ENCONTRO
DE ESTUDO
EIXO 1 –
LETRAMENTO LITERÁRIO
No dia 13 de Junho 2017, a equipe do eixo 1, Letramento
Literário, reuniu-se na UENP –
Universidade Estadual do Norte do Paraná -, sala C4, para realizar mais um encontro de estudo com os alunos
bolsistas do PIBID, juntamente com a professora supervisora, Paula Roberta R. Dantas. O encontro teve objetivo
iniciar a elaboração da sequência expandida com a obra O Filho Eterno, de
Cristóvão Tezza, a partir dos pressupostos
metodológicos de Rildo Cosson (2009) .
De acordo com Rildo Cosson (2009), a sequência expandida de
leitura é composta por sete etapas: motivação, introdução, leitura, primeira
interpretação, contextualizações (temática, de estilo, teórica, critica,
histórica, presentificadora e poética), segunda interpretação e expansão; cada
uma delas foi apresentada pela professora e coordenadora do subprojeto Dra. Ana
Paula Franco N. Brandileone, no encontro de estudos da semana anterior.
Em seguida, o grupo foi
subdividido em dois para iniciarmos a elaboração das sequências expandidas, que
serão implementadas nas escolas estaduais Zumira Marchesi e Major João Carlos
de Faria no próximo semestre. Assim, cada subgrupo reuniu-se para a organização
do esboço das respectivas sequências, ou seja, para a seleção das atividades,
textos e estratégias que serão empregadas ao longo das intervenções.
As sugestões serão avaliadas
por todos os envolvidos nos próximos encontros, a fim de decidir a melhor
proposta, pensando sempre numa mediação que
estimule a descoberta legitimamente literária da obra literária pelos alunos,
com o propósito de promover o letramento literário e mostrar ao “[...] aluno um
caminho de leitura que poderá ser transposto para tantos outros textos [...]. Mais
importante que a simples oposição entre quantidade e qualidade é a competência
de leitura que o aluno desenvolve” (COSSON, 2009, p.103). Segundo Cosson, é
partir da aprendizagem literária que se “[...] enfatiza a experiência da
interpretação como construção do sentido do mundo” (2009, p.76).
Referências
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