ana Miranda foi acolhida pelos
alunos do 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Zulmira Marchesi da Silva.
Em A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DA LITERATURA: SABERES E COMPETÊNCIAS, a
professora supervisora Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias, e a bolsista Maria Luiza
Navarro Martins, buscaram refletir sobre o perfil do professor de literatura,
considerando o seu protagonismo na medição da leitura literária na educação
básica.
Com estas apresentações foi possível não apenas divulgar
as atividades do projeto, mas também a sua importância para os docentes em
formação e para os docentes enquanto formação continuada.
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