Pular para o conteúdo principal
ENCONTRO DE ESTUDO
EIXO 1 – LETRAMENTO LITERÁRIO
No dia 20 de junho de 2017, reuniu-se a equipe do Eixo 1, Letramento Literário, para mais um encontro de estudos com bolsistas do PIBID. O estudo dirigido se deu na sala 4 do bloco C da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, e contou com as presenças da coordenadora, Profa. Dra. Ana Paula Franco N. Brandileone e, também, das professoras supervisoras, Ieda Maria Sorgi P. Elias e Paula Roberta Ribeiro Dantas.
O encontro iniciou-se com a discussão do texto “Sujeito em cena”, de Karl Erik Schollhammer (2011), cujo objetivo era estabelecer uma ponte com a obra O filho eterno, de Cristovão Tezza (2007). Vale salientar que os parágrafos iniciais do texto de Schollhammer traz uma resenha a respeito da obra de Tezza. A seguir, o autor discute questões relacionadas ao caráter autoficcional do romance, principalmente no que refere à sua trama, ou seja, o drama de um pai que tem sua expectativa frustrada quando descobre que seu filho possui Síndrome de Down. Delimitar ficção da realidade torna-se uma tarefa difícil, visto que o autor da obra possui também um filho com esta síndrome.
Segundo o crítico, o livro de Tezza não possui caráter pedagógico e/ou terapêutico, pois não se caracteriza como uma produção que tem por intenção ensinar o leitor a lidar com o desafio de criar uma criança excepcional. É, entretanto, importante salientar que o romance transmite certa sabedoria, uma vez que, influenciado pela dimensão ética de encenar o “eu” incluído no decorrer das mudanças sociais de uma geração, é possível perceber o amadurecimento do pai em relação ao afeto conferido ao filho. O que define o caráter puramente literário da obra de Tezza é o jogo narrativo imposto pelo autor para discorrer sobre sua experiência, sendo esse fenômeno denominado como autoficção. Reconhecido como um importante mecanismo literário contemporâneo, as obras de autoficção se incluem em um momento em que o indivíduo possui extrema necessidade de exibir de forma performática o “eu”. Nesse sentido, cabe ao autor estruturar a sua obra para que não caia nesta alienação presente em nossa sociedade regida pela demanda midiática.
No que se concerne à estruturação da obra do autor curitibano, é de suma relevância salientar que, diferente de outras produções autoficcionais, a história narrada não fere a credibilidade do narrador, já que aqui a ficção apresenta-se via literariedade, ou seja, as escolhas linguísticas e formais é que orientam o autor para discorrer sobre sua experiência de vida.
Para Schollhammer, o material autobiográfico quando enxertado no universo ficcional promove o contato com a realidade, servindo como mecanismo de entendimento do real, na medida em que há “[...] na literatura e na própria crítica contemporânea, uma acentuada tendência em valorizar a experiência pessoal e sensível como filtro de compreensão do real” (SCHOLLHAMMER, 2011, p.106-107).
Outro aspecto abordado pelo autor é a questão da literatura por encomenda e o processo de comercialização do texto literário que é produzido utilizando-se, não raro, de uma fórmula que visa atingir determinado público alvo. Desse modo, a literatura possui relação estreita com o mercado e, por isso, a criação e sua comercialização está fundada no lucro e na subsistência e sobrevivência de uma grande rede comercial.
Sobre este assunto, debateu-se, ainda que essa abertura para o mercado possui pontos negativos, já que grande parte dos best-sellers são deficientes esteticamente falando, vez que são produzidos para atender a uma demanda comercial. Entretanto, possui pontos positivos, por outro lado. Exemplo disso é a coleção “Amores expressos”, que viabilizou a produção de obras de qualidade literária, cuja proposta se baseou na emissão de 17 autores a 17 países diferentes com o compromisso de escreverem livros baseados na experiência de viver longe de sua pátria. Dentre as obras que possuem qualidade do ponto de vista literário estão O Filho da Mãe (2009), de Bernardo Carvalho, e Estava em Lisboa e lembrei de você (2009), de Luiz Ruffato.
No segundo momento do encontro deu-se continuidade à elaboração da sequência expandida, iniciada no encontro anterior. Sendo assim, os bolsistas se dividiram nos subgrupos estabelecidos no início do ano juntamente com suas respectivas professoras supervisoras, visando aperfeiçoar e avaliar o trabalho anteriormente realizado.



Referências
Conheça os livros que resultaram do projeto amores expressos.
Disponível em:
Acesso em: 22 jun. 2017, às 10:08.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. 2ª ed. Rio de

Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta

Resenha     SANTOS, Joel Rufino dos.   O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta . São Paulo: Editora Moderna, 2007 .   Por: Márcia Picoli     O livro O Barbeiro e o Judeu da prestação contra o Sargento da motocicleta, do historiador e escritor Joel Rufino dos Santos, é uma novela dividida em 15 capítulos curtos, ambientada num morro da cidade do Rio de Janeiro. Uma trama que envolve um babeiro, um sargento de polícia, um judeu negociante, uma mulher disputada por dois homens e um embrulho de jornal. Novela que envolve a pós Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) e a Era Vargas (1937 – 1945). Foi uma época na qual pessoas, esperançosas na paz mundial, acreditavam que poderiam, a partir daquele momento crucial, viver sem sofrimento. Contudo, o nazismo fora derrotado, a ditadura no Brasil chegara ao fim, e mesmo com todas as mudanças sociais e políticas ocorridas no mundo pós-guerra, as pessoas continuaram a sofrer pelas mesmas razõe

Resenha do livro VENDEM-SE UNICÓRNIOS

INDIGO. Vendem-se unicórnios. Ilustrado por Leo Gibran. São Paulo: Ática, 2009. Por: Letícia Thayná Barboza A obra Vendem-se Unicórnios foi escrita em 2008 e tem como autora Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira, que usa o pseudônimo Índigo. Ela nasceu em 1971, em Campinas e, em 1998, começou a publicar seus contos na internet. Além dessa obra, a autora também escreveu várias outras, tais como: Saga animal , Férias Merecidas e Casal Verde . O livro aborda um tema polêmico, o consumismo. É uma obra muito interessante e de fácil entendimento, pois ao longo da história vai apresentando flashbacks que vão esclarecendo as situações ao leitor. A obra relata a história da jovem Jaqueline que, para deixar de ser invisível aos olhos dos seus colegas de escola, se deixa levar por uma nova amiga, Priscila França, que lhe apresenta uma maneira irresponsável de usar o cartão de crédito. Jaqueline se deixa levar pelo deslumbramento das compras e pela atenção que está recebend

Resenha da obra No meio da noite escura tem um pé de maravilha: contos folclóricos de amor e aventura

Resenha   AZEVEDO, Ricardo. No meio da noite escura tem um pé de maravilha: contos folclóricos de amor e aventura. 10. Reimpressão. São Paulo: Ática, 2008.     Por: Delba Tenorio Lima Patriota Villela   O escritor e desenhista paulistano Ricardo Azevedo refere-se à sua obra No meio da noite escura tem um pé de maravilhas , como “uma coletânea de contos muito antigos, criados e guardados na memória do povo, que vêm sendo contados de boca em boca desde que os portugueses chegaram ao Brasil e até antes, pois os índios também contavam e ainda contam belas histórias”. (2008, p. 118). Neste trabalho, Azevedo entrega aos leitores uma seleção de “causos” ameaçados pelo esquecimento, os quais o autor intenta preservá-los através da escrita, pois teme pelo seu desaparecimento. São dez contos que, a partir de uma linguagem simples e coloquial, estreitam relações com o leitor, ao mesmo tempo em que tentam buscar, na memória coletiva, fatos que os aproximam. Como escrev