ENCONTRO DE ESTUDO
EIXO 1 – LETRAMENTO LITERÁRIO
EIXO 1 – LETRAMENTO LITERÁRIO
No dia 20 de junho de 2017,
reuniu-se a equipe do Eixo 1, Letramento Literário, para mais um encontro de
estudos com bolsistas do PIBID. O estudo dirigido se deu na sala 4 do bloco C
da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio
Procópio, e contou com as presenças da coordenadora, Profa. Dra. Ana Paula
Franco N. Brandileone e, também, das professoras supervisoras, Ieda Maria Sorgi
P. Elias e Paula Roberta Ribeiro Dantas.
O encontro iniciou-se com a
discussão do texto “Sujeito em cena”, de Karl Erik Schollhammer (2011), cujo
objetivo era estabelecer uma ponte com a obra O filho eterno, de Cristovão Tezza (2007). Vale salientar que os parágrafos
iniciais do texto de Schollhammer traz uma resenha a respeito da obra de Tezza.
A seguir, o autor discute questões relacionadas ao caráter autoficcional do romance,
principalmente no que refere à sua trama, ou seja, o drama de um pai que tem
sua expectativa frustrada quando descobre que seu filho possui Síndrome de
Down. Delimitar ficção da realidade torna-se uma tarefa difícil, visto que o
autor da obra possui também um filho com esta síndrome.
Segundo o crítico, o livro
de Tezza não possui caráter pedagógico e/ou terapêutico, pois não se caracteriza
como uma produção que tem por intenção ensinar o leitor a lidar com o desafio
de criar uma criança excepcional. É, entretanto, importante salientar que o
romance transmite certa sabedoria, uma vez que, influenciado pela dimensão
ética de encenar o “eu” incluído no decorrer das mudanças sociais de uma
geração, é possível perceber o amadurecimento do pai em relação ao afeto
conferido ao filho. O que define o caráter puramente literário da obra de Tezza
é o jogo narrativo imposto pelo autor para discorrer sobre sua experiência, sendo
esse fenômeno denominado como autoficção. Reconhecido como um importante
mecanismo literário contemporâneo, as obras de autoficção se incluem em um
momento em que o indivíduo possui extrema necessidade de exibir de forma
performática o “eu”. Nesse sentido, cabe ao autor estruturar a sua obra para
que não caia nesta alienação presente em nossa sociedade regida pela demanda
midiática.
No que se concerne à
estruturação da obra do autor curitibano, é de suma relevância salientar que,
diferente de outras produções autoficcionais, a história narrada não fere a
credibilidade do narrador, já que aqui a ficção apresenta-se via literariedade,
ou seja, as escolhas linguísticas e formais é que orientam o autor para
discorrer sobre sua experiência de vida.
Para Schollhammer, o
material autobiográfico quando enxertado no universo ficcional promove o
contato com a realidade, servindo como mecanismo de entendimento do real, na
medida em que há “[...] na literatura e na própria crítica contemporânea, uma
acentuada tendência em valorizar a experiência pessoal e sensível como filtro
de compreensão do real” (SCHOLLHAMMER, 2011, p.106-107).
Outro aspecto abordado pelo
autor é a questão da literatura por encomenda e o processo de comercialização
do texto literário que é produzido utilizando-se, não raro, de uma fórmula que
visa atingir determinado público alvo. Desse modo, a literatura possui relação
estreita com o mercado e, por isso, a criação e sua comercialização está
fundada no lucro e na subsistência e sobrevivência de uma grande rede
comercial.
Sobre este assunto, debateu-se,
ainda que essa abertura para o mercado possui pontos negativos, já que grande
parte dos best-sellers são
deficientes esteticamente falando, vez que são produzidos para atender a uma
demanda comercial. Entretanto, possui pontos positivos, por outro lado. Exemplo
disso é a coleção “Amores expressos”, que viabilizou a produção de obras de
qualidade literária, cuja proposta se baseou na emissão de 17 autores a 17
países diferentes com o compromisso de escreverem livros baseados na
experiência de viver longe de sua pátria. Dentre as obras que possuem qualidade
do ponto de vista literário estão O Filho
da Mãe (2009), de Bernardo
Carvalho, e Estava em Lisboa e lembrei de
você (2009), de Luiz Ruffato.
No segundo momento do
encontro deu-se continuidade à elaboração da sequência expandida, iniciada no
encontro anterior. Sendo assim, os bolsistas se dividiram nos subgrupos
estabelecidos no início do ano juntamente com suas respectivas professoras
supervisoras, visando aperfeiçoar e avaliar o trabalho anteriormente realizado.
Referências
Conheça
os livros que resultaram do projeto amores expressos.
Disponível
em:
Acesso
em: 22 jun. 2017, às 10:08.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. 2ª ed. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
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