ENCONTRO
DE ESTUDO
EIXO
1 – LETRAMENTO LITERÁRIO
No dia 27 de junho de 2017, reuniu-se a
equipe do Eixo 1, Letramento Literário, para mais um encontro de estudos com
bolsistas do PIBID. O estudo dirigido se deu na sala 4 do bloco C da UENP –
Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus
de Cornélio Procópio, e contou com a presença das professoras supervisoras,
Ieda Maria Sorgi P. Elias e Paula Roberta Ribeiro Dantas.
Neste encontro o grupo supervisionado pela
Profª Ieda Maria deu continuidade à elaboração da sequência didática a partir
dos pressupostos teórico- metodológicos do livro Letramento Literário, de Rildo Cosson. Após definir as atividades
que serão aplicadas nos dois primeiros momentos da sequência; motivação e
introdução da obra, foram selecionados para os intervalos de leitura, referente
à etapa Leitura, os poemas “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, e “Pedras no caminho”, de Fernando Pessoa, que estabelecem uma
relação de intertextualidade/interdiscursividade com a obra selecionada O filho eterno, de Cristovão Tezza
(2007), que narra o processo de aceitação e maturação de um pai em relação a
seu primeiro filho que possui trissomia do cromossomo 21. Além destes textos,
será introduzida, em um dos intervalos, a graphic
novel Não era você que eu esperava, de Fabien Tolmé (2017), que apresenta
uma situação muito semelhante com o romance de Tezza; objetiva-se discutir os
aspectos diferenciais deste gênero em relação às tirinhas e os HQs. Foi
acordado, também, que em um dos intervalos, os bolsistas trabalharão com a
música “Pais e filhos”, da banda
Legião Urbana, a partir do qual os alunos produzirão uma paródia tematizando a
síndrome de Down.
Dentre os sete tipos de contextualização
foram escolhidas três para a implementação em sala de aula, sendo elas:
Histórica, que tem como objetivo de discutir o desenvolvimento dos
conhecimentos sobre a Síndrome de Down desde a sua descoberta até hoje;
Presentificadora, na qual se espera que o grupo responsável apresente dados
estatísticos que relacionem a trissomia do cromossomo 21 com aspectos ligados à
expectativa de vida, natalidade/mortalidade, bem como as possíveis causas e,
por fim, a Contextualização Crítica, que visa resgatar a recepção crítica da
obra O filho eterno, de Cristovão
Tezza (2007), a partir de artigos acadêmicos e resenhas que abordem o romance e
os prêmios conquistados pelo autor desde o lançamento da obra.
Como Expansão, ficou decidido o livro Uma menina está perdida no seu século à
procura do pai, de Gonçalo M. Tavares (2015), escritor da literatura
contemporânea portuguesa e vencedor dos prêmios Portugal Telecom, em 2011, Ler
Millennium BCP, em 2004, e o José Saramago, em 2005. A relação entre a obra O filho eterno, de Tezza e o romance de
Tavares é estabelecida pelo tema Síndrome de Down, porém é figurada de maneira
diversa. Enquanto no livro O filho eterno
a síndrome de Down do filho do protagonista é o estopim para o processo de
maturação do pai, baseado em material autobiográfico, a obra Uma menina está perdida no seu século à
procura do pai narra a história de Hannah, uma jovem de quatorze anos com
Síndrome de Down perdida num cenário europeu pós Segunda Guerra que encontra o
enigmático Marius, um homem em fuga, para lhe ajudar no trajeto em busca de seu
pai. Em entrevista concedida para o Jornal
Rascunho, Tavares afirma que o romance “É talvez, uma história que relata
um pouco isso, de que maneira a fragilidade consegue mexer no mundo funcional
da época” (TAVARES, 2016, s.p.). A maneira diferente com que a Síndrome é tratada
nos romances é que torna a sugestão da leitura de Uma menina está perdida no seu século à procura do pai produtivo
para a Expansão, pois é oportunizada uma experiência completamente nova com a
leitura literária.
Os bolsistas conseguiram contato com Flávio
F. Soares, cartunista que possui blog “A vida com o Logan”, no qual são publicadas
tirinhas sobre sua relação com seu filho que possui síndrome de Down.
Tenciona-se que o autor conceda entrevista por vídeoconferência para os alunos
dos colégios Zulmira Marchesi da Silva e Major João Carlos de Faria, onde
ocorrerão as intervenções.
Por fim, ficou estabelecido que o grupo
realizaria alguns ajustes na sequência expandida durante o final de semana com
a finalidade de aprimorar algumas atividades que ficaram incompletas,
considerando que o próximo encontro do grupo será pautado exclusivamente na
apresentação das sequências elaboradas pelos dois grupos do Eixo 1. Ademais,
pautou-se, também, a necessidade de incluir a explicação do conceito de
“autoficção” em algum dos intervalos de leitura, vez que é um importante
conceito que não pode ser ignorado, visto o papel extremamente relevante que
este aspecto literário contemporâneo exerce na compreensão da obra proposta.
Referência
SILVA,
Jonatan,Diante do enigma. Jornal
Rascunho, Curitiba, fev. 2016, 190.ed. Disponível em: <http://rascunho.com.br/24131-2/>. Acesso em: 01 jun. 2017.
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