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ENCONTRO DE ESTUDO
EIXO 1 – LETRAMENTO LITERÁRIO

No dia 27 de junho de 2017, reuniu-se a equipe do Eixo 1, Letramento Literário, para mais um encontro de estudos com bolsistas do PIBID. O estudo dirigido se deu na sala 4 do bloco C da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, e contou com as presenças das professoras supervisoras, Ieda Maria Sorgi P. Elias e Paula Roberta Ribeiro Dantas.
O encontro iniciou-se com a subdivisão dos grupos para dar continuidade à elaboração da sequência expandida proposta por Cosson, que se divide em 7 etapas: Introdução, Leitura, Primeira Interpretação, Contextualização (Temática, Estilística, Teórica, Crítica, Histórica, Presentificadora e Poética), Segunda interpretação e Expansão.
A elaboração do material didático tem como base a obra de Cosson, que defende a sistematização da leitura literária: “A leitura escolar precisa de acompanhamento porque tem uma direção, um objetivo a cumprir, e esse objetivo não deve ser perdido de vista” (2009, p.62).
O grupo da supervisora Paula, cuja intervenção será realizada no Colégio Estadual Major João Carlos de Farias, que trabalhará com o 9º ano, elaborou a sequência da seguinte forma: na motivação trabalharemos um vídeo relacionado à Síndrome de Down, no qual são abordadas as dificuldades pessoais não só dos portadores, mas também de pessoas que não têm a Síndrome, a fim de fazer com que os alunos adentrem na temática do livro. Na introdução, faremos a apresentação da obra e do autor.
No 1º intervalo foi estabelecido que trabalharemos com o conceito de inclusão, segundo as Diretrizes Curriculares do Paraná (2008). No 2º intervalo será tratado o conceito de narrador onisciente múltiplo dentro da obra. No 3º intervalo será trabalhado o conceito sintetizado de autoficção e de autobiografia, focando no gênero textual memórias. Para tanto, retiraremos exemplos da obra O filho eterno, de Cristovão Tezza, e também exemplos de uma autobiografia não literária. Em seguida foi proposto que os alunos façam a leitura de uma crônica de Walcyr Carrasco, que também trabalha com o conceito de autobiografia com características memorialísticas. Por fim, foi proposto que eles realizem a elaboração de uma autobiografia. Já na Primeira Interpretação, proporemos a realização de uma resenha crítica para analisarmos a compreensão geral que os alunos tiveram da obra.

 Considerando que a sequência expandida, que terá como objeto de estudo o romance de Cristovão Tezza, O filho eterno, os grupos decidiram finalizá-la extraclasse, pois no próximo encontro, dia 04 de julho, o material didático será discutido coletivamente, a fim de selecionar as melhores atividades.


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