ENCONTRO DE ESTUDO
EIXO 1 – LETRAMENTO LITERÁRIO
EIXO 1 – LETRAMENTO LITERÁRIO
No
dia 27 de junho de 2017, reuniu-se a equipe do Eixo 1, Letramento Literário,
para mais um encontro de estudos com bolsistas do PIBID. O estudo dirigido se
deu na sala 4 do bloco C da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, e contou
com as presenças das professoras supervisoras, Ieda Maria Sorgi P. Elias e
Paula Roberta Ribeiro Dantas.
O
encontro iniciou-se com a subdivisão dos grupos para dar continuidade à
elaboração da sequência expandida proposta por Cosson, que se divide em 7
etapas: Introdução, Leitura, Primeira Interpretação, Contextualização (Temática,
Estilística, Teórica, Crítica, Histórica, Presentificadora e Poética), Segunda
interpretação e Expansão.
A
elaboração do material didático tem como base a obra de Cosson, que defende a
sistematização da leitura literária: “A leitura escolar precisa de
acompanhamento porque tem uma direção, um objetivo a cumprir, e esse objetivo
não deve ser perdido de vista” (2009, p.62).
O
grupo da supervisora Paula, cuja intervenção será realizada no Colégio Estadual
Major João Carlos de Farias, que trabalhará com o 9º ano, elaborou a sequência
da seguinte forma: na motivação trabalharemos um vídeo relacionado à Síndrome
de Down, no qual são abordadas as dificuldades pessoais não só dos portadores,
mas também de pessoas que não têm a Síndrome, a fim de fazer com que os alunos
adentrem na temática do livro. Na introdução, faremos a apresentação da obra e
do autor.
No
1º intervalo foi estabelecido que trabalharemos com o conceito de inclusão,
segundo as Diretrizes Curriculares do
Paraná (2008). No 2º intervalo será tratado o conceito de narrador
onisciente múltiplo dentro da obra. No 3º intervalo será trabalhado o conceito
sintetizado de autoficção e de autobiografia, focando no gênero textual
memórias. Para tanto, retiraremos exemplos da obra O filho eterno, de Cristovão Tezza, e também exemplos de uma
autobiografia não literária. Em seguida foi proposto que os alunos façam a
leitura de uma crônica de Walcyr Carrasco, que também trabalha com o conceito
de autobiografia com características memorialísticas. Por fim, foi proposto que
eles realizem a elaboração de uma autobiografia. Já na Primeira Interpretação,
proporemos a realização de uma resenha crítica para analisarmos a compreensão
geral que os alunos tiveram da obra.
Considerando que a sequência expandida, que terá como objeto
de estudo o romance de Cristovão Tezza, O
filho eterno, os grupos decidiram finalizá-la extraclasse, pois no próximo
encontro, dia 04 de julho, o material didático será discutido coletivamente, a
fim de selecionar as melhores atividades.
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