APRESENTAÇÕES
DO PIBID - EIXO LETRAMENTO LITERÁRIO V
CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Entre os dias 02 a 04 de
agosto de 2017, foi realizado na UNESP, campus
de Presidente Prudente, o V Congresso Internacional de Literatura Infantil e
Juvenil (CELLIJ).
Os integrantes do grupo
PIBID, Eixo 1, voltado para o Letramento Literário, realizaram três
apresentações orais. Em DIÁRIO DE
LEITURA: O ALUNO COMO PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DO TEXTO
LITERÁRIO, comunicação realizada pela professora supervisora, Profa. Me.
Ieda M. Sorgi Pinhaz Elias, e pela coordenadora do Eixo 1, Profa. Dra. Ana
Paula F. Nobile Brandileone, objetivou-se apresentar uma breve análise dos
resultados obtidos com o uso do diário de leitura em experiência de leitura
literária com a obra Desmundo (2009), de Ana Miranda, para
turma do primeiro ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Zulmira Marchesi da
Silva, no município de Cornélio Procópio, no ano de 2016.
Na comunicação intitulada LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA EXPANDIDA DE LEITURA DA OBRA O FILHO ETERNO, DE CRISTOVÃO TEZZA, os bolsistas Lucas Breda Magalhães, Maria
Eduarda Oliveira de Jesus, Solange Lúcia da Silva Massari e Ana Paula F. Nobile
Brandileone apresentaram uma proposta de sequência didática expandida a partir
da obra O Filho Eterno, de Cristovão
Tezza, segundo os pressupostos metodológicos de Rildo Cosson (2007), a ser
implementada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino
Médio, em duas escolas públicas do município de Cornélio Procópio, Escolas
Estaduais Major João Carlos de Faria e Zulmira Marchesi da Silva,
respectivamente.
Já a comunicação
intitulada O
FILHO ETERNO, DE CRISTOVÃO TEZZA, E
SUAS PERSPECTIVAS DE ABORDAGEM EM SALA DE AULA, teve por objetivo analisar os
recursos expressionais empregados pelo autor na elaboração da narrativa, a fim
de demonstrar as potencialidades desta obra para o exercício literário em sala
de aula. Esta comunicação foi apresentada por Caroline Helena dos Santos,
Nathalia de Souza Toncovitch e Ana Paula F. Nobile Brandileone.
Com estas apresentações foi possível não apenas divulgar
as atividades do projeto, mas também a sua importância para os docentes em
formação e para os docentes enquanto formação continuada.
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