Pular para o conteúdo principal
ENCONTRO DE ESTUDO
EIXO 1 – LETRAMENTO LITERÁRIO

No dia 27 de junho de 2017, reuniu-se a equipe do Eixo 1, Letramento Literário, para mais um encontro de estudos com bolsistas do PIBID. O estudo dirigido se deu na sala 4 do bloco C da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, e contou com a presença das professoras supervisoras, Ieda Maria Sorgi P. Elias e Paula Roberta Ribeiro Dantas.      
Neste encontro o grupo supervisionado pela Profª Ieda Maria deu continuidade à elaboração da sequência didática a partir dos pressupostos teórico- metodológicos do livro Letramento Literário, de Rildo Cosson. Após definir as atividades que serão aplicadas nos dois primeiros momentos da sequência; motivação e introdução da obra, foram selecionados para os intervalos de leitura, referente à etapa Leitura, os poemas “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, e “Pedras no caminho”, de Fernando Pessoa, que estabelecem uma relação de intertextualidade/interdiscursividade com a obra selecionada O filho eterno, de Cristovão Tezza (2007), que narra o processo de aceitação e maturação de um pai em relação a seu primeiro filho que possui trissomia do cromossomo 21. Além destes textos, será introduzida, em um dos intervalos, a graphic novel Não era você que eu esperava, de Fabien Tolmé (2017), que apresenta uma situação muito semelhante com o romance de Tezza; objetiva-se discutir os aspectos diferenciais deste gênero em relação às tirinhas e os HQs. Foi acordado, também, que em um dos intervalos, os bolsistas trabalharão com a música “Pais e filhos”, da banda Legião Urbana, a partir do qual os alunos produzirão uma paródia tematizando a síndrome de Down.
Dentre os sete tipos de contextualização foram escolhidas três para a implementação em sala de aula, sendo elas: Histórica, que tem como objetivo de discutir o desenvolvimento dos conhecimentos sobre a Síndrome de Down desde a sua descoberta até hoje; Presentificadora, na qual se espera que o grupo responsável apresente dados estatísticos que relacionem a trissomia do cromossomo 21 com aspectos ligados à expectativa de vida, natalidade/mortalidade, bem como as possíveis causas e, por fim, a Contextualização Crítica, que visa resgatar a recepção crítica da obra O filho eterno, de Cristovão Tezza (2007), a partir de artigos acadêmicos e resenhas que abordem o romance e os prêmios conquistados pelo autor desde o lançamento da obra.
Como Expansão, ficou decidido o livro Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, de Gonçalo M. Tavares (2015), escritor da literatura contemporânea portuguesa e vencedor dos prêmios Portugal Telecom, em 2011, Ler Millennium BCP, em 2004, e o José Saramago, em 2005. A relação entre a obra O filho eterno, de Tezza e o romance de Tavares é estabelecida pelo tema Síndrome de Down, porém é figurada de maneira diversa. Enquanto no livro O filho eterno a síndrome de Down do filho do protagonista é o estopim para o processo de maturação do pai, baseado em material autobiográfico, a obra Uma menina está perdida no seu século à procura do pai narra a história de Hannah, uma jovem de quatorze anos com Síndrome de Down perdida num cenário europeu pós Segunda Guerra que encontra o enigmático Marius, um homem em fuga, para lhe ajudar no trajeto em busca de seu pai. Em entrevista concedida para o Jornal Rascunho, Tavares afirma que o romance “É talvez, uma história que relata um pouco isso, de que maneira a fragilidade consegue mexer no mundo funcional da época” (TAVARES, 2016, s.p.). A maneira diferente com que a Síndrome é tratada nos romances é que torna a sugestão da leitura de Uma menina está perdida no seu século à procura do pai produtivo para a Expansão, pois é oportunizada uma experiência completamente nova com a leitura literária.
Os bolsistas conseguiram contato com Flávio F. Soares, cartunista que possui blog “A vida com o Logan”, no qual são publicadas tirinhas sobre sua relação com seu filho que possui síndrome de Down. Tenciona-se que o autor conceda entrevista por vídeoconferência para os alunos dos colégios Zulmira Marchesi da Silva e Major João Carlos de Faria, onde ocorrerão as intervenções.
Por fim, ficou estabelecido que o grupo realizaria alguns ajustes na sequência expandida durante o final de semana com a finalidade de aprimorar algumas atividades que ficaram incompletas, considerando que o próximo encontro do grupo será pautado exclusivamente na apresentação das sequências elaboradas pelos dois grupos do Eixo 1. Ademais, pautou-se, também, a necessidade de incluir a explicação do conceito de “autoficção” em algum dos intervalos de leitura, vez que é um importante conceito que não pode ser ignorado, visto o papel extremamente relevante que este aspecto literário contemporâneo exerce na compreensão da obra proposta.


Referência
SILVA, Jonatan,Diante do enigma. Jornal Rascunho, Curitiba, fev. 2016, 190.ed. Disponível em: <http://rascunho.com.br/24131-2/>. Acesso em: 01 jun. 2017.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta

Resenha     SANTOS, Joel Rufino dos.   O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta . São Paulo: Editora Moderna, 2007 .   Por: Márcia Picoli     O livro O Barbeiro e o Judeu da prestação contra o Sargento da motocicleta, do historiador e escritor Joel Rufino dos Santos, é uma novela dividida em 15 capítulos curtos, ambientada num morro da cidade do Rio de Janeiro. Uma trama que envolve um babeiro, um sargento de polícia, um judeu negociante, uma mulher disputada por dois homens e um embrulho de jornal. Novela que envolve a pós Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) e a Era Vargas (1937 – 1945). Foi uma época na qual pessoas, esperançosas na paz mundial, acreditavam que poderiam, a partir daquele momento crucial, viver sem sofrimento. Contudo, o nazismo fora derrotado, a ditadura no Brasil chegara ao fim, e mesmo com todas as mudanças sociais e políticas ocorridas no mundo pós-guerra, as pessoas continuaram a sofrer pelas mesmas razõe

Resenha do livro VENDEM-SE UNICÓRNIOS

INDIGO. Vendem-se unicórnios. Ilustrado por Leo Gibran. São Paulo: Ática, 2009. Por: Letícia Thayná Barboza A obra Vendem-se Unicórnios foi escrita em 2008 e tem como autora Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira, que usa o pseudônimo Índigo. Ela nasceu em 1971, em Campinas e, em 1998, começou a publicar seus contos na internet. Além dessa obra, a autora também escreveu várias outras, tais como: Saga animal , Férias Merecidas e Casal Verde . O livro aborda um tema polêmico, o consumismo. É uma obra muito interessante e de fácil entendimento, pois ao longo da história vai apresentando flashbacks que vão esclarecendo as situações ao leitor. A obra relata a história da jovem Jaqueline que, para deixar de ser invisível aos olhos dos seus colegas de escola, se deixa levar por uma nova amiga, Priscila França, que lhe apresenta uma maneira irresponsável de usar o cartão de crédito. Jaqueline se deixa levar pelo deslumbramento das compras e pela atenção que está recebend

Resenha da obra No meio da noite escura tem um pé de maravilha: contos folclóricos de amor e aventura

Resenha   AZEVEDO, Ricardo. No meio da noite escura tem um pé de maravilha: contos folclóricos de amor e aventura. 10. Reimpressão. São Paulo: Ática, 2008.     Por: Delba Tenorio Lima Patriota Villela   O escritor e desenhista paulistano Ricardo Azevedo refere-se à sua obra No meio da noite escura tem um pé de maravilhas , como “uma coletânea de contos muito antigos, criados e guardados na memória do povo, que vêm sendo contados de boca em boca desde que os portugueses chegaram ao Brasil e até antes, pois os índios também contavam e ainda contam belas histórias”. (2008, p. 118). Neste trabalho, Azevedo entrega aos leitores uma seleção de “causos” ameaçados pelo esquecimento, os quais o autor intenta preservá-los através da escrita, pois teme pelo seu desaparecimento. São dez contos que, a partir de uma linguagem simples e coloquial, estreitam relações com o leitor, ao mesmo tempo em que tentam buscar, na memória coletiva, fatos que os aproximam. Como escrev